O Poder e a Lei: a história real que inspirou Mickey Haller na série
Sucesso na Netflix, a série O Poder e a Lei voltou para segunda temporada: protagonista foi inspirado em advogado da vida real.
Embora Mickey Haller possa vir de um outro meio de ficção, ou seja, do livro de mesmo nome de Michael Connelly, o protagonista da série O Poder e a Lei, da Netflix, tem base em dois advogados da vida real.
O Poder e a Lei é uma série de televisão baseada em um thriller jurídico de Michael Connelly. A história segue Mickey Haller, um advogado sem sorte trabalhando na parte de trás de seu carro Lincoln Town. Então, ele consegue assumir importantes casos legais, incluindo alguns assassinatos intrigantes.
Tanto no livro de Connelly quanto na adaptação da Netflix, a história de Mickey Haller começa com ele trabalhando como advogado na traseira de seu carro Lincoln. O carro é dirigido por uma ex-cliente que está trabalhando com seus honorários advocatícios. Embora Haller normalmente aceite casos comuns de traficantes de drogas e gangues, ele assume um risco ao assumir o caso de um rico corretor de imóveis. Isso porque o corretor foi acusado de agressão e tentativa de homicídio. O caso não é apenas desconcertante, mas Haller também começa a examinar casos anteriores e a si mesmo para resolvê-los.
Protagonista de O Poder e a Lei foi inspirado pelo advogado David Ogden
O protagonista de O Poder e a Lei, Mickey Haller, tem inspirações em um advogado de Los Angeles, David Ogden.
Leia também: O Poder e a Lei: 2ª temporada revela complicações
De acordo com um artigo de Tudum, da Netflix, Mickey Haller pode ser um personagem fictício criado por Michael Connelly. Mas o autor se inspirou para escrever Haller do jeito que ele é depois de conhecer David Ogden.
Conforme escrito pelo The Washington Post, Connelly estava escrevendo “The Lincoln Lawyer” em 2001 e conheceu Ogden por meio de um amigo em comum. E tudo isso em um jogo de beisebol. Depois de perguntar a Ogden sobre sua prática, o advogado revelou que ele não trabalhava em um escritório normal. Mas sim em seu carro dirigido por um ex-cliente.
A partir daí, com alguns detalhes bem interessantes de David Ogden, o personagem de Mickey Haller começou a tomar forma. Connelly foi repórter policial por mais de uma década antes de escrever O Poder e a Lei. E, portanto, sua experiência no crime também ajudou a formular a história de Haller e o grande caso legal.
Além disso, Connelly revelou que, junto com a história de Ogden, gostou da ideia de escrever sobre um advogado “fazendo a coisa certa com grande risco para si e sua família”. Desta forma, Mickey Haller surgiu a partir de várias fontes diferentes.
A carreira de Mickey Haller também foi inspirada por Dan Daly
O segundo advogado a inspirar Haller foi Dan Daly. Daly e Connelly se conheceram quando ambos trabalhavam no Daytona Beach News Journal, e quando Daly se tornou advogado, Connelly se inspirou em seu caminho. Em particular, Connelly se encontraria com Daly e seu parceiro Roger Mills em um bar da Flórida. Assim, os dois advogados falariam sobre seus trabalhos e casos para Connelly, que fez anotações em guardanapos. A experiência de Daly como um advogado ocupado e sempre em movimento foi uma grande influência em como Mickey Haller opera em O Poder e a Lei.
Embora Mickey Haller tenha base em David Ogden e Dan Daly, no entanto, ele é um personagem único. E fictício. O Poder e a Lei é um thriller jurídico fictício com um toque muito mais dramático do que a vida de dois advogados reais.
No entanto, não há como negar que os pedaços de verdade que Connelly adicionou ao personagem de Mickey Haller de Ogden e Daly foram essenciais para torná-lo um personagem honesto e interessante, o que certamente continua na segunda temporada de O Poder e a Lei.