6×06 de Riverdale foi uma volta com importantes mudanças
Crítica do sexto episódio da sexta temporada de Riverdale, exibido pelo canal americano CW e intitulado “Unbelievale”.
Ainda que seu fim não esteja definitivamente anunciando, Riverdale toma caminhos que nos trazem pistas de que este dia pode estar chegando. A série foi recentemente renovada para uma sétima temporada e esperamos que seja a última.
Repleto por reviravoltas, a série finalmente está de volta para a sexta temporada. Depois de um especial de cinco semanas, culminando em um 100° episódio rico em referências, tudo voltou ao normal aqui. Pelo menos o normal perante o nível da série. Para você que não se lembra muito do que aconteceu nos últimos cinco episódios, aqui vai um breve momento de recapitulação.
A cidade de Riverdale foi substituída por Rivervale, local onde magia e mistério parecem ser bem mais comuns do que estamos acostumados. No primeiro episódio, vimos Archie ser sacrificado e ter seu coração arrancado. Logo em seguida, foi Toni que se apoderou do corpo de “La llorona”, um espírito sombrio.
Seguimos com Veronica fazendo literalmente um pacto com o diabo, jogando a alma de Reggie no inferno. Ainda tivemos a bruxinha mais amada do mundo dando as caras na série, fazendo com que Sabrina e Riverdale dividissem o mesmo universo.
Riverdale traz episódio pra fã nenhum botar defeito!
Finalizando os momentos especiais, Riverdale traz seu grande episódio. Repleto de retornos e até menção aos clássicos quadrinhos de Riverdale, o 100° episódio é mais que um presente. Até então, nunca tivemos tantas referências presentes em um só episódio. Serve também como um fechamento para o que talvez possa ser conhecido como a temporada final.
Depois de muito se falar de mundos paralelos e chegarmos à conclusão que ambas dimensões continuarão existindo, a série retoma seus passos originais.
Leia também: KJ Apa tem bizarra reclamação por fazer Archie em Riverdale
Voltamos à cena final da quinta temporada de Riverdale, com Betty e Archie próximos a serem explodidos por uma bomba implantada por Hiram Lodge. Mas muito se engana quem pensa que Riverdale retorna ao clima de mistério com explicações lógicas. Desta vez, a série abraçou o misticismo e trouxe consigo novas experiências.
Uma nova realidade abraçando a magia…
Vimos que Betty e Archie ganharam algo relativo a superpoderes após a explosão. Não somente eles, mas todos que estavam na casa durante a explosão adquiriram novas habilidades. Até o cachorro Bingo parece ter conseguido algo semelhante ao poder de cura.
Contudo, falando de nossos personagens principais, temos duas habilidades reveladas. Betty consegue agora sentir a aura das pessoas, classificando um potencial risco à sua vida ou de seus amigos. Já Archie ganha superforça, um poder já esperado e sem muitas surpresas, mas enfim…
O interessante disso tudo não está no casal, mas sim em Jughead. O garoto que se encontrava no sótão durante a explosão não apresentou características especiais até então. Vimos apenas sua audição sumir quase que completamente como consequência do barulho da explosão. Fica o questionamento de como isso virá como uma possível habilidade para o rapaz.
Uma nova visão para uma incrível personagem
Muito se disse, mas ainda não chegamos ao ápice do episódio. Sim, meus amigos, Cheryl Blossom se foi e deu “olá” para Abigail Blossom. Com a mesma essência de nossa querida personagem, Abigail parece ter muito o que resolver com a cidade de Riverdale.
Vimos no quarto episódio da temporada sua trágica história e como os antepassados de Betty, Archie e Jughead agiram perante à personalidade da garota e em relação à sua sexualidade. Portanto, podemos esperar muito impacto sobre esse embate sobrenatural nas próximas semanas.
Por fim, mas não menos importante, temos os detalhes do próximo episódio de Riverdale. Sabemos que vilões para esta temporada não faltarão. Os Ghoulies prometem vir com tudo para cima dos personagens, assim como o novo morador Percival Perkins que ainda não mostrou suas garras.
Mas é claro que o grande mistério gira em torno da presença do Trash Bag Killer, grande responsável pela desestruturação da saúde mental de Betty.
Sem mais surpresas, Riverdale, por favor…
Ainda que nutra um carinho especial pelo personagem e pela sua trajetória até aqui, espero de coração que não coloquem Hiram Lodge como o homem por baixo da máscara. Além de nenhum sentido com a narrativa, traria de volta um personagem que já está mais do que saturado na série.
Espero sim que o próximo episódio seja final para o vilão que carregou Riverdale até aqui. Portanto, não queremos mais novidades do passado.
Nos vemos na próxima semana e até mais!
Nota do Episódio: 4/5.