Jack Ryan: 3ª temporada tem história real da guerra da Ucrânia?
Jack Ryan tem história curiosa na terceira temporada que se conecta com algo que aconteceu na vida real. Entenda.
Jack Ryan, série do Prime Video, retornou com uma terceira temporada que leva o personagem titular para a Europa, onde ele se envolve em uma turbulência política que tem a Rússia como centro.
Na história, Jack descobre que há um grupo de pessoas que está tentando colocar um plano em ação que supostamente dará início aos eventos que podem levar à Terceira Guerra Mundial. Com a ajuda de sua equipe habitual, que inclui Greer e Mike, ele consegue descobrir muitas camadas dessa conspiração.
Claro, é emocionante assistir Jack enfrentar uma situação impossível após a outra. Mas o que torna a série ainda mais impactante é como ela se relaciona com uma guerra muito real acontecendo na Europa Oriental.
Então, os criadores de Jack Ryan usaram essa cadeia de eventos da vida real como base para a terceira temporada?
A conexão entre a guerra Rússia-Ucrânia e a terceira temporada de Jack Ryan
A terceira temporada de Jack Ryan se concentra em um conflito crescente na Rússia que se estende à configuração política na República Tcheca. Este país já havia sido conectado à União Soviética e sua proximidade com a Rússia o torna um local importante para a Rússia e seus inimigos. Encontramos a Tchéquia em uma posição muito difícil onde a OTAN quer construir laços com ele. O que significaria uma presença maior dos países ocidentais, principalmente da América, no tcheco, o que é inaceitável para a Rússia. A incursão da Rússia na Ucrânia também tem uma breve menção em Jack Ryan.
Leia também: Jack Ryan estreou 3ª temporada com problema e irrita fãs
Toda essa situação soa um tanto familiar aos eventos que levaram ao ataque da Rússia à Ucrânia. Entre as muitas razões que a Rússia usou para justificar suas ações, uma de suas desculpas foi a ameaça da presença da OTAN na Ucrânia.
A Rússia estava preocupada que seu país vizinho aceitasse a oferta da OTAN e que isso aumentasse o envolvimento do Ocidente na região, possivelmente levando à invasão de seu território. Isso ocorreu depois que o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já havia deixado claro que eles não iriam ceder à OTAN.
Mas história real inspirou a temporada?
Embora o enredo da terceira temporada de Jack Ryan pareça refletir alguns aspectos das coisas que aconteceram na Ucrânia, originalmente não era para ser assim. John Krasinski, que interpreta o papel de Jack Ryan, revelou em uma entrevista que a ideia para a terceira temporada foi criada três anos antes da temporada ir ao ar. Ou seja, antes que o mundo descobrisse que a Rússia planejava marchar sobre a Ucrânia.
“Tínhamos encerrado a história da temporada antes mesmo de o conflito chegar ao alcance do mundo”, disse Krasinski. “Mas é horrível ver que algo que escrevemos para ser tão maior que a vida que não poderia haver qualquer possibilidade de que isso pudesse acontecer na vida real. Não apenas acontecendo na vida real. Mas acontecendo em um nível que é dez vezes mais assustador. e horrível como nosso show, é algo que todos nós levamos muito a sério. E algo que certamente nunca pretendemos, pois o show já foi feito antes de acontecer.“
Esta não é a primeira vez que uma série de TV prevê algum evento político. ‘Os Simpsons’ é conhecido por fazer algumas previsões assustadoramente precisas, uma das quais foi o presidente Trump. Um episódio de ‘Person of Interest’ enfocou a história de um analista da CIA que decide denunciar o governo por espionar secretamente seus cidadãos, que alguns anos depois acabou sendo a história da vida de Edward Snowden. De uma maneira estranhamente estranha, Jack Ryan também segue essa linha em sua terceira temporada.
Considerando que os temas de Jack Ryan exigem que seja um programa politicamente consciente, seus escritores têm a responsabilidade de se aprofundar na pesquisa antes de traçar um enredo. Como a Rússia e a Ucrânia já estavam em desacordo antes do início da guerra total, é possível que os escritores tenham extrapolado a partir daí. E então, feito o enredo de sua história com base no comportamento anterior dos países, bem como de seus políticos. Assim, embora o enredo não tenha base direta na guerra Rússia-Ucrânia, ele se baseia em elementos baseados na situação política da Europa Oriental.