5 melhores filmes indicados ao Oscar 2021 pra você assistir

Os filmes indicados ao Oscar 2021

Todo ano, com a chegada da temporada de premiações, procuramos saber o que não deveríamos perder de forma alguma dos lançamentos do momento. Dessa forma, entre categorias técnicas como efeitos especiais e figurino, até categorias super artísticas como atuação e roteiro, os filmes que fazem seu caminho até a lista de nomeados da premiação, anualmente, são os mais aclamados por todos os fãs da sétima arte.

Continua após as recomendações

Pensando nisso, montamos uma pequena lista com cinco títulos que estão concorrendo a pelo menos uma categoria do Oscar, maior prêmio do gênero. E são esses que você deveria assistir, para não ficar de fora de nenhuma conversa de cinema.

Os 7 de Chicago (The Trial of the Chicago 7), 2020

filmes oscar 2021

Imagem: Divulgação.

Continua após a publicidade

Sucesso da Netflix, o filme segue a tendência recente da Academia em dar mais espaço para filmes de streaming na premiação. Ano passado, História de um Casamento e O Irlandês fizeram barulho no Oscar. E, novamente, a produtora conseguiu cravar duas indicações em Melhor Filme com Os 7 de Chicago e Mank. No filme, acompanhamos um julgamento super político e politizado que tentava condenar organizadores de protestos contra a guerra do Vietnã no fim dos anos 60 nos Estados Unidos. A história é real e aconteceu em 1968/1969.

Só que com roteiro mais do que interessante, Os 7 de Chicago tem muita ligação com o mundo das séries. Isso porque seu roteirista e diretor, Aaron Sorkin, criou sucessos políticos na TV americana, incluindo The West Wing, bem como The Newsroom. Além disso, escreveu o sucesso A Rede Social (2009), que contou a história da criação do Facebook, com direção de David Fincher.

Para todos que curtem um bom drama politico bem escrito e com atuações espetaculares – destaque para Eddie Redmayne e o indicado a Melhor Ator Coadjuvante Sacha Baron Cohen -, Os 7 de Chicago é um filme imperdível da temporada.

Nomadland, 2020

Imagem: Divulgação.

Muitas novas tendências podem ser vistas na Academia. Uma delas são os filmes de streaming, como já falamos. No entanto, outra é cada vez mais dar atenção a filmes menos pretenciosos. No sentido de grandes estúdios e cenários homéricos, como um dia já fez. Agora, sempre vemos muito gás e elogios para filmes com certa pegada mais indie, mesmo sendo de estúdio, e com tramas mais introspectivas.

Esse é o caso de Nomadland. Dessa forma, livremente baseado num livro de mesmo nome, o filme segue a personagem de Frances McDormand, Fern, e sua escolha em não manter uma casa fixa. Portanto, ela sai andando por vários estados do país vivendo de empregos temporários. Uma verdadeira nômade moderna. Além disso, misturando personagens reais e fictícios, o filme traz pitadas de crítica ao capitalismo e nos faz repensar certos sensos comuns do nosso dia a dia. Frances aqui também dá um show de atuação e é forte concorrente ao prêmio de Melhor Atriz. Super indicação!

Meu Pai (The Father), 2020

filmes oscar 2021

Imagem: Divulgação

Com critica aqui no site, The Father talvez seja o menos pretencioso dos oito principais indicados. Adaptação de uma peça de mesmo nome e diretor, quase toda a trama do filme se concentra em um único ambiente e trata da difícil relação entre uma filha e seu pai com Alzheimer. O foco, nessa trama mais do que nas outras, talvez, é a atuação e troca entre a dupla principal.

Dois ganhadores de Oscar, Anthony Hopkins e Olivia Coalman, vivem pai e filha na história. Também indicados esse ano, os atores são a vida do filme, que tenta confundir o público a ponto de se sentir na pele desse carismático senhor que vem sofrendo com toda confusão que o cerca. Com troca de atores e mudanças pontuais no cenário, o público se sente dentro da trama e tem uma super experiência teatral com as atuações em tela, não tem como perder!

Druk a.k.a Another Round, 2020

Imagem: Divulgação.

Esse tem uma das tramas mais loucas desse ano. Indicado a Melhor Filme Internacional e rendendo uma surpreendente indicação a seu diretor Thomas Vinterberg (também diretor do ótimo A Caça, 2012), o filme narra quatro amigos tentando provar uma insana teoria de que o ser humano nasceu com uma porcentagem inferior ao necessário de álcool no organismo. Assim, testam como suas vidas seriam se sempre estivessem levemente alcoolizados, inclusive no trabalho.

No entanto, o filme dinamarquês é considerado uma comédia. O estilo de humor e todos os demais costumes presentes no longa são uma ótima chance de entrar em contato com uma cultura diferente da nossa e conhecer como riem os amigos dinamarqueses. Dessa forma, você não vai se arrepender de assistir!

 

Destacamento Blood (Da 5 Blood), 2020

Imagem: Divulgação.

Outra grande tradição do Oscar é todo ano ter um injustiçado. Esse ano é Destacamento Blood. Lançado no meio do ano passado na Netflix, o filme é dirigido pelo grande diretor Spike Lee e segue a jornada de quatro amigos que voltam ao Vietnã anos depois de terem lutado na guerra. Dessa forma, desejam encontrar os restos mortais do seu antigo capitão.

A trama, que tem um tom super político e cita figuras como Donald Trump, foi muito aclamado no seu lançamento, mas acabou conquistando somente uma indicação de Melhor Trilha Original na maior premiação de 2021.

Na mesma pegada que Infiltrado na Klan (2018), o diretor usa sua trama para questionar valores básicos da cultura estadunidense. Ágil, por vezes engraçado, outras vezes tenso, a saga dos soldados da Guerra do Vietnã é também uma das últimas grandes atuações de Chadwick Boseman, que vive o antigo capitão do grupo em flashbacks. Assim, é um show completo que você não pode perder só porque o filme perdeu as principais indicações.

 

Enfim, vale lembrar que o Oscar este ano terá transmissão completa via Globoplay, e ainda, na TV aberta, depois do BBB. Ou seja, não dá para perder!

E então, curtiu as indicações? Quais são seus favoritos?

Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.