5×01 de S.W.A.T. estreia com um novo Hondo

S.W.A.T. inicia 5ª temporada focada exclusivamente no que o então ex-líder estaria fazendo após sofrer a punição do departamento de polícia de Los Angeles.

S.W.A.T. 5x01 review

A estreia da quinta temporada de S.W.A.T. deu ênfase no que se desenrolou após “rebaixarem” o líder da equipe dentro da L.A.P.D. Já sabíamos que o departamento de polícia iria puni-lo e o fizeram ainda no último episódio da 4ª temporada, mas o que havia sido deixado em aberto eram quais os rumos que Hondo iria tomar após os acontecimentos.

Continua após publicidade

A vida tranquila de cowboy? É sério?

Antes de tudo, é com uma fotografia belíssima que S.W.A.T. nos apresenta ao então local de refúgio que Hondo escolheu para se distanciar de toda confusão de Los Angeles. Estamos falando de uma pequena cidade no interior do México. E isso mostrou o quão isolado ele quis ficar, pois a série até menciona o fato de estar sem internet (o pai estava off em S.W.A.T.).

Continua após a publicidade

Leia também: Idade real dos atores de S.W.A.T. choca fãs

De qualquer forma, sem saber quanto tempo iria levar para escolher seus próximos passos, o complexo de bom moço não o deixa ficar longe de confusão. E que confusão ele se meteu! Ao tentar não deixar dois homens intimidar uma moça e seus funcionários, ele se envolveu em algo muito maior do que ele poderia imaginar.

Continua após publicidade

A família Reyes em S.W.A.T.

Após ajudar Delfina com os homens que estavam na tentativa de coagi-la a vender as terras de sua família, temos o desenvolvimento da história por trás dos interesses dos homens nela. Então, S.W.A.T. destaca que seu pai Miguel morreu em um acidente, enquanto trabalhava na própria fazenda.

Assim como descobrimos que Novak é quem está interessado em comprar a fazenda, com propostas no mínimo ínfimas, para não dizer outra coisa. Dessa maneira vemos ao longo do episódio que a perseguição a Delfina e sua mãe (atuais proprietárias das terras) só aumenta. Incluindo a perda de seus funcionários com medo de represálias de Novak e seu filho que andam rodeando as terras das mulheres Reyes.

Continua após publicidade
S.W.A.T. review 5x01
Imagem: Divulgação.

Ele sempre salva o dia

Posteriormente, ele é convidado para almoçar com a família Reyes. E, mais tarde, Hondo parte para cidade com Delfina para comprar alguns itens para a fazenda. Nesse meio tempo o filho de Novak cerca Delfina na sorveteria com seus capachos, e sabemos que isso não iria acabar bem. Daniel se envolve na confusão da cidadezinha e logo recebe a visita da polícia local para prendê-lo, pois, nas palavras do chefe de polícia da cidade, os americanos não podem fazer o que bem entendem no México. Como um ato de boa-fé, ele é “convidado” a uma reunião com o Sr. Novak, que a esta altura vemos que tem influencia total nas autoridades locais.

Mas S.W.A.T. mostrou que Hondo já havia feito sua lição de casa (e sim, ele pediu a senha do wi-fi). Dessa forma, já sabia quem era o anfitrião que o receberia. Mas o que não sabia era o acordo que ele ofereceria para retirar as acusações sobre o sargento que até então se recusava a se envolver mais afundo nos assuntos que acabou se envolvendo. Ele seria o bom senso das mulheres Reyes, para que elas vendessem a propriedade a um preço um pouco melhor do que da última vez.

S.W.A.T. review 5x01
Imagem: Divulgação.

Uma vez policial, para sempre policial

Após quase jurar de pé junto que não se envolveria, Hondo investiga um pouco mais a morte de Miguel em S.W.A.T.. Então, descobre além da hipótese de não ter sido um acidente. Com isso, ele parte atrás de um ex-funcionário para saber o que de fato houve. Por outro lado, ele estava sob vigia e acaba perseguido pela cidadezinha, que faz jus às perseguições que acompanhamos em todas as temporadas da série.

Hondo procura o policial Charro, pois entende que ele seria quem poderia ajudar. Mas sem provas diz que está de mão atadas (e Hondo, então, se lembra de ter ouvido isso em L.A.).

Finalmente, Hondo parte para o confronto com aquele que manda na cidade. E mostra o real interesse dele e de seus associados na fazenda das mulheres: o solo rico em prata. Mas Novak estava um passo à frente e aproveita o sangue quente do nosso querido líder para sequestrar Delfina. Isso faz com que o sargento Harrelson volte a ativa com a ajuda do policial local a quem pedira ajuda antes.  

Mas e Los Angeles?

Neste episódio de S.W.A.T. temos apenas um vislumbre da equipe com mensagens não respondidas (quem nunca deixou os outros no vácuo no Whatsapp que atire a primeira pedra). E isso inclui Hicks questionando se ele volta ou não para a S.W.A.T. e até mesmo Nichelle oferecendo um ombro amigo. Devemos ter as respostas já no próximo episódio, principalmente de como a equipe ficou após perder seu líder.

Nota: 4/5

Desde pequeno a música do Arquivo-X me dava arrepios, hoje tenho a oportunidade de juntar meu hobby preferido e expor minha opinião ao mundo. Fã de séries policiais e militares.