Grey’s Anatomy: explicado por que o Burke saiu na 3ª temporada

Grey's Anatomy é cercada de polêmicas e saídas surpreendentes. Poucas se comparam ao afastamento de Isaiah Washington, que explicamos hoje.

Greys Anatomy

Em junho de 2007 foi anunciado que o personagem de Isaiah Washington, Dr. Preston Burke, não retornaria após a terceira temporada de Grey’s Anatomy. A notícia foi um choque, pois Washington era um personagem principal e o programa foi um grande sucesso. Então, por que o personagem de Washington deixou a série.

Ao longo das três primeiras temporadas de Grey’s Anatomy, Isaiah Washington interpretou Preston, um cirurgião cardiotorácico do Seattle Grace Hospital. Enquanto salvava dezenas de vidas no programa, Burke também interpretou o namorado de Cristina Yang (Sandra Oh) e mentor de George O’Malley, de T. R. Knight. O personagem de Burke e Derek Shepherd de Grey’s Anatomy (interpretado por Patrick Dempsey) tinham um vínculo particular no programa, pois ambos eram líderes em seus campos de medicina e namoravam residentes (Derek estava em um relacionamento com Meredith Grey de Ellen Pompeo).

Como foi a saída de Burke?

No último episódio de Preston Burke na 3ª temporada de Grey’s Anatomy, ele e Cristina estavam prestes a se casar quando Cristina teve dúvidas. Burke a deixou em seu casamento, e Cristina voltou ao apartamento de Burke para encontrá-lo desaparecido. No entanto, o fim abrupto do personagem de Burke não estava originalmente nos planos. Ele veio depois de vários meses de consequências após um desentendimento no set entre Washington e o ator Patrick Dempsey, no qual Washington supostamente usou um insulto homofóbico.

PUBLICIDADE

Leia também: Meredith poderá matar Bailey em Grey’s Anatomy e fãs reagem

Preston Burke de repente deixando Cristina Yang no altar foi um final bastante chocante para o personagem. Muitos estavam curiosos sobre a repentina saída de Isaiah Washington de Grey’s Anatomy. A criadora de Bridgerton e Grey’s Anatomy, Shonda Rhimes, não costumava dizer muito sobre as saídas dos membros do elenco, exceto por seus comentários sobre Katherine Heigl. Dito isto, a saída de Washington foi compreensivelmente repleta de controvérsias em torno das ações que levaram à sua demissão pela ABC. 

Surpreendentemente, Shonda Rhimes não teve e ainda não tem má vontade em relação a nenhum dos membros do elenco a deixar Grey’s Anatomy, e Isaiah Washington está incluído nisso. Na verdade, ela elogiou a química entre Oh e Washington. De acordo com a Entertainment Weekly, ela achou o relacionamento deles “fascinante”, comentando sobre o relacionamento que eles compartilharam: “Acho que as pessoas realmente os amavam juntos – por mais prejudicial que esse relacionamento fosse para os dois. Acho que as pessoas realmente adoraram vê-los lutar.”

Greys Anatomy elenco

Uma partida difícil

Embora Shonda Rhimes não sentisse má vontade em relação a Isaiah Washington após seus comentários inflamatórios, ela ainda estava pelo menos ciente do peso de suas más escolhas. Na mesma entrevista à EW, ela fez referência ao comportamento do ator no set e admitiu que o ator precisava mudar. Entre a 3ª temporada de Grey’s Anatomy e seu reaparecimento, o ator deve ter feito alguma autoanálise. Isso porque ele foi autorizado a voltar ao programa (mesmo que apenas por uma breve aparição).

Leia também: Shonda Rhimes está grata por sua filha não ver Grey’s Anatomy

“Eu também quero deixar claro que Isaiah é uma pessoa que todos nós amamos e amamos há muito tempo. Sinto que muitas pessoas ficaram tipo, ‘Como você pode fazer isso?’ Acredito muito forte e plenamente na capacidade das pessoas de crescer e mudar e aprender com seus erros e quando eles sabem melhor, fazem melhor. Se as pessoas não pensarem que, ao longo de sete anos, é possível para um ser humano mudar, então realmente não há futuro para a raça humana.”, afirma Shonda.

O conflito de Isaiah Washington com Patrick Dempsey em Grey’s Anatomy

Aparentemente, Patrick Dempsey era o principal alvo do insulto homofóbico, já que Isaiah Washington e ele tiveram um relacionamento tumultuado no set. Os dois foram apresentados na primeira temporada de Grey’s Anatomy. Seus relacionamentos com Meredith Gray e Cristina Yang definitivamente se espelharam. No entanto, isso não significa que os dois atores se deram bem em qualquer sentido. Washington afirma que Patrick Dempsey iniciou o argumento que levou à calúnia. De acordo com Washington, ele sentiu como se o Dr. McDreamy não o estivesse tratando com respeito e a discussão realmente começou sobre o atraso de Dempsey para o set. Dempsey então ficou com raiva porque Washington fez comentários sobre não precisar da atriz Ellen Pompeo e afirmou que ele pode agir bem sozinho. Compreensivelmente, isso deixou Dempsey mais chateado. A briga veio à tona quando Washington usou o insulto homofóbico.

Embora Washington negue que o insulto fosse uma referência ao ator T.R. Knight (que saiu de Grey’s Anatomy com a morte de George na 6ª temporada), vários relatos afirmam que Washington usou um insulto ligado às preferências sexuais de Knight ao discutir com Dempsey.

Polêmica perdura até hoje

Washington explicou mais tarde (via Larry King Live) que ele nunca chamou Knight de coisa alguma, mas usou uma palavrão dirigido a Dempsey, pedindo-o para não tratá-lo mal. Quando perguntado o que ele queria dizer com o termo, se não sobre Knight, Washington disse que, para ele, a palavra significava alguém que era “fraco” ou “uma pessoa que não merece respeito”. Washington emitiu um pedido de desculpas após o incidente, mas foi criticado novamente quando repetiu o termo em uma entrevista no Globo de Ouro vários meses depois.

Após os comentários de Washington no Globo de Ouro, a ABC decidiu não renovar o contrato de Washington e o demitiu do programa. Anos depois, em 2014, o personagem de Washington retornou a Grey’s Anatomy para o último episódio da co-estrela Sandra Oh. Ainda assim, a criadora e produtora executiva do programa Shonda Rhimes afirmou que seu retorno era apenas para encerrar a história de Cristina Yang. O incidente com Washington em 2006 recebeu nova atenção com o recente lançamento do livro de Lynette Rice, How to Save a Life: The Inside Story of Grey’s Anatomy, no qual o comportamento de Patrick Dempsey no set também foi questionado.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.