8×19 de The Flash tem retorno inovador para vilão recorrente

Episódio que antecipa final teve retorno de grande vilão e morte de personagem importante.

The Flash 8x19
Imagem: The CW/Divulgação

The Flash deu início à sua esperada season finale dividida em duas partes na CW. “Negative, part 1” foi o início do fim de tramas abertas desde a sexta temporada, principalmente na sétima, com a introdução das Forças da Natureza e a doença de Íris.

Continua após publicidade

Planejado pelo showrunner Eric Wallace desde que assumiu o posto, essas três temporadas completam uma grande história. Esta primeira parte teve grandes reviravoltas, alguns momentos que poderiam ter sido maiores e o retorno de um vilão que não é novidade alguma para o fã da série.

O Flash Reverso está de volta em The Flash… mais uma vez!

Sabemos que o Flash Reverso é e sempre será o maior antagonista do Flash. Seja nos quadrinhos, seja em qualquer adaptação para outros formatos. Só que em The Flash, o seu constante retorno acaba minimizando momentos que poderiam ser grandiosos em outras situações.

Continua após publicidade

No entanto, dessa vez foi um retorno diferente, inspirado diretamente nos quadrinhos, e essencial para fechar esta história. Até mesmo porque, quando o episódio foi escrito e filmado, ainda não sabiam se este seria ou não o final da série. Então, faz todo sentido terem ressuscitado Eobard Thawne. Mas poderia ter sido mais chocante e/ou surpreendente se pelo menos ele já não tivesse participado ainda mesmo desta oitava temporada (ou até mesmo da sétima).

Seja como for, este retorno do Flash Reverso foi um dos mais tensos de toda a série. Com a ajuda dos poderes de Deon e a Força da Inércia, em uma cena que lembra filmes de horror, Thawne ressuscitou através do corpo do Eobard versão paralela. Justamente quando este Eobard foi injetado com poderes de aceleração negativa pela novata Meena Dhawan/Fast Track. Mas, para completar, este retorno aconteceu através de um grande sacrifício: Íris West-Allen.

Barry já sofreu a perda de sua amada algumas outras vezes na série. Muitas consequências ruins vieram disso, antes de tudo se ajeitar. Agora, qual será a consequência dessa nova perda se mantém ainda uma incógnita. Como a atriz Candice Patton já foi confirmada na nona temporada, sabemos que essa morte poderá ser revertida ainda no próximo episódio de The Flash. Mas, caso não aconteça, podemos esperar mais uma vez um Barry dramático e passando por uma nova grande crise.

Continua após publicidade
Imagem: The CW/Divulgação

O que ainda pode acontecer este ano antes da nona temporada?

As duas tramas secundárias que aconteceram no episódio de The Flash nada tiveram a acrescentar. Cecile descobriu uma nova habilidade de “roubar” os poderes de outros metas. Mas nem isso foi o suficiente para ajudar o Flash na batalha contras as Forças. Será que apenas foi uma introdução do que está para vir para a personagem na próxima temporada?

De qualquer forma, esse destaque para ela em episódios tão importantes para o Flash acaba forçado. Enquanto isso, Caitlin teve apenas uma cena no episódio todo, ao entrar na máquina que promete trazer Nevasca de volta. Acredito que o máximo que poderá acontecer será ela herdar os poderes da anti-heroína.

A aparição das Forças Negativas até foi interessante, mas poderia ter sido melhor trabalhado na trama. Talvez seja uma questão de atuação e até mesmo de roteiro. Fato é que diante de tudo o que aconteceu nesta primeira parte, muito se espera dessa segunda parte e season finale.

Continua após publicidade

Caso consigam apresentar um episódio grandioso, esses pequenos detalhes poderão ser redimidos. O embate final entre o Flash Reverso e os outros velocistas precisa ser poderoso. E, diante do contexto em que o episódio foi escrito/filmado, será que teremos um gancho para a nona temporada? Com esta finale, será que The Flash conseguirá dar um novo fôlego para novas temporadas?

Nota: 5/5

Jornalista e apaixonado por séries. Tem a mesma profissão de Clark Kent, usa óculos parecido, mas infelizmente não é super-herói. Grande fã de séries de super-heróis e fantasia. No Mix de Séries escreve as reviews de Arrow e The Flash.