5×08 de S.W.A.T. mostrou o outro lado das ruas

Enquanto uma garota desaparecida e sem registros precisa ser encontrada logo, a equipe enfrentra alguns dilemas pessoais e Hondo se vê obrigado a fazer uma escolha importante para a sua vida.

S.W.A.T. review
Continua após publicidade

O episódio dessa semana de S.W.A.T. nos trouxe um tema muito atual e polêmico. Que os imigrantes ilegais são um “problema” nos EUA e que isso gera uma discussão muito pesada e ainda sem solução de qualquer uma das partes posicionadas (aqueles que de alguma maneira os ajudam X os extremistas que querem todos para fora do país).

Continua após publicidade

É nítido o conflito de ideias mesmo dentro da equipe, a ponto de uma acalorada discussão entre Deac e Chris após a procura de uma jovem desaparecida.

O que é bacana, pois mostra as divergências entre opiniões o que nos leva a refletir sobre qual seria a melhor solução, uma coisa que já é buscada há tempos e mesmo assim esquecida por muitos.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

A vida pessoal de Hondo

Antes de qualquer tema mais polêmico no episódio de S.W.A.T., em um almoço em família Hondo, Nichelle e Charice (mãe de Hondo). Então surge aquela velha conversa sobre filhos e de como Hondo pode ser um bom pai, pois desde cedo protege sua família.

Leia também: 5×07 de S.W.A.T. trouxe uma nova ameaça a Los Angeles

Só que mesmo ao ser chamado para uma ocorrência o assunto não termina aí, um pouco mais tarde no mesmo dia, Nichelle procura o sargento na sede.

Continua após publicidade

Finalmente ela resolve contar a Hondo que já está em processo de adoção faz algum tempo, mesmo antes de conhecê-lo. E agora chegou a hora dela decidir.

Continua após publicidade

Hondo fica surpreso e no primeiro momento se sente traído pois ela nunca revelou isso a ele, e pela primeira vez em toda série, ele não parece um gentleman e muito menos que irá apoiar ela.

Continua após publicidade
S.W.A.T.
DIVULGAÇÃO

A menina desaparecida em S.W.A.T.

Por outro lado, o caso do dia em S.W.A.T. mostra uma imigrante ilegal que foi sequestrada por uma gangue, e todo o foco da equipe é encontrá-la. Porém sem nome, documento e parentes tudo parece um beco sem saída, até que um “amigo” de Luca resolver ajudar.

Continua após publicidade

Marcos é o vizinho de Luca, que já os ajudou, mesmo assim ainda não é confiável por seu temperamento e sua índole. Com o passar da trama, começamos a ver o que realmente está por trás de toda essa situação: tráfico de drogas.

Continua após publicidade
S.W.A.T.
DIVULGAÇÃO

Ponto crítico em S.W.A.T.

Todas as vezes que assuntos polêmicos veem à tona é necessário certa cautela para tratar dele. S.W.A.T. sempre está em busca de falar sobre temas assim e hoje o ponto foi batido na questão dos imigrantes ilegais.

O quanto um ilegal sofre por não ser cidadão e ter o mínimo de direitos para sua própria segurança. Desde a dificuldade com o idioma, pois a menina não consegue pedir ajudar por falar outra língua, e até mesmo o medo de ir a polícia para denunciar os traficantes que a usaram e ser deportada.

Deac e Chris

Por outro lado, o embate entre os dois companheiros chega a um ponto em que Hondo precisa intervir. Deac demonstra o lado daqueles em que o pensamento é de que ilegais são um perigo para o país e até uma certa discriminação da parte dele.

Enquanto Chris fica possessa ao ver que ele tratou a senhora que ajuda refugiadas a terem um lugar seguro para ficar. Ela entende melhor a situação, ele já nem tanto, o que é uma pena pois pelo que vemos a situação dos dois foi ao limite.

Da mesma maneira é visto que de alguma maneira ele sabe que sua atitude não foi realmente a melhor. Mas se realmente terá alguma repercussão só poderá ser vista no próximo episódio.

Luca e Marcos

Uma dupla improvável, entre um policial antigão e um projeto de gangster, mas que pelo menos dá uma luz para que a equipe encontre a moça desaparecida.

Marcos conhece a garota desaparecida e a tem como família então trás Mama Pina para conversar com eles, mas é com Chris que ela se afiniza.

E assim temos o vislumbre de como é difícil a vida de uma imigrante ilegal e de como é importante uma ajuda semelhante à dela.

S.W.A.T.
DIVULGAÇÃO

Desfecho

E então o traficante quer as drogas que a moça roubou dele, agora surge a possibilidade de uma troca entre ambos. Marcos e Chris (disfarçada) vão ao encontro da troca, mas lá outra força tarefa intervém e quase estraga tudo. No meio da confusão Chris que está descaracterizada totalmente quase é presa por outro policial e isso reforça a tecla batida por todo episódio.

Chris brilhou no episódio de S.W.A.T., desde a empatia que ela mostra, até a força das mulheres que são representadas na personagem dela.

S.W.A.T.
DIVULGAÇÃO

E Hondo

Finalmente ele reconhece que não foi sua melhor reação e após conversar com sua mãe que abre seus olhos para a questão: Nichelle adotará a criança com ou sem ele. E por fim eles se acertam e ele será papai, agora cabe ver o que os próximos episódios revelarão.

A série volta em Janeiro e com algumas perguntas, onde está Darryl? E o que o mafioso amigo das antigas do seu pai está tramando? Ou será que surgirá outro engodo para tirar Hondo da S.W.A.T.?

S.W.A.T.
DIVULGAÇÃO

Nota: 4/5