5 razões que fizeram Friends ser melhor que How I Met Your Mother

Imagem: Mix de Séries

 É original

Sabe aquele meme “posso copiar? OK, só não faz igual!”? Ele se aplica maravilhosamente no caso de How I Met Your Mother. Todos sabemos que a inspiração em Friends é, claramente, expressada. Para não dizer copiada. Até mesmo na personalidade dos personagens, com um nerd, um pegador, o casal que amamos, a patricinha… Só faltou encontrarem um café, mas resolveram mudar para um bar! Friends tem uma pegada completamente original e foi pioneira na sua década. É só olhar para HIMYM e ver o quanto ela é o espelho de Friends.

Os personagens

Convenhamos, os personagens de Friends são infinitamente melhores do que o de How I Met Your Mother. Como não se encantar pelos Amigos, pela ingenuidade em seus aspectos – que encaixa perfeitamente na cultura dos anos 1990? Nos apaixonamos pelas características que completavam cada um deles, desde um paleontólogo nerd, a uma maníaca por organização. Do galanteador à patricinha. Além disso, todos eles são bem mais simpáticos que o círculo dos amigos de HIMYM, afinal, como venerar um cara que pode ser o mais ridículo da TV, que esnoba e humilha suas conquistas? O que Barney faz é além da escrotidão, por favor…

Continua após a publicidade

A história

A história e a forma como ela foi conduzida em Friends é bem mais relacionável do que a mostrada em How I Met Your Mother. Você se identifica, ou pelo menos conhece alguém, com a insegurança de Chandler por conta dos pais, o perfeccionismo de Mônica ou o mimo de Rachel. E o melhor: todos os personagens são explorados e evoluem para pessoas melhores. Se você for analisar a trajetória de How I Met Your Mother, perceberá que, ao longo dos anos, os personagens evoluíram para as piores versões deles mesmos. Friends seguiu uma fórmula precisa toda semana com um enredo “A” e dois enredos “B” que, na maioria das vezes, emparelhavam dois amigos em cada enredo. Permitiu que todos os seis atores fossem igualmente destacados e que todos os seis personagens tivessem suas chances de crescer no enredo ” A ” ao longo de 10 temporadas.

A constante

Embora o roteiro possa ter ficado, em certo ponto, repetitivo, Friends nunca chegou a ficar tão ruim quanto How I Met Your Mother. Há problemas, fato, mas as piadas permaneceram engraçadas ao longo de dez anos. E o melhor, elas são atemporais. Você pode pegar qualquer episódio aleatório, nos dias de hoje, que você irá rir da mesma forma quando foi exibido originalmente. Parte disso se dá porque Friends era filmada em frente a uma plateia. Já How I Met Your Mother tinha as risadas inserida posteriormente, o que dava para causar algo mais elaborado (para não dizer, forçado) em muitas situações. Como o elenco tinha mais tempo para ensaiar e errar, algumas tramas de Mother não saiam naturais. Ao contrário de Friends, que via no improviso dos atores muitas situações engraçadas.

Continua após a publicidade

O final

Indiscutivelmente, o final de Friends é melhor que o de How I Met Your Mother. Quando Friends termina, a sensação de dever cumprido, misturado com a nostalgia, a tristeza do fim, e o sentimento de quero mais, se exaltam em uma jornada que dá prazer em acompanhar. Quando HIMYM termina, a única sensação que fica é de alívio por uma temporada – centrada em um único final de semana, e que fez o favor de desconstruir vários personagens – ter terminado. Além disso, o destino dos personagens e, principalmente, da Mother que deu título a série chega a soar como um insulto a inteligência dos espectadores.

Na próxima vez que forem copiar o dever de casa, melhorem!

Leia mais: O elenco de Friends – veja o que eles fizeram 14 anos depois da série

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

8 comments

Add yours
  1. Avatar
    Cool Jam 97 28 fevereiro, 2017 at 12:51 Responder

    Friends original? Nada a ver… Um grupo de amigos que passam o tempo discutindo sobre assuntos irrelevantes do cotidiano em uma lanchonete ou café. Hum… Acho que você nunca viu Seinfeld. E como ficou conhecida: “Seinfeld – A Melhor Série De Tevê Sobre O Nada”. Friends é uma cópia do Seinfeld com personagens dez anos mais novos e isto não desmerece Friends em nada.

    Não tem como dizer que uma série é melhor que outra, cada uma tem seus méritos e tiveram sua época. Esse seu post é só para chamar a atenção.

  2. Avatar
    Alessandra 28 fevereiro, 2017 at 16:34 Responder

    Nossa… Isso beirou à histeria de fãs adolescentes de boybands defendendo seu integrante favorito. Um monte de opinião sobre nada baseado só em “pq eu gosto mais desse e pronto”.
    Eu gosto das duas séries e entrei por achar q iria encontrar fatos interessantes sobre friends. Coisas que as vezes passam despercebidas mas que em artigos com um título desse, faz a gente acreditar que tem fatos à agregar. Mas não. Foi só um monte de vergonha alheia.

  3. Avatar
    Gabrielle Ingrid 28 fevereiro, 2017 at 23:15 Responder

    Me poupe, HIMYM muito melhor, nunca consegui terminar uma temporada de Friends.
    E o final foi muito bom sim!
    Melhores personagens.
    Em Friends parece que metade do núcleo principal tem problemas mentais….

    • Avatar
      Carol 29 maio, 2018 at 14:50 Responder

      Então para conseguir sustentar suas opiniões e COMPARAR as duas séries você tem que ter visto todas as temporadas de friends e todas de HIMYM certo?
      Não sai falando que uma série é melhor que a outra sendo que você nem tem como provar seus argumentos blz??

  4. Avatar
    Angela C. Haydem 10 maio, 2017 at 00:57 Responder

    Nessa batalha de séries é tudo muito relativo. Se você quer só rir casualmente com um humor mais pé no chão, com qualidade e naturalidade…friends é a escolha certa
    agora se você quer uma comédia que te faz pensar sobre a vida e refletir, e ao mesmo tempo, com uma carga emocional equilibrada… escolha HIMYM!
    Que coisa, parece que quem gosta de um tem que odiar o outro,
    Entrei nesse site achando que leria argumentos decentes sobre a série(como disse o camarada lá em baixo) Mas em vez disso me deparei com um autor desesperado para que as pessoas achem que friends é tudo e himym é lixo. decepcionada com esss fanzinhos.

  5. Avatar
    Dalyla 14 abril, 2018 at 23:16 Responder

    Vou ser sincera. Se for pra escolher entre Friends e HIMYM, eu escolho Friends sim. Mas por quê?
    Em primeiro lugar, acho uma história completamente original. “Aaa, mas um grupo de amigos discutindo coisas que provavelmente nunca aconteceriam de verdade”. Ok, eu concordo, mas é isso que torna a série interessante. Se vc assitiu a série durante a adolecência assim como eu, com certeza vc pensou em querer viver ou que um dia vai viver alguma coisa parecida com os personagens, ou se identifica bastante com eles. Do mesmo modo é HIMYM, e confesso que assisti essa série primeiro, mas o fato de ser, digamos, mais atual e os personagens mais adultos nós não os vimos crescer tanto como vimos em Friends.
    Eu não quero julgar HIMYM, pois eu a amo, porém acho que Friends mexe mais com o público fazendo ter vontade de saber o que acontecerá com o grupo de amigos inseparáveis, enquanto HIMYM já nós dá um objetivo certo (o próprio título já diz isso), mesmo que não saibamos como.
    Enfim, essa é minha humilde opnião.

Post a new comment