Manifest enganou fãs? 4ª temporada não explicou esses detalhes

No fim das costas, Manifest deixou grande mistério de lado e esqueceu de responde-lo na quarta temporada. Fãs foram enganados?

Manifest série
Imagem: Divulgação.

A parte 1 da 4ª temporada de Manifest estava cheia de respostas muito necessárias, mas três mistérios importantes – todos os três sobre Al-Zuras – permanecem sem solução. E muitos fãs estão se sentindo enganados, porque a série dedicou um tempo a inserir tal trama e, de repente, a abandonou. Será que esse mistério ficará sem resposta?

Desde a segunda temporada, os passageiros do voo 828 entenderam que, de alguma forma, compartilham uma estranha ligação com um explorador egípcio do século XVI. Por uma razão que eles lutaram para compreender, Al-Zuras e sua tripulação desapareceram e retornaram exatamente como o avião, e até sofreram chamados que inexplicavelmente envolviam os próprios passageiros.

Manifest série
Imagem: Divulgação.

O que eles descobriram sobre os chamados e a natureza de sua situação finalmente esclareceu essa conexão e sua situação em geral. Aparentemente, todas as pessoas que passaram por esse fenômeno foram sugadas para uma consciência divina que lhes forneceu mensagens das quais foram gradualmente se lembrando desde que retornaram.

PUBLICIDADE

Parece que foi isso que Cal quis dizer quando disse “está tudo conectado” em referência a Al-Zuras na segunda temporada. Aparentemente, ele e sua equipe também foram selecionados pela consciência divina.

Como Al-Zuras viu o voo 828 de Manifest?

Imagem: Divulgação.

Obviamente, a nave de Al-Zuras estava presa dentro da consciência divina, não muito diferente do que aconteceu com o vôo 828 entre 2013 e 2018. O que ainda não está claro, porém, é como Al-Zuras teve um vislumbre do avião.

Leia também: Estrelas de Manifest assumem namoro em fotos românticas

Um chamado confirmou na 2ª temporada que o “dragão de prata” que Al-Zuras viu voando acima do navio durante a tempestade era o vôo 828. Faz sentido, é claro, que ambos estivessem no mesmo lugar, mas seu tempo dentro da consciência divina não coincidiu.

Os passageiros só chegaram lá várias centenas de anos depois. Com base na linha do tempo dos eventos estabelecidos na 2ª temporada, Al-Zuras e seu povo ficaram presos na consciência divina por apenas dez anos antes de serem enviados de volta.

Alguém poderia explicar isso argumentando que a consciência divina existe fora do tempo, mas as circunstâncias do encontro de Cal com Daly e Fiona sugerem o contrário. Se todos eles coexistissem dentro da consciência divina, independentemente de quando foram trazidos para lá, Cal teria visto mais do que apenas os dois. Ele teria visto cada pessoa que já entrou na consciência divina. Isso deve significar que existe uma explicação totalmente diferente para Al-Zuras estar de olho no vôo 828.

O que aconteceu com Al-Zuras?

Manifest
Imagem: Divulgação.

Ao discutir a vida de Al-Zuras, TJ disse que a Wikipedia não inclui uma data para a morte de Al-Zuras. A série revelando claramente que o destino de Al-Zuras é desconhecido parece particularmente importante para a história abrangente de Manifest.

Na verdade, a série deliberadamente não revelando é um sinal de que eventualmente será relevante. Além disso, os passageiros que mergulham nesse mistério realmente parecem necessários.

Leia também: Manifest: nova teoria explica Cal mais velho e muda tudo

A conexão entre Al-Zuras e os passageiros torna sua jornada crucial para a compreensão de seu próprio futuro. Se fosse descoberto que ele viveu mais de dez anos após a data de seu desaparecimento, os passageiros poderiam ter uma ideia do que deveriam fazer. Rastrear os passos de Al-Zuras pode fornecer uma estrutura para os passageiros enquanto planejam seus próximos movimentos na parte 2 da 4ª temporada.

Por que Al-Zuras tinha uma data de morte (e como ele sabia disso)?

Manifest
Imagem: Divulgação.

Embora eles não saibam quando Al-Zuras morreu, eles sabem que ele teve uma data de falecimento. Ele discutiu a consciência de sua tripulação sobre suas mortes iminentes em seu diário. Exatamente como eles sabiam sobre o destino que os esperava não ganhou uma abordagem, mas certamente vale a pena ponderar. Ben e os outros só sabiam sobre suas próprias datas de morte por causa do que aconteceu com Griffin na primeira temporada. Para Al-Zuras saber sobre isso, outras pessoas que ele conhecia devem ter desaparecido, ou os chamados o avisaram sobre isso de alguma forma.

Há também a questão de por que Al-Zuras e sua equipe tiveram datas de morte. Podemos aceitar neste ponto que os passageiros tiveram escolhas pela consciência divina para impedir o apocalipse em 2024. Mas o incidente de Al-Zuras ocorreu séculos antes disso.

Personagens como Zeke, Griffin e os três viciados em metanfetamina podem ter sido escolhidos para ajudar os passageiros a atingir seu objetivo, mas isso não explica a tripulação de um navio do século XVI. Portanto, eles tiveram que impedir seu próprio evento apocalíptico ou contribuíram secretamente para os esforços dos passageiros de alguma outra forma que ainda não foi revelada?

Embora Al-Zuras tenha sido um pouco tardio na quarta temporada de Manifest, essas são todas as perguntas que Ben, Michaela e Saanvi precisam fazer quando a série retornar. Então, nossa torcida é para que esse mistério encontre uma solução.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.