80 anos de Superman: confira as versões do personagem na TV

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Superman está apagando as velinhas…

É um pássaro? É um avião? Não, é o Superman que completou 80 anos de vida essa semana. Caramba, 8 décadas entretendo o público em?

Tanta coisa aconteceu desde que Jerry Siegel e Joe Shuster criaram o personagem lá em 1938. Muitas foram as adaptações, versões e repaginações do herói. Ele perdeu as cuecas por cima da calça, mas nunca a vontade de defender a “verdade, justiça e moral americana“.

Criado para ser um símbolo de esperança aos Estados Unidos, que havia enfrentado há pouco tempo a crise de 1929, e ainda via grandes proporções com a participação na Segunda Guerra Mundial, o personagem se tornou algo muito maior do que seus produtores imaginaram.

PUBLICIDADE

Hoje, é um ícone da cultura pop, e encanta crianças, adultos, idosos… ou seja, todas as idades!

Em comemoração, lembraremos as passagens do personagem pela TV, que não foram poucas. Talvez seja a mídia em que o personagem mais se consolidou, apesar do público ter mesmo na memória a versão que o saudoso Christopher Reeve fez para os cinemas.

A primeira adaptação…

Essa foi a primeira versão live-action do herói. Em 15 capítulos, Superman (1948) foi distribuída pela Columbia Pictures, e era exibida em matinês. Os episódios sempre terminavam com um gancho, a fim de trazer o público para o próximo episódio. Aqui, foi interpretado pelo ator Kirk Alyn. Por conta do baixo orçamento, as cenas onde o Superman voava eram feitas em animação, e se tornou uma das grandes marcas da série.

Imagem: Columbia

[spacer height=”10px”]

A primeira série de TV!

Aqui, temos a primeira versão oficial do Superman para a TV. Interpretado por George Reeves, o personagem título de As Aventuras do Superman conquistou o público de todo o mundo. Com 6 temporadas, a série foi exibida pelo canal Syndication, em preto e branco entre 1952 e 1954, e posteriormente até 1958 pela ABC, em cores. Reeves ganhou fama pelo papel, mas a série enfrentou diversos problemas: roteiro, orçamento – os atores ganhavam 200 dólares por episódio, além de bastidores conflituoso. O cancelamento da série em 1958 deixou Reeves deprimido, uma vez que ele não conseguia novos papéis por conta do personagem. O ator foi encontrado morto em 1959 com um tiro na cabeça.

Imagem: ABC/Divulgação

[spacer height=”10px”]

Após esse período, o Superman enfrentou um grande hiatus na TV. Na década de 1970, retornou aos holofotes com o filme Superman (1978) de Richard Donner, com Christopher Reeve no papel título. Até hoje, é considerada a versão definitiva do herói.

De volta à TV!

En 1988 o personagem retornaria à TV sob a forma de Superboy. Pegando carona no sucesso que os filmes de Christopher Reeve fez, os produtores resolveram criar um “spin-off” que contava as aventuras do herói na sua adolescência. John Haymes Newton interpretou o herói na primeira temporada, enquanto Gerard Christopher interpretou o herói a partir da segunda temporada. Tendo durado quatro anos, a série não é bem vista pelos fãs do herói, apesar de ter sido extremamente popular na época quando foi exibida pela CBS. Foi cancelada em 1992 devido à uma batalha judicial de direitos autorais entre o produtor Ilya Salkind e a Warner Bros., que já estava produzindo sua própria série de TV do Superman.

Imagem: CBS/Divulgação

[spacer height=”10px”]

As novas Aventuras do Superman…

A ABC retomou o personagem, junto a Warner Bros. com Lois & Clark. A versão deu uma repaginada do herói, e trazia um ar de modernidade para as histórias do azulão. Entretanto, o foco da série não era o Superman em si, mas os casos que Clark Kent (Dean Cain) e Lois Lane (Teri Hatcher) investigavam. A química do casal protagonista era incrível, e a série foi muito elogiada pelo público. Durou quatro temporadas até ser cancelada com um final em aberto, onde Lois e Clark, após casados, encontram um bebê em sua porta…

Imagem: ABC/Divulgação

[spacer height=”10px”]

A mais longa jornada do herói na TV!

Em 2001 foi lançada aquela que seria a maior jornada do personagem na TV. Smallville teve dez temporadas, e contava a história do herói em sua adolescência. Estrelada por Tom Welling, a série foi responsável por introduzir uma série de mudanças como a amizade de Lex Luthor e Clark Kent na adolescência, assim como Lois Lane descobrir os poderes e a identidade de Clark, antes dele se tornar o Superman. Exibida pela WB, e posteriormente na CW, no Brasil ficou bastante popular pelo SBT.

Imagem: CW

[spacer height=”10px”]

Participação em Supergirl!

A mais recente aparição do herói foi na série da Supergirl, produzida pela CW. O personagem ficou responsável pelo ator Tyler Hoechlin, que foi bastante elogiado pelo público. Os fãs, inclusive, pediram uma série solo do herói, mas provavelmente será impossível, uma vez que a Warner quer que o público se identifique com a versão dos cinemas feita por Henry Cavill.

Imagem: CW/Divulgação

[spacer height=”10px”]

Superman sem Superman…

Ainda temos a série Krypton, que estreou pela Syfy em 2018. A série vem contando a história de Seg-El, o avô do Superman. Tem agradado a crítica, principalmente ao inserir elementos da história do Superman como o vilão Brainiac, além de mostrar a fundo a história do Planeta natal do herói (leia nossa crítica aqui).

Imagem: Syfy

[spacer height=”20px”]

Leia maisCCXP18 anuncia comemoração oficial dos 80 anos de Superman

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.