Yellowstone: por que Kevin Costner vai sair da série?
A estrela de Yellowstone, Kevin Costner, está saindo da série. Mas qual o motivo de sua despedida? Eis as respostas para a polêmica.
Existem vários fatores-chave na decisão de Kevin Costner de deixar Yellowstone após a 5ª temporada. O notável ator fez seu anúncio de deixar a série aclamada pela crítica no início deste ano. Isso resultou na decisão da Paramount e do criador Taylor Sheridan de encerrar o show com a saída de Costner. Em um movimento imprevisível, a saída de Costner e o fim repentino de Yellowstone chegam em um momento em que a série ainda é imensamente popular e bem recebida pelo público e pela crítica.
Yellowstone é um dos vários programas de TV que foram encerrados enquanto estavam em alta. Ainda assim, o final abrupto do programa parece um tanto forçado pela escolha inflexível de Costner de sair. A série tinha potencial para durar pelo menos mais algumas temporadas. O que poderia ter acontecido se a disponibilidade de Costner para aparecer em Yellowstone não tivesse diminuído significativamente. Apesar de Sheridan e da Paramount criarem o melhor cenário desde a saída de Costner com uma série de prequelas, sequências e séries derivadas, parece que expandir o universo sem o papel de John Dutton não fazia parte do plano original.
Kevin Costner está deixando Yellowstone por causa de seu novo filme de faroeste?
Apesar de ser o patriarca icônico da família Dutton em Yellowstone, Costner é um ator muito proeminente em vários outros filmes populares, bem como um diretor vencedor do Oscar. Seu drama de faroeste de 1991, Dança com Lobos, ganhou o Oscar de Melhor Filme e Melhor Diretor, consolidando a habilidade de Costner como cineasta. É provavelmente por isso que Costner está priorizando seu projeto pessoal Horizon: An American Saga e sua próxima sequência, em vez de continuar priorizando sua vida, carreira e agenda em Yellowstone, para o qual ele não dirigiu nenhum episódio.
Leia também: Yellowstone: grandes teorias do final da 5ª temporada
A disponibilidade de Costner certamente diminuiu devido ao seu compromisso com Horizon: An American Saga, que ele co-escreveu, estrelou e dirigiu. O filho de Costner, Hayes, também está confirmado para aparecer no filme, o que adiciona outro elemento pessoal a Horizon. De muitas maneiras, Horizon e Horizon 2 devem ser sucessores espirituais de Dança com Lobos. Afinal, este é o projeto que representou o auge do trabalho artístico de Costner em sua carreira.
Houve muitos boatos sobre o drama na série
Outro fator importante que contribuiu para a saída de Costner de Yellowstone é o turbilhão de rumores de drama nos bastidores. Eles podem ter afetado algumas das dinâmicas entre os principais atores do programa. Em particular, especula-se que a relação entre Costner e Sheridan tenha sido tensa. Costner contestou boatos sobre o drama dos bastidores, afirmando que ele ainda estava cumprindo seu contrato inicial. Esse vaivém entre Sheridan e Costner gerou um conflito de egos exaltados e disponibilidade limitada.
Outras ocorrências e desentendimentos no set entre Costner e Sheridan criaram uma tensão persistente que cresceu junto com o sucesso de Yellowstone. Sheridan alegou que Costner pediria injustamente mais dinheiro para promover o show, o que criou uma dinâmica desconfortável entre ele e a Paramount. A aparente incapacidade de Costner de comprometer ou estender mais dias de filmagem provavelmente criou algumas tensões entre ele e a equipe de produção.
Contrato de Kevin Costner está oficialmente encerrado
Documentos judiciais inéditos provaram recentemente que o contrato de Kevin Costner para aparecer em Yellowstone está oficialmente encerrado. Isso frustra qualquer esperança de haver algum tipo de renegociação que daria a Costner a opção de aparecer em episódios futuros em uma hipotética temporada 6 e além. No documento, Costner revelou que ganhará significativamente menos dinheiro com sua participação limitada na 5ª temporada de Yellowstone.
Sem qualquer incentivo adicional de compensação ou as exigências de qualquer contrato ativo, Costner poderia muito bem ter um papel incrivelmente diminuído nos seis episódios finais da aclamada série. Com todas essas tensões nos bastidores em mente, Costner pode decidir renunciar a qualquer senso de obrigação de ver seu icônico personagem John Dutton com uma resolução poderosa. Infelizmente, os episódios finais de Yellowstone têm várias razões para justificar a presunção de que poderia enfrentar um destino decepcionante semelhante ao de Game of Thrones, especialmente considerando o efeito das greves SAG e WGA que atualmente interromperam todas as produções na indústria do entretenimento e podem apressar ou alterar o resultado de Yellowstone.
Por que a série principal não poderia continuar sem Kevin Costner
Uma sequência de Yellowstone foi a melhor escolha para lidar com a ausência de Kevin Costner. Isso porque o show simplesmente teria sofrido se tivesse tentado continuar sem ele. Considerando que várias séries spin-off de Yellowstone já estavam em andamento, terminar a série com a saída de Costner permitirá uma ruptura com a série original que permitirá que outros personagens apareçam em papéis mais proeminentes sob um título diferente. A grande ausência de Costner teria deixado muito espaço para qualquer ator. E é por isso que começar de novo com Matthew McConaughey sob uma nova marca essencialmente reiniciará tudo.
Leia também: Yellowstone deve ficar ainda maior com saída de Kevin Costner
A bem-sucedida série prequela de Yellowstone, 1883 e 1923, já provou que a franquia poderia sobreviver a uma expansão sem Costner. É realmente um crédito para Sheridan que ele seja capaz de gerar um número tão alto de séries consistentes no universo de Yellowstone. Muitos shows excepcionais, como House of Cards, tentaram e falharam em continuar sem seu protagonista insubstituível e descobriram da maneira mais difícil que o show simplesmente não poderia ser o mesmo. Sheridan é sábio em não arriscar descobrir se Yellowstone poderia continuar sem Costner e provavelmente sabe que não, apesar de ter dificuldade em admitir isso.