Crítica: 3ª temporada de Jack Ryan é boa, mas tem falhas

Enquanto luta contra um plano sinistro, Jack Ryan precisa escapar até mesmo da sua própria agência para deter uma nova guerra mundial.

Jack Ryan
Imagem: Divulgação

Em primeiro lugar, vale lembrar que Jack Ryan é um dos grandes sucessos do Amazon Prime Video, plataforma de streaming que ainda engatinha com superproduções em relação a seus concorrentes diretos.

No entanto, não há como negar o sucesso das séries recentemente lançadas. Dessa maneira, a 3ª temporada de Jack Ryan estreia com 8 episódios e traz John Krasinski em belas atuações, mesmo quando alguns pontos do roteiro falham na trama.

Atualmente, Jack Ryan trabalha como oficial da CIA em Roma, quando descobre um novo plano que irá alterar algumas peças do tabuleiro político a nível global. Em seguida, você imagina o que acontece.

PUBLICIDADE

Ressurgirmento

Da mesma forma que na realidade, o centro das atenções da série é focado em cima de tensões de outros países da Europa, mais especificamente, República Tcheca com a Rússia. Por vezes, no passado, muitos filmes e séries beberam da fonte da extinta URSS como grande vilã, assim como Jack Ryan faz nesta temporada.

Entretanto, o contexto não poderia ser mais atual, uma vez que a guerra na Ucrânia serve como alerta a todos os países próximos.

Assim sendo, Jack precisa lutar contra todos, inclusive contra a sua própria agência, para que ela possa parar um plano escuso que visa restituir o poder da antiga URSS.

Por outro lado, a série Jack Ryan nos leva constantemente ao passado para que possamos entender melhor o contexto do plano a ser executado pelos russos. Isso funciona muito bem e dá um peso ainda maior para algumas atitudes que serão tomadas no decorrer da temporada.

Jack Ryan
Imagem: Divulgação

Sokol

Em contrapartida, o projeto Sokol é o nome dado ao plano de um pequeno grupo de russos que visa restaurar a ordem em seu país e consequentemente o poder e imponência da Rússia. Bem como conta com requintes de crueldade desde a concepção do projeto.

Sokol nada mais é que a boa e velha carta da ameaça nuclear. Todavia, dessa vez, é uma bomba com um alcance menor e direcionado, que pode causar danos específicos em seus inimigos.

Enquanto levanta fontes e dados para a CIA, Jack fica cada vez mais convicto de que a ameaça é real e iminente. Entretanto, o diretor da agência faz com que sua nova chefe de alguma maneira o queime e uma missão de reconhecimento. Dessa maneira, Jack Ryan está sozinho e, ao mesmo tempo, será caçado por russos e americanos.

Jack Ryan nunca está sozinho

Jack Ryan
Imagem: Divulgação

Conforme avança a trama política, em paralelo com o andamento do projeto Sokol, Jack precisa escapar de todos ao mesmo tempo. Então as cenas de ação e perseguição dão novo folego à 3ª temporada, assim como a utilização de belos cenários, como a Grécia, e outros mais sombrios como na Rússia.

Do mesmo modo, outros personagens continuam a ganhar profundidade em suas tramas. Assim podemos ver a excelente atuação de Wendell Pierce, como Greer, o mentor do nosso protagonista.

Ainda assim, é necessário citar outra grande atuação e que vai te surpreender até o final do 8º episódio de Jack Ryan, James Cosmo como o General Luca. Luca consegue muitas vezes ser um personagem muito mais profundo e até mesmo, de certo modo, carismático.

Jack Ryan
Imagem: Divulgação

Fórmulas antigas ainda funcionam

Apesar da ausência de grandes novidades, a 3ª temporada de Jack Ryan ainda consegue entregar entretenimento de boa qualidade, e o enredo, que não pode ser considerado novo, não é insuficiente também. Desde traições e a busca pela tomada do poder através de enfraquecimento e um golpe de estado.

Então, John Krasinski dá o melhor e mais experiente Jack Ryan de todas as temporadas.

Mesmo que haja críticas a forma de como Jack reage às negativas de suas investigações do projeto Sokol, ainda assim, seus instintos novamente o colocam a frente de todos. Assim como na cena dos navios em alto mar, outro grande acerto cinematográfico da série nesta temporada.

Sob o mesmo ponto de vista, paralelamente a trama que envolve a Presidente da República Tcheca e seu pai, tudo também converge diretamente para o ápice do gran finale de Jack Ryan.

Imagem: Divulgação

O futuro de Jack Ryan

Como resultado final, cogito dizer que é a melhor temporada da série. Entretanto, como já foi confirmado, a 4ª temporada será a última de Jack Ryan.

Imagem: Divulgação

Afinal, agora só nos resta apreciar a recente estreia e aguardar ansiosamente a despedida do nosso querido espião Jack Ryan!

Nota 4/5.

Sobre o autor

Helder Sauer

Head de Marketing, atuando com estratégias de mercado e de posicionamento de marcas e produtos. Em minha bagagem, há mais de 15 anos de atendimento ao público de diversos segmentos. Após tanto tempo de conhecimento adquirido em atendimento ao público a migração para o mercado digital aconteceu da forma mais natural possível. Dessa maneira minhas habilidades em escrita proporcionam a elaboração de anúncios que convertem. Além disso o know how de vivência dentro das empresas me fez perceber que nem sempre é tudo tão fácil de se aplicar sem a mínima estrutura para atender a demanda do mercado. Contudo hoje consigo ajudar empresas de pequeno e médio porte a se encaixar no mercado digital de forma saudável e planejada. No Mix de Séries desde 2022, é responsável por produzir críticas e notícias voltadas para séries policias, de investigação, além da produção de conteúdo de streaming.