Crítica: 9-1-1 retorna com força, sensibilidade e Angela Bassett na sua melhor forma

Kids Today, 9-1-1

9-1-1 volta em estreia sólida

O retorno de 9-1-1 foi bom, satisfatório e exatamente o que precisaríamos para retomar nossa rotina de assistir séries nesse início de Fall Season. Essa afirmação certamente poupará muito de ler meus devaneios e minha avaliação acerca do episódio.

Continua após a publicidade

Contudo, para aqueles que ficarão conosco, uma dica: o retorno do drama também é um aperitivo para o que está por vir. É importante, numa rotina cada vez mais agitada como esta que temos agora, que o roteiro tenha investido numa cena de ação para dar início não só ao episódio, como também a temporada. Todos os personagens estavam envolvidos e, mesmo sem conhecermos as vítimas, a empatia é instantânea pelas situações ali propostas. Kids Today, portanto, é a série mostrando o porquê é tão popular.

Kids Today, 9-1-1

Imagem: FOX/Divulgação

Tudo começa com uma perseguição na via expressa de Los Angeles, que curiosamente serviu como zona de fuga para O.J. Simpson no auge do caso no início dos anos de 1990. Logo, descobre-se que não é nenhum bandido ou celebridade assassina. Na verdade, é apenas um jovem que, após usar o carro do pai, perde o controle do veículo e teme mais pelo esporro que vai ganhar do que sua própria vida. Com ajuda de Athena e dos bombeiros de Los Angeles, tudo fica bem. Mais tarde a outra emergência do episódio se revela um tanto sombria. [Alerta de Spoiler] Uma mulher, com aparentes problemas psicológicos, faz um parto forçado numa mulher que acabara de conhecer no parque. A vítima está presa num porta malas com hemorragia, enquanto o bebê está à beira da morte por hipotermia.

A vida como ela é (de acordo com 9-1-1)

É aquele tradicional soco no estômago, uma vez que somos relembrados do quão dura é a realidade para esses heróis do dia a dia. Assim como essas barbaridades que acontecem em todos os momentos e em todas horas. Sei bem que os leitores que não perdem um Cidade Alerta ou Brasil Urgente vai argumentar que não é novidade pra ninguém. Contudo acredito que todo tempo é oportunidade para refletir sobre o mundo ao nosso redor. A escolha dos temas é um dos pilares do sucesso de 9-1-1. Apesar do tom romantizado de algumas questões, haja vista que estamos na FOX e não na HBO, destacar problemas sociais recorrentes.

De acordo com o Censo Nacional de Serviços de Violência Doméstica de 2012, 5,258 mil vítimas foram atendidas por dia na Califórnia naquele ano. É assustador. Abordagem foi interessante pois promoveu o diálogo o pensamento, não é a toa que estou destacando isso aqui, assim como a narrativa construída ao redor da história. Sempre há a proposta de conectar a emergência do dia com algum personagem, algo que também funcionou, apesar de não ter construído uma mensagem clara e objetiva. Destaco, contudo, a necessidade em saber como explorar essa dificuldade que Buck enfrentará futuramente.

O que funciona e o que precisa melhorar

Kids Today, 9-1-1

Imagem: FOX/Divulgação

No passado foi prometido que eles iriam focar e desenvolver a compulsão sexual do personagem. Primeiramente era bonitinho e engraçadinho, depois cresceu para uma dificuldade em manter relacionamentos. Logo assumiu-se que era uma patologia e seria tratado com seriedade. Não foi. A solução encontrada foi que o personagem precisava encontrar um grande amor. Como telespectador que acreditou nessa série desde seu anúncio, é uma ofensa nos subestimar dessa forma. Então caso seja uma proposta que receba investimento dos roteiristas, espero que seja algo desenvolvido com propriedade, seriedade e atenção.

Em suma, foi um bom retorno de 9-1-1. A série fez falta durante esse tempo que ficou fora e ainda trouxe aquela combinação infalível de entretenimento e realidade. Trouxe com muita força os dramas humanos dos personagens, que sempre me sensibiliza desde que apresentado com responsabilidade. A Athena de Angela Bassett continua sendo a grande estrela do momento, então, por enquanto, está tudo tudo bem.

Nota do Episódio8.5
9-1-1 retorna com força, sensbilidade e uma Angela Bassett cada vez melhor, mais madura e cativante. Kids Today é exatamente o que precisávamos.
8.5
Tags 9-1-1FOX
Avatar

Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

1 comment

Add yours

Post a new comment