5 Razões para você assistir Marimar

https://m.media-amazon.com/images/M/MV5BODRjOWRiODEtNWQ1NS00ZDA5LTk0ZTEtMzFlYzE1NjU0ZjVjXkEyXkFqcGdeQXVyNzUwNTQ4MTU@._V1_.jpg

Imagem: Televisa/Divulgação

No Brasil, o maior sucesso entre as novelas da Thalia é, sem dúvidas, Maria do Bairro. No entanto, decidimos explorar hoje algumas razões para você dar uma chance a uma outra novela dela: Marimar, a segunda da trilogia das Marias.

A princípio a história parece igual, mudando apenas cenários e circunstâncias. Entretanto, se você observar bem, verá que se trata de personalidades completamente diferentes. Enquanto a Maria do Bairro é a típica mocinha boazinha e que sempre está disposta a fazer o bem mesmo para aquelas que fizeram mal a ela, a Marimar já é diferente.

1 – CLICHÊ QUEBRANDO PADRÕES

A novela Marimar começa do modo mais clichê possível: Maria é menina chorona, pobretona que se apaixona e que sofre bastante, mas acaba se diferenciando das outras protagonistas vivenciadas por Thalia por sofrer uma grande mudança em sua personalidade: de menina boazinha, ela acaba virando uma mulher empoderada e vingativa durante a segunda fase da novela.

Mesmo ela tendo uma “alma boa” e os próprios personagens a reconhecerem como uma boa pessoa, ela acaba ficando meio traumatizada e, porque não, recalcada com todos os acontecimentos. Ela acaba herdando do pai um clube onde as pessoas jogam (que tal você jogar hoje?) e podem ganhar muito dinheiro, mas no caso ela usa para por seus planos de vingança em prática. Aqueles que a sacanearam na primeira fase da novela, acabam sendo vítimas dela.

Em determinado momento a novela fica só com vilões, e ela fica nessa dualidade entre bondade e maldade ao longo de toda a trama. Uma pessoa com escrúpulos, mas rompe todos eles se é pra retaliar alguém que a fez mal, além de entrar em um mar de contradições.

2 – NOVELA DE MAIOR SUCESSO INTERNACIONAL DA THALIA

Se no Brasil foi Maria do Bairro a novela que mais fez sucesso, no âmbito internacional foi a Marimar a mais bem sucedida. Além disso, a própria Thalia declarou em diversas entrevistas que essa se trata da novela que mais gostou de atuar.

3 – ATUAÇÃO FAKE, MAS “CHARMOSA”

Por ser uma novela antiga e de baixo orçamento, aliado ao fato de que os dois protagonistas são cantores e não atores, tudo acaba sendo bem caricato e fica com aquele clima de “novela” mesmo, sendo o ponto que dá graça a trama.

A Thalia faz expressões bem caricatas, até mesmo engraçadas, além de que as músicas típicas como “tema de tristeza” e “tema de alegria” surgem para estimular os sentimentos do espectador, indicando que alí é o momento para você sentir “tal coisa”.

Já o Eduardo Capetillo peca por ser completamente inexpressivo, sendo nota zero como ator, mas acaba dando um pouco de graça a novela dessa forma.

https://3.bp.blogspot.com/-m-fyvB92dy8/XDaujlq453I/AAAAAAAA_OU/cltJ8k31x1Ynewqb6-2T-Zovf2R1JYzjgCLcBGAs/s1600/marimar%2B-%2BC%25C3%25B3pia.jpg

Imagem: Televisa/Divulgação

4 – REMAKE CORAÇÃO INDOMÁVEL

Em 2013, a Televisa desenvolveu um remake de Marimar chamado Coração Indomável, sendo que a novela da Thalia, por acaso, é uma nova versão de “A Vingança”, estrelada por Helena Rojo nos anos 70.

Apesar de contar a mesma história, o remake conta com um orçamento maior e atores que, de fato, sabem exercer seus papeis sem ficar caricato, com destaque a belíssima atuação de Ana Brenda Contreras na protagonista Maricruz.

Não só as atuações passaram a ser mais “palpáveis”, como diversos elementos da novela foram alterados para ter mais conexão com a realidade. Em Marimar havia um milionário chamado Rodolfo San Genis que queria “comprar” o amor da protagonista, enquanto em Coração Indomável este é um Emir Árabe. Os cenários são mais bem detalhados e as cenas são mais bem atuadas.

No entanto, durante a reta final a novela foi duramente criticada por ter se estendido bastante e perder o sentido original, com um enredo considerado “viajado”. Isso é oriundo da edição original, A Vingança, já que em Marimar, a Thalia disse que precisava encerrar as gravações da novela para conseguir cumprir a agenda de shows e seu desfecho aconteceu de modo abrupto.

5 – CURIOSIDADES GERAIS

  • Para o cachorro dela, Pulguento, olhar para ela, botavam um pedaço de carne ou salsicha em cima da cabeça da Thalia, o que dificultava bastante, segundo ela, nas cenas dramáticas;
  • A novela parou uma guerra nas Filipinas e teve um sucesso estrondoso. Durante a década de 2000 recebeu um remake e, na década seguinte, recebeu um segundo remake. Cada um conta com diferenças no enredo para ele não se tornar tão previsível;
  • A cena em que a Thalia tem que pegar a pulseira da lama com os dentes foi feita com lama de verdade. A ideia inicial era usar chocolate, mas a atriz queria dar realismo às cenas;
  • Seu par romântico na novela foi interpretado por Eduardo Capetillo, que disse que ficava tenso todas as vezes que precisava beijar a protagonista porque sua esposa da vida real é ciumenta;
  • O ator Fernando Colunga, que ficou famoso pela Maria do Bairro, fez uma participação nos episódios finais de Marimar também;
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

No comments

Add yours