6×11 de S.W.A.T. coloca a cidade em alerta máximo
Junto com FBI, a S.W.A.T. corre contra o tempo para salvar a cidade. Enquanto Deac se reencontra com fantasmas do passado.
A principio, o episódio tem um tom mais leve, uma vez que os dois esquadrões da S.W.A.T. que acompanhamos estão em uma acirrada disputa. Definitivamente, algo semelhante às nossas gincanas, mas o que está em jogo é algo maior.
Sobretudo quando o que está em jogo é nada mais que a escolha dos plantões por parte da equipe vendedora, algo que comicamente contraria Deac.
Porém, um fato grande acontece no centro de Los Angeles e toda a S.W.A.T. é acionada em alerta máximo. Um carro bomba explode no meio do dia, o que deixa todos nós apreensivos.
Do mesmo modo, não só S.W.A.T. como outras séries voltam a utilizar o real conflito da Rússia x Ucrânia como peça central da trama. Mas, quando o conflito explode em L.A. o problema fica pessoal para Hondo e sua equipe.
Um pouco mais do passado de Deac
Raramente S.W.A.T. nos passa uma visão de Deac como garoto problema. Ao contrário disso, por muitas vezes o personagem funciona como um sábio para os mais novos. Entretanto, o incidente revela mais sobre o passado de Deac.
Enquanto a equipe cruza o caminho de um padre, Deac revisita lembranças dolorosas de um tempo em que agia sem prudência alguma.
Dessa maneira, você consegue observar o quão dolorido é deixar esses sentimentos enterrados, mesmo após anos, e de fato conseguir dar a volta por cima com uma família linda.
Contudo, quando a verdade se revela em S.W.A.T., vemos que foi a perda de uma grande amigo (que julga ser sua culpa) que foi um dos motivos de Deac seguir um caminho mais correto, por assim dizer.
Por vezes, S.W.A.T. consegue se aprofundar nas historias e passados de seus principais personagens e, dessa vez, funcionou muito bem.
Parceria de sucesso em S.W.A.T.
Assim que a S.W.A.T. assume o comando da operação, o FBI inicia o trabalho em conjunto e novamente com Vásquez. Assim como em um recente episódio, sinto que a personagem tem uma sinergia excelente com o Esquadrão 20. Receio dizer até mais do que as recrutas.
Sob o mesmo ponto de vista, Vásquez poderia pular o muro e entrar para a S.W.A.T. de vez.
Posteriormente, uma trama mais complexa surge, enquanto todos trabalham para evitar que mais atentados ocorram pela cidade.
Dessa maneira, a história principal é revelada, alguns cidadãos russos estão atrás de refugiados ucranianos. Assim também a série volta nosso olhar para o conflito real que ainda está em curso. Bem como é de praxe da direção da série colocar temas tanto atuais quanto incômodos para que nos façam refletir de como uma guerra pode ser brutal.
Drama de família
Ao mesmo tempo em que a S.W.A.T. tenta impedir que mais refugiados sejam atingidos por uma bomba, Luca se vê em uma situação bem complicada. Logo depois de intermediar o encontro de sua nova irmã Eva com seu irmão Terry, algumas verdades se revelam.
Por exemplo, Terry já sabia dessa história, mas resolveu esconder de todos por um bem maior para seus pais. A mesma prerrogativa inicial de Luca. Porém, após a briga com o irmão, a consciência de Terry volta, sendo assim capaz de perceber o erro cometido.
Como resultado de sucessivas falhas e acusações, uma decisão é tomada por Eva. Afinal, seu lugar nunca foi com a família de Luca. Então talvez é melhor (até triste também) resolver se afastar e cessar qualquer tentativa de reaproximação.
Mas, ao contrário do que nos é sugestionado, tenho a certeza de que em breve voltaremos a acompanhar esse drama da família de Luca novamente.
Corrida contra o tempo em S.W.A.T.
Pouco depois de encontrar o rastro dos agentes russos em Los Angeles, a S.W.A.T. percebe que o plano é algo muito maior do que o imaginado. Ao passo que a ameaça se torna nuclear. Assim como uma testemunha é crucial para que Hondo encontre o local alvo para o atentado.
Dessa forma, a equipe encontra duas bombas prestes a explodir. Logo, Deac se vê no dilema de ser merecedor da posição em que está. E isso funciona como uma conclusão de que sim, mesmo algo ruim na sua vida pode ser o gatilho para a mudança necessária.
Todavia, com a competência e talvez um pouco de sorte, a S.W.A.T. é capaz de desarmar as bombas. Assim como no retorno da competição a equipe de Hondo sai vencedora. E, por fim, vemos Deac finalmente se livrando do peso que carrega por todo este tempo.
NOTA 3,5/5