4×03 e 4×04 de RuPaul’s Drag Race UK mantêm protagonismos e surpreendem

Após o início da 4ª temporada, foi possível identificar fortes candidatas ao título de Next Drag Superstar, mas reviravoltas sempre acontecem

RuPaul’s Drag Race

Depois de dois primeiros episódios fortes e bem avaliados pelos fãs, a quarta temporada de RuPaul’s Drag Race UK segue bastante fierce. Com desafios de design e de improviso, os capítulos fizeram com que algumas das queens se fortalecessem, enquanto outras estrelas acabaram ofuscadas um pouco antes do que se imaginava.

Episódio 3: Naff-ta Awards

O terceiro episódio começou com a premiação Naff-ta Awards, que incluiu cinco categorias e teve as seguintes vencedoras: “Beast in Show” – Black Peppa; “Best Background Actress in a Non-speaking Role” – Copper Topp; “Best Scene Stealing Attention Grabbing Camera Hog” – Danny Beard; “Best Actress Resting on Pretty” – Baby; e “Best Hot Mess” – Sminty Drop.

Leia também: RuPaul’s Drag Race UK: 4ª temporada tem a melhor estreia da franquia

Como as próprias queens foram as votantes, a eleição revelou opiniões e incomodou algumas das drags. Peppa, por exemplo, foi elogiada pelas concorrentes, ao ser considerada uma fera no show. Já Copper Topp se sentiu, mais uma vez, subestimada pelas colegas de elenco. Sminty Drop, com a última premiação, seguiu em evidência por sua personalidade caótica, mas carismática e atraente.

PUBLICIDADE

Na sequência, foi realizado um sorteio para formar as duplas do maxi challenge, que propunha a criação de dois looks harmoniosos, elaborados a partir dos materiais de uma caixa especial.

Como vencedora da categoria “Best Hot Mess”, Sminty fez a escolha das cores para as amigas. As drags ficaram assim divididas: Baby e Dakota Schiffer (preto); Le Fil e Sminty Drop (azul); Black Peppa e Jonbers Blonde (verde); Cheddar Gorgeous e Copper Topp (dourado) e Danny Beard e Pixie Polite (roxo).

Duplas se dão bem em RuPaul’s Drag Race UK, mas acabam se atrapalhando com as execuções

A maioria das duplas de RuPaul’s Drag Race UK, apesar de terem sido formadas na sorte, se deram muito bem na preparação para o desafio. Com isso, durante a preparação dos looks, tivemos oportunidade de conhecer um pouco mais das queens, que falaram sobre seus relacionamentos amorosos e algumas complicações trazidas pela fluidez de gênero relacionada à arte drag e em suas identidades, como no caso de Le Fil.

Pixie Polite ainda falou com Danny Beard sobre o fim de seu namoro de cinco anos com Tia Kofi, umas das participantes mais queridas da segunda temporada de RPDR UK.

Apesar do clima amistoso no workroom, algumas duplas tiveram problemas com a execução dos trajes que idealizaram.

Enquanto Cheddar Gorgeous e Copper Topp tiveram questões na composição da harmonia entre seus looks, Black Peppa e Jonbers Blonde escolheram materiais difíceis de trabalhar e designs ambiciosos. Isso acabou fazendo com que as quatro concorrentes ficassem entre as piores do episódio.

Dakota Schiffer sai na frente e se torna a primeira queen com duas vitórias

O desfile trouxe destaques positivos e negativos bem definidos. Enquanto as duplas com problemas acabaram sendo bastante criticadas, Le Fil e Sminty Drop foram muito elogiadas por suas criações.

As grandes surpresas da runway, no entanto, foram Baby e Dakota Schiffer. Com composições valorizadas, especialmente pela jurada convidada Leomie Anderson, modelo e designer britânica, a dupla acabou levando a melhor.

Com a conquista, Dakota Schiffer se tornou a primeira competidora com duas vitórias na season de RuPaul’s Drag Race UK. Um salto muito positivo para quem quase foi a primeira eliminada.

As vencedoras do episódio, Dakota e Baby.
Imagem: Divulgação.

Cheddar Gorgeous não recebeu tantas críticas por sua produção e foi salva. Integrante da outra dupla com dificuldades, Jonbers Blonde também acabou escapando, em virtude das avaliações mais duras recebidas por Copper Topp e Black Peppa — que quase não conseguiu terminar seu desfile com a roupa inteira.

O episódio talvez tenha tido o melhor lipsync até aqui. Ao som de “This Is Real“, de Jax Jones feat. Ella Henderson, Peppa entregou uma ótima performance, fazendo valer seu troféu de “Beast in Show”, e terminou vitoriosa.

Copper Topp, por fim, mostrou que a opinião das amigas sobre estar ofuscada não era de todo errada e se tornou a terceira eliminada.

A terceira eliminada, Copper Topp.
Imagem: Divulgação.

Episódio 4 de RuPaul’s Drag Race UK: “Catty Man

No quarto episódio, o mini desafio que definiu as equipes de trabalho foi uma versão de dança das cadeiras, chamada de “Line of Booty Duty”. Pixie Polite foi a vencedora e dividiu os trios. Com ela, ficaram Cheddar Gorgous e Danny Beard. Os demais grupos foram Baby, Dakota Schiffer e Le Fil e Black Peppa, Jonbers Blonde e Sminty Drop.

As equipes, então, tiveram seus esquetes do programa “Catty Man”, apresentado pelo jurado Alan Carr, distribuídas. O desafio consistia em uma improvisação, baseada em casos absurdos ao estilo de shows como o nosso “Casos de Família”, do SBT.

Fan Favorite é eliminada e desfalca o palpite de top 5

Caso o episódio fosse avaliado em grupos, o trio de Cheddar Gorgous, Danny Beard e Pixie Polite certamente teria sido vitorioso. A performance das queens arrancou risadas de todos no set e deixou as rivais apreensivas com o que entregariam na sequência.

Já os outros grupos não tiveram desempenhos tão memoráveis e algumas das participantes não conseguiram sustentar seus papéis. Foi o caso de Baby, Le Fil e Sminty Drop, que terminaram entre as três piores.

Danny Beard, super elogiada por sua atuação e pelo look da runway com tema The Mane Event – “Love Your Hair, Hope You Win”, acabou levando a melhor e se juntou a Dakota Schiffer com duas vitórias.

Danny Beard vence desafio de improviso e ganha destaque.
Imagem: Divulgação.

Para duelar pela vida na competição, RuPaul escolheu Baby e Sminty Drop, que acreditava poder se salvar pelo que apresentou na passarela e pelos vários elogios que ganhou. No entanto, Le Fil foi a rainha salva e, em mais um lipsync intenso, da música “Respectable”, de Mel e Kim, Baby levou a melhor.

Sminty Drop vinha recebendo destaque na temporada, inclusive entre as próprias parceiras. Com trajes de impacto e um forte carisma, a queen já havia conquistado muitos fãs, que sofreram por sua saída antecipada.

Caso não haja dinâmica de retorno para a competição, essa será uma baixa significativa para o elenco. E, se formos ocupar o lugar de Sminty no palpite de top 5, os chutes seriam Danny Beard ou Pixie Polite. As duas vêm sendo elogiadas e têm crescido na competição. Com certeza, ainda servirão ótimas performances em mais episódios.

A quarta eliminada da season 4, Sminty Drop.
Imagem: Divulgação.
Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.