1899: trágica história real inspirou a série; Saiba a verdade
1899 é a nova aposta da Netflix para fazer sucesso no mundo todo. Série tem elenco internacional e se baseia em trágica história real.
A série 1899 da Netflix segue Maura Franklin (interpretada por Emily Beecham), uma neurologista e uma das primeiras médicas do Reino Unido. Ela está a bordo de um navio que transporta migrantes que esperam começar uma nova vida na América. Eles se deparam com outro navio migrante, o que leva a uma série de fenômenos inexplicáveis.
A série foi criada por Jantje Friese e Baran bo Odar, que explicaram como a crise dos migrantes europeus e o Brexit influenciaram a série.
A arte imita a vida – para o bem e para o mal
Friese disse ao Deadline Hollywood: “Todo o ângulo europeu foi muito importante para nós, não apenas em termos de história, mas também na maneira como iríamos produzi-lo.
“Realmente tinha que ser uma colaboração europeia, não apenas do elenco, mas também da equipe.
Leia também: 1899, segredos do final explicado: o que acontece?
“Sentimos que, com os últimos anos da Europa em declínio, queríamos dar um contraponto ao Brexit e ao nacionalismo crescente em diferentes países, para voltar àquela ideia de Europa e europeus trabalhando e criando juntos”
Ela continua afirmando que “Ser fiel às culturas e aos idiomas foi muito importante. Nunca quisemos, por exemplo ter personagens de países diferentes onde todos falam inglês. Queríamos explorar este coração da Europa, onde todo mundo vem de outro lugar e fala um idioma diferente, e o idioma define muito da sua cultura e do seu comportamento.“
Multiculturalismo em várias frentes
A equipe de roteiristas era composta por escritores de diferentes nacionalidades e o show inclui um elenco multicultural. Miguel Bernardeau estrela como Ángel, um espanhol rico, com Maciej Musiał como Olek, um foguista polonês.
Mathilde Ollivier interpreta Clémence, uma jovem da elite parisiense, com Isabella Wei como Ling Yi, uma misteriosa jovem chinesa.
A crise migratória europeia de 2015, conhecida como crise dos refugiados sírios, viu um movimento significativamente maior de refugiados na Europa quando 1,3 milhão de pessoas vieram ao continente para solicitar asilo. Embora fossem principalmente sírios, havia várias pessoas do Afeganistão, Nigéria, Paquistão, Iraque e dos Bálcãs. A grande maioria dos refugiados chegou à Europa atravessando o Mar Egeu da Turquia para a Grécia.
Uma leitura de mundo
1899 foi anunciado pela primeira vez durante a crise migratória europeia, quando pessoas deslocadas buscavam segurança em conflitos e outras dificuldades. A série é totalmente multilíngue, com cada ator falando em sua língua nativa.
Leia também: 1899: o segredo da nova série Netflix dos criadores de Dark
“Espero que isso faça com que as pessoas que falam inglês aprendam e amem idiomas diferentes também.”
Espera-se que a série, dos criadores de Dark, seja um programa de várias temporadas, desde que obtenha as classificações de audiência.
No entanto, pode levar algum tempo até que a história continue.