Law & Order: SVU entrega episódios excelentes
Law & Order: SVU entrega episódios excelentes com Jumped In e Soldier Up, os episódios 24x10 e 24x11, respectivamente.
Quem acompanha os textos sobre Law & Order: SVU no Mix de Séries sabe que uma das críticas recorrentes é a má vontade dos roteiristas e produtores em alongar narrativas.
Nos primórdios, tínhamos um pouquinho, mas logo foi abandonado pela crueldade da estrutura da TV aberta. Os dois episódios em avaliação aqui, contudo, mostram que há possibilidade de assistirmos arcos maiores.
Em “Jumped In” e “Soldier Up“, Olivia Benson é incumbida de uma tarefa diferente daquilo que normalmente realiza. Primeiramente, ela precisa enfrentar a ameaça de uma gangue que aterroriza as ruas de Nova York. A busca por culpados faz com que ela tenha que ajudar a problemática Unidade de Vítimas Especiais do Bronx.
Méritos
Como adiantei, um dos grandes acertos desses dois episódios é a versatilidade da história. Quando “Jumped In” conclui e “Soldier Up” começa, temos a certeza que aquela história não será esquecida, tampouco mal desenvolvida. A personagem é levada ao extremo e consequentemente Mariska Hargitay aumenta o nível.
A boa vontade do roteiro também fez com que Ice-T tivesse um bom desempenho. Algo que não vemos há anos de um ator em ritmo de piloto automático. Além disso, também destaco Kevin Kane, que interpretou o detetive Terry Bruno. Certamente merece retornar.
Problemas antigos
Além da caça às gangues, o roteiro também propõe uma discussão sobre a disfuncionalidade do aparato do Estado. Como pode uma delegacia na cidade de Nova York estar em colapso? É ainda mais dramático pensar que a série traz uma versão romântica do mundo real. É preciso que o telespectador reflita.
Falamos sobre Nova York, mas não muda mudaria muito se estivéssemos em Cabedelo, Rondonópolis ou Vila Velha. Law & Order: SVU trata dessa necessidade de humanização no tratamento e suporte às vítimas. Contudo, isso também faz parte do pacote.
Entendo que não é sensual ou apelativo lembrar que burocracia faz parte do processo investigativo. Porém, é uma excelente oportunidade para que possamos refletir sobre quem elegemos e também cobrar que o Estado funcione da forma correta. Por isso, fique atento!
Uma nova série derivada?
Durante todos desenvolvimento do episódio, fica bastante claro que há algumas pistas de que uma nova série derivada pode vir por aí. Seja na necessidade de escolher novos membros do esquadrão, de acabar com o volume de inquéritos em aberto, ou até mesmo de personagens que sumiram e agora voltaram, como Mike Duarte (Maurice Comte).
Sendo assim, eu aviso a NBC Universal que, caso um novo spin-off esteja no horizonte para o Peacock, contem comigo!