6×06 de SEAL Team focou em Clay
Sonny encontra Clay em uma situação ruim em SEAL Team. E agora cabe a equipe Bravo agir para que possam ajudar o amigo.
Em primeiro lugar, este é o 100º episódio de SEAL Team, e ele traz importantes aspectos sobre o futuro de vários membros da equipe. Principalmente sobre Clay e a forma de como o agora aposentado número 6 da Bravo precisa lidar com outras formas de dever. Ou seja, Clay não é mais um operador SEAL Team, uma das equipes mais letais do exército americano.
Inesperado
Pouco tempo depois de SEAL Team retornar da Síria, Sonny precisa voltar para seu apartamento em San Diego. Porém, ele encontra uma grande bagunça e leva um susto ao ver que Clay está praticamente morando lá.
Todavia, logo de cara Sonny percebe que algo está fora dos trilhos. Ao passo que questiona Clay para entender a situação e logo percebe que precisa ajudar o amigo. Então, ele propõe uma viagem de caça para animar seu melhor amigo. Atualmente, Sonny tem sido uma das pessoas mais importantes para ajudar Clay a encarar a nova realidade.
Indícios
Nesse meio tempo, Ray está tendo muito progresso com a construção do centro de ajuda aos veteranos de guerra. Naima tem feito quase tudo sozinha em sua ausência.
Por outro lado, isso força Ray a realmente pensar em se aposentar do combate em SEAL Team, pois em breve ele atingirá os requisitos. Em contrapartida, o centro pode ser muito mais útil na ajuda do que a guerra que trava com um rifle nas mãos.
Assim como a Bravo está na iminência de ser desfeita, a perda de Clay, a lesão cerebral de Jason, tudo isso pode ser interpretado como sinais de que a série caminha para seu fim.
Respostas em SEAL Team
Pouco depois de ir em busca de respostas com Lisa, Jason recebe a péssima notícia de que Clay está com problemas disciplinares no treinamento dos novatos em SEAL Team. Da mesma forma que Lisa trabalha arduamente para descobrir quem armou para a equipe, no ataque que culminou na perda de Clay.
Entretanto, Jason descobre que de alguma maneira o alto escalão sabe que a equipe SEAL Team teve o alvo Yasiri na mira e falhou. Então, Jason fica ainda mais desconfiado da confiança em Omar.
Então, em seguida, Jason decide se juntar a Sonny para proporcionar a sensação de que Clay ainda é parte da família SEAL Team.
Espiral de destruição
Por vezes, Clay dá sinal de que não está conseguindo lidar bem com sua atual limitação física. Todavia, o que mais incomoda o operador é que os outros estão julgando-o como incapaz.
Então vemos que isso é um aspecto normal para um trauma tão grande quanto ao que ele acaba de passar em SEAL Team. Da mesma forma que os operadores são treinados para as piores situações no campo de batalha, mas não para agir fora desse escopo.
Além disso, Sonny descobre que Clay está recorrendo a pílulas para dor, tornando-se tecnicamente um viciado. Assim como soma-se ao fato de ter saído de casa e estar afastado do trabalho de instrutor.
Ademais, finalmente quase toda a equipe SEAL Team está junta de novo no que começa como uma caça ao possível tesouro que Full Metal pode ter deixado escondido em sua cabana.
SEAL Team vai ladeira abaixo
Depois de encontrar uma trilha em que Clay não consegue avançar e ele reagir muito mal a ajuda de Trent, a equipe meio que desiste da brincadeira.
Eventualmente, Clay convence a equipe a ir beber e jogar conversa fora. Entretanto, Brock se envolve em uma discussão que parecia estar encerrada. Então Clay decide brigar.
Posteriormente ao final da briga, é nítido que Clay queria ter essa sensação de trabalho em equipe mais uma vez, de qualquer forma possível.
Todavia, como ato de um líder SEAL Team, Jason repreende Clay e diz que sua atual atitude não é a que ele esperava dele. Mas sim de um cara como Sonny.
Redenção
Do mesmo modo em que o passeio está fadado a terminar sem que a equipe SEAL Team consiga ajudar Clay. Ray chega a tempo de colocar juízo na cabeça do 06 da Bravo.
Então, em sua conversa com Clay, é repassado um filme na cabeça de quem acompanha a série. Ray relembra a Clay dos verdadeiros motivos dele ter sido escolhido e se tornado um grande operador.
Antes que o episódio tenha um fim, Clay desaparece e toda a equipe parte em sua busca. Entretanto, logo Jason o encontra e o diálogo entre os dois deixa claro o quão profunda é admiração de SEAL Team sobre Clay. Independente da sua condição física.
Enfim, parece que Clay pode voltar à normalidade depois do período de turbulência. Desse modo, fica o gosto de que a jornada de Max Thieriot pode ter acabado em SEAL Team.
Nota: 4.5/5.