5 razões que fizeram Friends ser melhor que How I Met Your Mother

Imagem: Mix de Séries

 É original

Sabe aquele meme “posso copiar? OK, só não faz igual!”? Ele se aplica maravilhosamente no caso de How I Met Your Mother. Todos sabemos que a inspiração em Friends é, claramente, expressada. Para não dizer copiada. Até mesmo na personalidade dos personagens, com um nerd, um pegador, o casal que amamos, a patricinha… Só faltou encontrarem um café, mas resolveram mudar para um bar! Friends tem uma pegada completamente original e foi pioneira na sua década. É só olhar para HIMYM e ver o quanto ela é o espelho de Friends.

Os personagens

Convenhamos, os personagens de Friends são infinitamente melhores do que o de How I Met Your Mother. Como não se encantar pelos Amigos, pela ingenuidade em seus aspectos – que encaixa perfeitamente na cultura dos anos 1990? Nos apaixonamos pelas características que completavam cada um deles, desde um paleontólogo nerd, a uma maníaca por organização. Do galanteador à patricinha. Além disso, todos eles são bem mais simpáticos que o círculo dos amigos de HIMYM, afinal, como venerar um cara que pode ser o mais ridículo da TV, que esnoba e humilha suas conquistas? O que Barney faz é além da escrotidão, por favor…

Continua após a publicidade

A história

A história e a forma como ela foi conduzida em Friends é bem mais relacionável do que a mostrada em How I Met Your Mother. Você se identifica, ou pelo menos conhece alguém, com a insegurança de Chandler por conta dos pais, o perfeccionismo de Mônica ou o mimo de Rachel. E o melhor: todos os personagens são explorados e evoluem para pessoas melhores. Se você for analisar a trajetória de How I Met Your Mother, perceberá que, ao longo dos anos, os personagens evoluíram para as piores versões deles mesmos. Friends seguiu uma fórmula precisa toda semana com um enredo “A” e dois enredos “B” que, na maioria das vezes, emparelhavam dois amigos em cada enredo. Permitiu que todos os seis atores fossem igualmente destacados e que todos os seis personagens tivessem suas chances de crescer no enredo ” A ” ao longo de 10 temporadas.

A constante

Embora o roteiro possa ter ficado, em certo ponto, repetitivo, Friends nunca chegou a ficar tão ruim quanto How I Met Your Mother. Há problemas, fato, mas as piadas permaneceram engraçadas ao longo de dez anos. E o melhor, elas são atemporais. Você pode pegar qualquer episódio aleatório, nos dias de hoje, que você irá rir da mesma forma quando foi exibido originalmente. Parte disso se dá porque Friends era filmada em frente a uma plateia. Já How I Met Your Mother tinha as risadas inserida posteriormente, o que dava para causar algo mais elaborado (para não dizer, forçado) em muitas situações. Como o elenco tinha mais tempo para ensaiar e errar, algumas tramas de Mother não saiam naturais. Ao contrário de Friends, que via no improviso dos atores muitas situações engraçadas.

Continua após a publicidade

O final

Indiscutivelmente, o final de Friends é melhor que o de How I Met Your Mother. Quando Friends termina, a sensação de dever cumprido, misturado com a nostalgia, a tristeza do fim, e o sentimento de quero mais, se exaltam em uma jornada que dá prazer em acompanhar. Quando HIMYM termina, a única sensação que fica é de alívio por uma temporada – centrada em um único final de semana, e que fez o favor de desconstruir vários personagens – ter terminado. Além disso, o destino dos personagens e, principalmente, da Mother que deu título a série chega a soar como um insulto a inteligência dos espectadores.

Na próxima vez que forem copiar o dever de casa, melhorem!

Leia mais: O elenco de Friends – veja o que eles fizeram 14 anos depois da série

Share this post

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.