Suits: o verdadeiro motivo por que foi cancelada

Suits voltou a fazer sucesso nos EUA, mas afinal, porque a série foi cancelada antes da pandemia? Eis a resposta.

Suits cancelada

Quem diria, mas uma das séries mais vistas nos EUA atualmente não é uma série nova. Trata-se, na verdade, de um drama jurídico que estreou 12 anos atrás – e terminou antes do início da pandemia. De fato, Suits é o programa de streaming mais popular no momento, quebrando recorde após recorde. De acordo com o medidor Nielsen (via Deadline), ela teve o dobro de transmissão de O Poder e a Lei.

Esse interesse renovado na série, graças a adição da atração na Netflix, fez com que muitos novos fãs se perguntassem o que aconteceu com Suits, por que terminou após nove temporadas e se há uma chance de voltar.

Suits foi cancelada – mas não existia mais história

Bem, para a primeira parte, a resposta é simples e um pouco complicada. O elenco da série estava sob contrato apenas até o final da 7ª temporada, após a qual Patrick J. Adams e Meghan Markle partiram (esta última por razões bem óbviqs). Em entrevista ao Deadline sobre a temporada final, o criador Aaron Korsh disse que abordou a rede antes da sétima temporada para traçar um plano, e eles negociaram por mais duas temporadas, para então ele dar um fim da trama na nona temporada.

PUBLICIDADE

Leia também: Suits: 10ª temporada vira assunto após sucesso na Netflix

Durante a 7ª temporada, enquanto eles negociavam os contratos do elenco por dois anos, aconteceu um imprevisto. Você nunca pode saber que uma de suas estrelas vai se casar com o príncipe da Inglaterra. E Patrick decidiu não voltar, então tivemos a escolha de continuar depois da 7ª temporada.

A palavra com e: enchimento

Suits cancelada
Imagem: Divulgação.

Há muitas razões pelas quais uma série como Suits seria tão popular em 2023. Por um lado, o drama jurídico é um gênero de TV testado e comprovado que é sempre relevante. Além disso, em Suits, muito drama e emoção vêm de jogadas de poder e personagens ambiciosos se traindo e negociando, o que pode tornar esta uma boa opção para aqueles que desejam uma “nova Succession“.

E, claro, a série é muito boa. Além disso, está repleto de atores de renome e estrelas convidadas, como Gina Torres, a já mencionada Meghan Markle, Wendell Pierce e muito mais.

Depois, há o simples fato de que Suits tem 134 episódios, cada um com cerca de 42 minutos. Há algo de especial e reconfortante em assistir a uma série com muitos episódios, porque você pode simplesmente assisti-lo em segundo plano ou quando não sabe mais o que assistir e sabe que pode continuar fazendo isso por um longo tempo.

A beleza de séries com temporadas longas que precisam de “enchimento” para alcançar seus episódios previstos é que você conhece os personagens melhor do que qualquer temporada de 8 episódios. Sim, estamos falando da palavra com e: enchimento. Quando você pensa em sitcoms modernos, é difícil criar um programa que seja tão popular quanto algo como “Friends” ou “Seinfeld”.

Em grande parte, isso ocorre porque a ordem tradicional de mais de 20 episódios é inexistente no streaming. Isso levou à ideia infeliz e bastante enganosa de transformar programas de TV em apenas filmes longos. Na maioria das vezes, essas temporadas mais curtas parecem inchadas, porque tentam se encaixar mais em um tempo mais curto, em vez de deixar a história respirar e os personagens crescerem e se desenvolverem com o tempo.

Existe futuro para Suits?

Suits cancelada
Imagem: Divulgação.

Então Suits é uma série popular de novo – e agora? Poderia ter uma segunda vida? O produtor executivo Gene Klein conversou com o TVLine sobre o sucesso da série no streaming e a possibilidade de um retorno. “Eu, obviamente, tive a sensação quando descobri que estava chegando à Netflix [que] provavelmente teria outra explosão de visualizações e esse tipo de coisa, mas não achei que isso aconteceria”, disse Klein.

“Nesta era de reinicializações e reuniões e todas essas outras coisas […] estou esperando uma ligação em algum momento”, continuou ele. “Mas não tenho conhecimento de nenhuma conversa séria.”

Faz sentido. Afinal, nos primórdios do streaming, antes de sabermos que a Netflix era o início de uma horrível bolha tecnológica que arruinaria a indústria, eles eram conhecidos como os salvadores dos programas cult. A Netflix costuma ser creditada como um grande motivo pelo qual “Breaking Bad” passou de um programa apreciado pelos críticos para um clássico moderno universalmente elogiado. Da mesma forma, é fácil esquecer que uma das primeiras produções originais da Netflix foi uma temporada de renascimento de “Arrested Development”, um programa amado que foi cancelado cedo demais.

A mesma coisa aconteceu com “Lucifer”, um programa que teve sua vida interrompida antes que a Netflix aparecesse e o salvasse, dando-lhe mais três temporadas.

Infelizmente, os dias em que a Netflix recebia programas amados, mas não necessariamente bem-sucedidos, e dava a eles uma segunda chance, parece ter acabado. Afinal, a Netflix tem anunciado muitos cancelamentos. Portanto, parece quase improvável que Suits retorne em algum momento.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.