The Crown: o que aconteceu com Mohamed Al Fayed depois?
Mohamed Al-Fayed é figura central na 1ª parta da última temporada de The Crown. Mas o que aconteceu com ele depois?
A sexta temporada de “The Crown”, da Netflix, traz Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi Fayed, como uma influência importante no relacionamento da Princesa Diana com Dodi. No entanto, na vida real, Al-Fayed continuou a viver uma vida plena após a morte do casal. A primeira parte da sexta temporada de “The Crown” foca nos dias que antecederam o acidente fatal que matou Diana, Princesa de Gales, e Dodi Fayed. Durante grande parte desse tempo, o pai de Dodi, Mohamed Al-Fayed, estava incentivando o relacionamento de seu filho com a princesa. Embora envolvente, essa é uma das partes menos precisas da morte de Diana retratada em “The Crown”.
Em um dos momentos mais comoventes, Mohamed Al-Fayed reflete sobre suas ações e relacionamento com seu filho. Assistir à cena em que Al-Fayed pede desculpas ao espírito de seu filho é comovente. O verdadeiro Al-Fayed provavelmente experimentou o mesmo luto e luta que seu homólogo fictício, excluindo o fantasma. Isso leva à pergunta sobre o que ele fez e como mudou após a tragédia de “The Crown”.
Mohamed Al-Fayed comprou a antiga escola da Princesa Diana
Ao final da primeira parte da sexta temporada de “The Crown”, Mohamed Al-Fayed luta para lidar com a morte de seu filho e da Princesa Diana. Na vida real, Al-Fayed encontrou uma maneira de honrar a memória deles. No dia da morte de Diana e Dodi, a antiga escola interna de Diana, West Heath School em Sevenoaks, Kent, fechou devido a uma dívida insuperável. Menos de um ano após o acidente fatal, Mohamed Al-Fayed fez um lance de £2,5 milhões pela antiga escola interna da princesa. Ele então gastou mais £660.000 renovando a escola (via BBC News).
Leia mais sobre “The Crown“:
- The Crown: 6ª temporada Parte 1 se acovarda e perde grande chance
- The Crown: comparando o discurso da Rainha na morte de Diana
- The Crown: erro com Princesa Diana impacta 6ª Temporada
Esta instituição agora atende crianças com necessidades de apoio social, emocional e mental. Ele trabalhou com o primeiro diretor da escola para criar um ambiente que atendesse a crianças que de outra forma seriam deixadas para trás pelo sistema educacional (via West Heath School). Isso é uma homenagem adorável à Princesa de Gales, que se envolveu famosamente em múltiplos empreendimentos filantrópicos voltados para jovens. Além disso, as ações de Al-Fayed prestam homenagem a seu filho Dodi, que frequentou várias instituições educacionais prestigiadas.
Mohamed Al-Fayed acreditava em uma Conspiração
Durante “The Crown”, Mohamed Al-Fayed é mostrado manipulando seu filho Dodi para um relacionamento com a Princesa Diana. Em vez de confrontar seu pai, Dodi diz a ele pelo telefone que ele e a princesa fizeram um acordo, insinuando que estavam noivos. Isso leva Mohamed a afirmar após as mortes da Princesa Diana e Dodi que os dois estavam planejando se casar. Essa história principalmente fictícia na sexta temporada de “The Crown” faz referência às alegações de teorias da conspiração feitas por Mohamed Al-Fayed após o acidente trágico.
Após as mortes de Diana e Dodi, Mohamed começou a afirmar que a Família Real Britânica conspirou para assassinar o casal. As alegações de Al-Fayed, conforme delineadas no Relatório da Investigação Paget, eram extraordinariamente elaboradas e complexas. Al-Fayed afirmou que Diana, Princesa de Gales, estava noiva e grávida de seu filho. A Família Real Britânica teoricamente descobriu isso porque M16, a CIA e a NSA monitoraram as ligações telefônicas da princesa. O pai afirmou que o governo não suportava a ideia de um homem árabe-egípcio sendo padrasto do futuro rei, então eles tramaram para matar a Princesa Diana e Dodi Fayed. As alegações de Mohamed Al-Fayed ficam ainda mais bizarras a partir daí.
Uma verdade que nunca saberemos
Al-Fayed afirmou que o motorista não estava bebendo – um fato confirmado na investigação Paget – e que alguém trocou seu sangue. Ele disse que alguém apagou todas as imagens de vídeo da perseguição. Além disso, segundo Mohamed Al-Fayed, a Princesa Diana não recebeu cuidados médicos adequados para que ela morresse junto com o bebê de Dodi Al-Fayed. Essas são apenas algumas das teorias da conspiração que Mohamed Al-Fayed acreditava. A investigação Paget desmentiu completamente as alegações de Al-Fayed, mas ele manteve suas crenças sobre as mortes pelo resto de sua vida. Infelizmente, ao dar credibilidade a algumas das alegações de Al-Fayed, “The Crown” torna mais fácil acreditar no restante.