4×02 de Killing Eve questionou se as personagens podem mudar
Crítica com spoilers do segundo episódio da quarta e última temporada de Killing Eve, que trouxe Villanelle em um retiro espiritual.
Killing Eve continua sua última temporada mantendo um ótimo ritmo mesmo mantendo vários plots separados. Apesar disso, a série focou bastante em como alguém pode querer mudar e não ser o suficiente.
Nova Eve
Continuando o que havia comentado no último texto. Eve continua nos mostrando como mudou completamente. Usando perucas e disfarces, enquanto procura Helene e até colocando um rastreador na bolsa dela.
Leia também: 4×01 de Killing Eve deu um ótimo retorno para a série
Eve ficou o episódio inteiro nos mostrando como não vai parar por nada para eliminar os Doze. Estando até disposta a morrer, o que é algo completamente diferente da personagem se comparado com as primeiras temporadas.
No fim, Eve acaba tendo o seu encontro como Helene. O que acaba sendo bem interessante pois ela descobre que Helene também não tem informações sobre os Doze e por isso está torturando e matando os membros para chegar no próximo.
Toda a cena das duas na cozinha foi bem interessante. Ainda mais porque conseguíamos ver como Eve realmente mudou em alguns aspectos. Porém, algumas partes da antiga Eve ainda estavam ali. O que amarra com o tema do episódio de “você não pode mudar completamente quem você é”.
Antiga Villanelle
Acompanhamos Villanelle em um acampamento cristão durante o episódio de Killing Eve. Villanele está em busca do perdão de May, pois ela acredita que se conseguir isso, vai provar que é uma boa pessoa. O que sabemos que não é verdade. Porém, a personagem não consegue entender esse conceito básico. Isso fica bem claro pois Villanelle não consegue entender como bondade funciona e acredita que pode se forçar a ser uma pessoa.
Contudo, ela é separada da família, sua versão Jesus diz que ela precisa conquistar a confiança de May novamente para voltar às graças do pai. Por fim, em um momento de sinceridade, May acaba contando como o pai é injusto por julgar Villanelle por suas ações quando acabou matando sua esposa em um acidente de carro.
Velhos hábitos em Killing Eve
Na primeira oportunidade, Villanelle usa essa informação para tentar humilhar Phil. Mostrando como não mudou de verdade e que está usando os mesmo hábitos da sua vida de assassino. Como resultado, acaba piorando a situação, então, todo o grupo se vira contra Villanelle e ela não consegue nem entender por que eles estão bravos.
Finalizando, em um ataque de raiva e sem saber o que fazer, já que todas suas tentativas deram errado, Villanele acaba matando May e Phil.
Achei que esse plot da Villanelle iria durar uns três episódios, porém faz sentido já ter acabado, considerando ser a temporada final com apenas três episódios. Tudo foi bem trabalhado, mas nós já sabemos como Villanelle não tem conserto de certa forma e como ela já está muito perdida nesse universo de assassinato para ser uma pessoa normal.
Enfim, Killing Eve fez um ótimo episódio nos mostrando a jornada de cada personagem. O que você achou do segundo episódio?
Nota: 4/5