5 documentários esportivos que você precisa assistir

Os esportes proporcionam momentos únicos na sociedade e alguns documentários esportivos podem provar isso. Além disso, eles são uma fonte inesgotável de glória e decepção. Entre choros de alegria ou tristeza, o esporte proporciona histórias espetaculares que ficam marcadas para sempre.

Algumas dessas histórias de tirar o fôlego já foram muito bem transmitidas em documentários sensacionais que dão vida a momentos inesquecíveis. Portanto, neste artigo, separamos cinco com temática esportiva que são imperdíveis.

Becoming Zlatan (2015)

Um dos melhores jogadores contemporâneos, a importância de Zlatan Ibrahimovic vai muito além de seus gols plásticos. Bem como, de seus números espetaculares em duas décadas de carreira profissional.

Com um estilo excêntrico e falastrão, Ibrahimovic é a cara do futebol sueco e amplamente reconhecido como maior jogador da história de seu país.

O hoje veterano de 37 anos conquistou o mundo com os pés, tendo um início de carreira avassalador. Tudo isso, enquanto ainda jogava no Malmo, da Suécia. No documentário Becoming Zlatan, há vários depoimentos que mostram os relatos dos primeiros momentos do jogador no futebol profissional. Além disso, como ele saiu de um país sem tanta expressão futebolística para brilhar nos gramados do mundo todo.

O documentário está disponível legendado na Netflix.

O Dia do Galo (2015)

Em 2013, o Atlético Mineiro conquistou a sua primeira Libertadores. No segundo e derradeiro jogo da final, diante do Olímpia-PAR, o Galo teve que escalar uma montanha gigantesca para ficar com o título.

Após ter perdido o jogo da ida por 2 a 0, o Galo precisava de uma vitória para levar o jogo para os pênaltis. Além disso, por pelo menos por dois gols de diferença. E assim aconteceu, com Leonardo Silva marcando o segundo gol aos 87 minutos de jogo.

O documentário O Dia do Galo mostra muito bem o clima de tensão, euforia e paixão da torcida do Atlético Mineiro nesse dia histórico para o clube.

Lançado em 2015, esse é um documentário imperdível que relata muito bem o tamanho do nível do amor pelo clube que uma torcida pode ter.

Senna: O Brasileiro. O Herói. O Campeão (2010)

Um dos maiores pilotos de todos os tempos, Ayrton Senna dispensa apresentações. Esse documentário vai além do óbvio e enfatiza a ascensão do brasileiro na década de 1980 — em especial o GP de Mônaco em 1984. Esse foi o dia quando Senna largou em 13° e conseguiu um pódio histórico.

Rivalidade com Alain Prost, tricampeonato mundial, bastidores com as equipes com que trabalhou… Bem como, o trágico fim no GP de San Marino. O documentário traz tudo isso e um pouco mais.

Com críticas bem positiva, o documentário tem nota de 79 no Metascore e 8,6 no IMDb.

KidPoker (2015)

Poucos esportistas têm o privilégio de se tornar um campeão mundial com apenas 24 anos. O poker é um esporte da mente. Esse, portanto, é o lado mais importante dos jogadores – que sempre atingem o auge perto dos 30 anos. Dessa forma, ganhar um título da World Series of Poker (WSOP) tão jovem é um feito extraordinário.

Daniel Negreanu se encaixa no rol dos jogadores que venceram o WSOP com menos de 25 anos. Ex-jogador de sinuca e excêntrico por natureza, o canadense conquistou o título em 1998 e desde então se tornou um dos profissionais mais relevantes da história do poker.

Em KidPoker, além da trajetória de Negreanu nas mesas de poker mais importantes do planeta, o documentário enfatiza o lado técnico e estratégico do poker que é aplicado pelos melhores jogadores do mundo. Seja em uma simples aula ou numa mesa final, os conceitos táticos do poker precisam estar em evidência o tempo todo.

Esse documentário vai além do poker e narra o caso de sucesso de um jovem canadense que fez de tudo para alcançar os seus sonhos perante aos holofotes.

Imagem: Poker News/Youtube/Divulgação

Eu Sou Ali (2014)

“Quem não conhece Muhammad Ali?” é uma das frases desse documentário que mostra um pouco da vida íntima e profissional de um dos maiores atletas de todos os tempos.

Realizado em 2014, o documentário conta com participação de pugilistas lendários como Mike Tyson e George Foreman. Em Eu Sou Ali, vemos arquivos pessoais e entrevistas da época em que ele era um atleta. Além disso, testemunhos de amigos e família.

Personalidade tão famosa como é, provavelmente esse documentário não vai trazer detalhes que você não conhece sobre Ali. No entanto, é um testemunho forte e realístico que realça os feitos no âmbito social. E, certamente, o lado profissional dessa lenda do esporte.

Tags Especiais

Share this post

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.