5ª temporada de Station 19 traz as falhas nas leis americanas

Falhas no sistema de adoção, imigração, autodefesa e saúde são temas que a série está debatendo nessa quinta temporada.

Station 19 5 temporada

Station 19 vinha apresentando uma temporada mediana, com algumas histórias que estavam demorando a evoluir ou, até mesmo, para concluir. Porém, os últimos episódios dessa temporada surpreenderam e apresentaram reviravoltas completamente inesperadas para o time. 

Continua após publicidade

Os episódios 5×14 e 5×15, intitulados “Alone in The Dark” e “When the Party’s over”, acompanhamos Andy encerrando seus últimos dias como capitã na Estação 23 até o seu fechamento por completo. Andy estava pronta para recomeçar na Station 19, se não fosse o ataque que ela sofreu. Porém, Andy acaba matando o criminoso e agora está sendo julgada pelo seu assassinato. 

Já os episódios 5×16 e 5×17, intitulados “Death and the Maiden” e “The Road You Didn’t Take”, mostraram os altos e baixos do casal Bishop e DeLuca, após elas convidarem Gibson para ser o doador do esperma para o filho que elas estão planejando. Com isso, Jack descobre um irmão bem-sucedido e a história da sua família que o deixa devastado. 

Continua após publicidade

O episódio 5×18 encerrou a temporada e muitos plots que estavam abertos. O capítulo intitulado “Crawl Out Through the Fallout” trouxe a resposta que Carina tanto esperava – finalmente a italiana recebeu o seu Green Card. Além disso, Ben e Miranda oficializaram a adoção de Pru, com direito a um discurso bem emocionante do marido da Dra. Bailey.

Andy é presa e está sendo julgada por assassinato em Station 19

Station 19 Season 5  Andy e Jeremy
Imagem: Divulgação

A Estação 23 foi fechada oficialmente e todos descobrem que antes da chefe Ross tomar a decisão, Andy havia pedido para retornar para a Estação 19. Logo, todos culpam Herrera pelo fechamento da estação e a deixam sozinha no bar com Jeremy, um ex-bombeiro que ela tinha acabado de conhecer.

Confesso que eu tinha simpatizado com o personagem. Porém, ele tenta estuprar Herrera, que luta contra o criminoso e consegue escapar. Além disso, Jeremy morre antes de chegar ao hospital e a vida de Andy vira de ponta-cabeça. 

Continua após publicidade

Foi muito revoltante assistir Andy sendo levada presa. Ela estava se defendendo de um estupro. O que ela deveria fazer, deixar ele estuprá-la? Um absurdo! Station 19 traz as falhas nas leis americanas. Por exemplo, a maneira como os policiais interrogaram Andy, como se ela realmente fosse a criminosa e não a vítima.

Além disso, a maneira que a chefe Ross se colocou ao seguir as leis do corpo de bombeiro sobre manter criminosos em sua folha de pagamento, ao invés de apoiar Andy, uma mulher, latina, que foi atacada e que só não foi estuprada porque ela conseguiu lutar contra o criminoso.  

Antes de tudo, Travis e Emmett colocaram um ponto final na relação deles, que, para ser sincero, eu tinha a impressão que essa relação já havia acabado há muito tempo. Ainda assim, Travis fica revoltado com a possibilidade de Dixon se tornar o prefeito de Seattle e cogita a possibilidade de se candidatar. Tudo para que o seu ex-sogro e ex-chefe da corporação, que foi demitido por corrupção, não seja eleito. 

Continua após publicidade

Aprendemos mais do passado de Jack e Andy

Achei coerente a revolta de Montgomery em Station 19 e de como ele vem questionando tudo de errado nas leis americanas que protegem os héteros, ricos e brancos. Por exemplo, durante um atendimento na clínica, um paciente perdeu o dedo porque não tratou da sua diabete antes com medo de ir ao hospital e se endividar por completo (não existe saúde gratuita nos EUA).

Além disso, Jack revelou a falha no sistema de adoção. Por exemplo, quando ele fugia das famílias que o abusavam, o sistema não punia os abusadores, e sim as crianças. Isso porque o sistema autoriza as famílias adotarem outras crianças e os abusos continuavam. 

Foi de partir o coração o encontro de Jack com seu irmão. Gibson cresceu com a certeza de que seus pais eram muito jovens e que decidiram colocar seu filho para adoção para que ele tivesse uma vida melhor.

No entanto, o bombeiro ficou devastado ao descobrir que seus pais se casaram e tiveram quatro filhos. Ainda mais que todos cresceram juntos, foram amados pelos seus pais e que eles nunca mencionaram a existência de Jack. Ainda bem que Andy acompanhou o amigo nessa visita. Herrera foi essencial e deu um grande suporte para Gibson nesse momento. 

Eu queria poder abraçar Jack quando ele desaba em lágrimas no chão. Não consigo imaginar a dor que ele sentiu. Ainda mais por tudo o que ele sofreu na infância. 

Station 19 trouxe a mãe de Andy de volta a Seattle 

Station 19 ainda trouxe de volta a mãe de Andy e aprendemos sobre o passado de Helena com sua filha. Os flashbacks do passado de Andy e sua mãe foram importante para entender um pouco mais sobre as decisões de Helena e que foi sua mãe quem incentivou Andy a aprender defesas pessoais. Além disso, Helena se torna um alicerce importante nesse momento difícil que Andy está passando. 

Station 19 Season 5 Andy and Helena
Imagem: Divulgação

Jack e Andy se reaproximaram nessa reta final e ele ajuda Herrera a encontrar uma outra vítima de Jeremy, para poder ajudar no julgamento de Andy. Da mesma maneira que Andy apoiou Jack no encontro com seu irmão, Gibson fez o mesmo pela amiga. E foi ótimo que, ao encontrar a outra vítima, Andy conseguiu ficar livre da acusação de assassinato e ela está de volta na Estação 19. 

No entanto, ela não sabia que a vaga que ela estaria preenchendo era na verdade a de Jack que pediu demissão. Andy ainda corre na esperança de impedir, mas só dá tempo de ver de longe Gibson indo embora sem se despedir. Agora, era realmente necessário? Não faço ideia da dor de rejeição que Jack sentiu pela sua família e o que ele passou enquanto ainda era criança. Ainda assim, o time da Station 19 é a sua família desde então, ele deveria se apoiar neles. 

Maya ameaça Ross e exige voltar a ser capitã 

A série ainda falou sobre imigração, um dos temas polêmicos e bem atuais nos Estados Unidos. Os bombeiros resgataram um grupo de imigrantes que estavam trabalhando em regime de escravidão. E o empresário estava disposto a deixar os imigrantes morrerem no incêndio para não ter que enfrentar as consequências legais de seu crime.

Além disso, acompanhamos a entrevista para o Green Card de Carina. E a série mostrou exatamente como acontece com um imigrante que precisa passar por uma entrevista com um oficial de justiça e provar que o casamento é verdadeiro. Carina foi aprovada e, finamente, recebeu o seu Green Card para poder viver legalmente no país.  

Por último, ainda tivemos Maya jogando a chefe Ross contra a parede. Depois de celebrar que sua esposa foi aprovada na entrevista da imigração, Bishop ameaça Ross pedindo sua vaga de capitã novamente, caso contrário, ela vai denunciar o relacionamento entre Robert e Ross. Igualmente, essa atitude era necessária? Tudo bem que Maya nunca aceitou ter sido rebaixada, mas ela estava indo tão bem realizando o sonho de sua esposa e agora vai se tornar mãe. Vamos precisar esperar a sexta temporada para acompanhar esse desfecho. 

E o que você achou dessa quinta temporada de Station 19?

Nota: 5/5.