The Rookie tem história real por trás da série

Apesar de toda a ação e aventura, The Rookie é baseada em uma história real. Série se inspira em emocionante fato.

The Rookie
Imagem: Divulgação.

Desde os primórdios da televisão, programas policiais sempre foram uma febre. Sejam eles do gênero de faroeste ou dramas contemporâneos, séries criminais reinam supremas na televisão há décadas. E não há sinais de que essa tendência diminuirá.

Entre as melhores nos últimos anos está a série liderada por Nathan Fillion, “The Rookie”. Ela acompanha um policial “calouro” nada convencional do Departamento de Polícia de Los Angeles em seus primeiros anos na força. Mas você sabia que “The Rookie” é na verdade inspirada na história real de um policial da LAPD? E que ele ingressou na força em seus quarenta anos?

Começar de novo não é fácil, especialmente para John Nolan, que, após um incidente que alterou sua vida, está perseguindo o sonho de ingressar na LAPD. Como o novato mais velho, então, ele enfrenta ceticismo daqueles que o veem como uma crise de meia-idade ambulante.

PUBLICIDADE

Logo após finalizar seu divórcio, Nolan se vê em uma situação de vida ou morte ao impedir um assalto a banco. Inspirado por seu ato heroico, enfim, ele deixa seu emprego na construção para ir a Los Angeles. Este é um dos poucos departamentos no país que aceitará um policial novato com mais de 37 anos.

Lá, Nolan é imediatamente testado e forçado a provar seu valor como membro valioso da LAPD. Muito para a contrariedade do Sargento Wade Grey, inicialmente cético em relação às habilidades de Nolan.

Ao longo da série, Nolan, baseado na Divisão Mid-Wilshire, evolui para um papel de mentor, eventualmente tendo seu próprio novato para cuidar. Depois de receber um “Bilhete Dourado” por seu serviço louvável, Nolan decide se tornar um oficial de treinamento com a intenção de promover mudanças positivas no departamento. Assim, levando a quinta temporada de “The Rookie” em uma direção ligeiramente diferente, que ocorreu simultaneamente ao spin-off de curta duração “Feds”.

Leia mais sobre “The Rookie“:

Para criar algo em Hollywood hoje em dia, é preciso haver alguma inspiração da vida real ou propriedade intelectual para se basear. Estranhamente, isso também se aplica aos procedurais policiais. “The Rookie” não é exceção, tirando sua premissa básica da história do verdadeiro policial da LAPD, William “Bill” Norcross.

Em 2015, Norcross deixou para trás uma carreira no negócio de impressão da família para se tornar um policial, deixando a Pensilvânia rumo ao sul da Califórnia.

Embora Norcross não tenha aspirações de se tornar um ator, ele apareceu como ele mesmo em uniforme durante um episódio de “The Rookie”: “The Checklist” (Temporada 1, Episódio 19). Além de ser a inspiração para a série e aparecer em uma participação especial, Norcross também atua como produtor executivo.

Quando tenho folga do patrulhamento, passo pelo set e converso com Nathan [Fillion] e os outros atores, visito a sala dos roteiristas e estou sempre disponível com uma ligação telefônica“, explicou Norcross na mesma entrevista.

Embora William Norcross sirva de base para John Nolan de Nathan Fillion em “The Rookie”, a inspiração é apenas o ponto de partida. Ao contrário do personagem do show, Norcross não era casado e não tinha filhos quando decidiu aventurar-se a oeste para seguir seu sonho de se tornar um policial.

Assim, sua história difere drasticamente da de Nolan, que deixou uma ex-mulher (interpretada pela estrela de “Bones”, Emily Deschanel) e um filho na faculdade (Zayne Emory) ao se mudar para Los Angeles. Embora haja um “núcleo de verdade” na base da série, como explica Fillion, “The Rookie” seguiu em uma direção vastamente diferente da vida real de Norcross.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.