5 razões que fizeram Friends ser melhor que How I Met Your Mother

Confira porque Friends é melhor que How I Met Your Mother.

Imagem: Mix de Séries

[spacer height=”20px”]

 É original

Sabe aquele meme “posso copiar? OK, só não faz igual!”? Ele se aplica maravilhosamente no caso de How I Met Your Mother. Todos sabemos que a inspiração em Friends é, claramente, expressada. Para não dizer copiada. Até mesmo na personalidade dos personagens, com um nerd, um pegador, o casal que amamos, a patricinha… Só faltou encontrarem um café, mas resolveram mudar para um bar! Friends tem uma pegada completamente original e foi pioneira na sua década. É só olhar para HIMYM e ver o quanto ela é o espelho de Friends.

[spacer height=”20px”]

PUBLICIDADE

Os personagens

Convenhamos, os personagens de Friends são infinitamente melhores do que o de How I Met Your Mother. Como não se encantar pelos Amigos, pela ingenuidade em seus aspectos – que encaixa perfeitamente na cultura dos anos 1990? Nos apaixonamos pelas características que completavam cada um deles, desde um paleontólogo nerd, a uma maníaca por organização. Do galanteador à patricinha. Além disso, todos eles são bem mais simpáticos que o círculo dos amigos de HIMYM, afinal, como venerar um cara que pode ser o mais ridículo da TV, que esnoba e humilha suas conquistas? O que Barney faz é além da escrotidão, por favor…

[spacer height=”20px”]

Continua após a publicidade

A história

A história e a forma como ela foi conduzida em Friends é bem mais relacionável do que a mostrada em How I Met Your Mother. Você se identifica, ou pelo menos conhece alguém, com a insegurança de Chandler por conta dos pais, o perfeccionismo de Mônica ou o mimo de Rachel. E o melhor: todos os personagens são explorados e evoluem para pessoas melhores. Se você for analisar a trajetória de How I Met Your Mother, perceberá que, ao longo dos anos, os personagens evoluíram para as piores versões deles mesmos. Friends seguiu uma fórmula precisa toda semana com um enredo “A” e dois enredos “B” que, na maioria das vezes, emparelhavam dois amigos em cada enredo. Permitiu que todos os seis atores fossem igualmente destacados e que todos os seis personagens tivessem suas chances de crescer no enredo ” A ” ao longo de 10 temporadas.

[spacer height=”20px”]

A constante

Embora o roteiro possa ter ficado, em certo ponto, repetitivo, Friends nunca chegou a ficar tão ruim quanto How I Met Your Mother. Há problemas, fato, mas as piadas permaneceram engraçadas ao longo de dez anos. E o melhor, elas são atemporais. Você pode pegar qualquer episódio aleatório, nos dias de hoje, que você irá rir da mesma forma quando foi exibido originalmente. Parte disso se dá porque Friends era filmada em frente a uma plateia. Já How I Met Your Mother tinha as risadas inserida posteriormente, o que dava para causar algo mais elaborado (para não dizer, forçado) em muitas situações. Como o elenco tinha mais tempo para ensaiar e errar, algumas tramas de Mother não saiam naturais. Ao contrário de Friends, que via no improviso dos atores muitas situações engraçadas.

[spacer height=”20px”]

Continua após a publicidade

O final

Indiscutivelmente, o final de Friends é melhor que o de How I Met Your Mother. Quando Friends termina, a sensação de dever cumprido, misturado com a nostalgia, a tristeza do fim, e o sentimento de quero mais, se exaltam em uma jornada que dá prazer em acompanhar. Quando HIMYM termina, a única sensação que fica é de alívio por uma temporada – centrada em um único final de semana, e que fez o favor de desconstruir vários personagens – ter terminado. Além disso, o destino dos personagens e, principalmente, da Mother que deu título a série chega a soar como um insulto a inteligência dos espectadores.

[spacer height=”20px”]

Na próxima vez que forem copiar o dever de casa, melhorem!

[spacer height=”20px”]

Leia mais: O elenco de Friends – veja o que eles fizeram 14 anos depois da série

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.