Breaking Bad: astro revela grande segredo do sucesso da série

Breaking Bad é um sucesso absoluto de público e crítica. Mas qual o segredo para tamanho fenômeno? Astro da série dá a resposta.

Breaking Bad

Bryan Cranston explica porque Breaking Bad se tornou um sucesso tão grande. E tudo se resume a Walter White. Exibido pela primeira vez na AMC em 2008, Breaking Bad, do criador Vince Gilligan, durou 5 temporadas aclamadas antes de chegar ao fim em 2013. O drama é estrelado por Cranston como Walt, um professor de química do ensino médio com doença terminal que começa a cozinhar metanfetamina com Jesse (Aaron Paul), um ex-aluno.

No episódio mais recente do programa Quem está falando com Chris Wallace?, Cranston reflete sobre seu papel principal como Walt em Breaking Bad. Ele oferece seus pensamentos sobre porque o programa foi um sucesso tão grande. O ator explica que, embora Walt acabasse fazendo algumas coisas horríveis conforme o show avançava, ele foi apresentado como um cara tão oprimido que não demorou muito para o público começar a torcer por ele. Confira o comentário completo de Cranston abaixo:

Acho que as pessoas se relacionam com esse cara. Eles simpatizaram com ele por ser um homem que está tentando realmente incutir entusiasmo no trabalho. Em sua ciência, para um mar de apatia com seus alunos. Por ele ter um segundo emprego para cuidar de seu filho com necessidades especiais. Então, a profissão docente, o sistema de saúde, tudo isso fazia parte. E você sentiu pena dele, e ele tem câncer terminal. Então, esse pobre filho da p*ta desperta empatia.

PUBLICIDADE

E então todo mundo estava investido e torcendo por ele. Mas então ele faz algo ilegal? Bem, vou dar-lhe um chance. E algo um pouco brutal, um pouco mais, um pouco mais. E Vince Gilligan queria ver quanto tempo ele pode ir e quão longe ele pode ir daquele homem inicial, e ainda manter a fidelidade do público. Então foi um verdadeiro teste. E nunca foi feito na história da televisão, ter uma estrela da série mudando de personalidade no decorrer da série. E então fiquei impressionado com essa perspectiva e queria fazer parte dela.

O que vem a seguir para o universo de BrBa?

Embora Breaking Bad tenha sido concluída há quase 10 anos, o mundo do show sobreviveu em Better Call Saul. Este é o spin-off que segue o Jimmy McGill de Bob Odenkirk, também conhecido como Saul Goodman. Após 6 temporadas populares e aclamadas, no entanto, Better Call Saul chegou a um fim conclusivo no ano passado, oferecendo ao público algumas cenas extras com Walt e Jesse. Agora que o show spinoff também acabou, está menos claro se o mundo de Breaking Bad retornará com outro spinoff.

Leia também: Breaking Bad: Atores de Walt e Jesse recriam cena em comercial

Gilligan expressou que está aberto para potencialmente criar outro spinoff de Breaking Bad no futuro, mas o criador parece interessado principalmente em buscar outros projetos no momento. Seu próximo programa, por exemplo, é estrelado por Rhea Seehorn, de Better Call Saul, e já recebeu um pedido direto para duas temporadas na Apple TV+. Se o programa for bem-sucedido, é possível que Gilligan esteja muito ocupado nos próximos anos para pensar em retornar a Breaking Bad.

Embora Cranston e Paul tenham reprisado recentemente seus papéis como Walt e Jesse para um comercial do PopCorners no Super Bowl, parece que esses dois personagens chegaram ao fim da estrada em termos de aparições em potenciais spinoffs. Considerando que ambos os personagens já tiveram várias despedidas satisfatórias, qualquer futuro spin-off de Breaking Bad pode ser melhor servido focando apenas em novos personagens e não ressuscitando Walt e Jesse para outras participações especiais.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.