Morte mais trágica de Smallville não é a que os fãs pensam
Fãs de Smallville podem pensar que a morte de Jonathan é a mais trágica da série. Mas existe uma morte bem pior que essa.
Durante dez temporadas, “Smallville” fez a cabeça dos fãs do Home de Aço. Isso porque ela apresentou a juventude de Clark Kent antes dele se tornar o Superman. E claro que, ao longo desses dez anos, a série trouxe muitas mortes marcantes. A mais lembrada, a de Jonathan Kent, pai adotivo de Clark, durante a quinta temporada.
A morte de Jonathan, súbita, foi o um choque para todos. Porém, os fãs que acham ela a mais trágica da série se enganaram. Isso porque, existe ainda uma morte mais comovente.
Muitos espectadores podem não se lembrar de Ryan James, o jovem amigo telepata de Clark, que rapidamente se tornou quase um irmão menor para ele. Ryan apareceu em apenas dois episódios da série, mas seu falecimento prematuro foi, sem dúvida, tão impactante emocionalmente para Clark quanto a morte de seu pai. Para os espectadores, o fim precoce de Ryan foi extremamente angustiante por uma variedade de razões.
A História de Ryan James em Smallville
Ryan James, foi o personagem de Ryan Kelley, e ele apareceu na primeira temporada. Desde o início, porém, sua vida se definiu por tragédias.
Com uma mãe que já tinha morrido e um pai ausente, Ryan é criado por padrastos que não apenas o negligenciam, mas também exploram suas habilidades telepáticas para cometer crimes. Quando Ryan tenta fugir, acaba em um acidente de carro, iniciando sua breve jornada com a família Kent.
A relação entre Clark e Ryan, embora breve, é profundamente significativa. Ryan se torna o irmão que Clark nunca teve, e Clark oferece a Ryan um senso de paz e pertencimento que ele nunca conheceu. Infelizmente, após a morte violenta de sua madrasta por seu padrasto, que é preso em seguida, Ryan é forçado a mudar-se para a casa de uma tia em outra cidade.
A Trágica Morte de Ryan
A tragédia continua a seguir Ryan em sua nova vida quando ele começa a sofrer de dores de cabeça inexplicáveis, que mais tarde se revelam como um tumor cerebral inoperável. Ryan tenta fugir novamente, desta vez com a ajuda de Clark, que o leva de volta a Smallville.
Os últimos dias de Ryan são passados ao lado de Clark, realizando o desejo de “voar” sobre a cidade em um balão de ar quente, como seu herói de quadrinhos, Warrior Angel. A morte de Ryan não é mostrada diretamente na tela; em vez disso, é expressa por um Clark emocionalmente devastado.
Jonathan Kent e a Carga Narrativa do Centésimo Episódio
É claro que a morte de Jonathan Kent comoveu os fãs de uma forma bastante impactante. Só que ela ocorre no 100º episódio de “Smallville”, onde muitos outros eventos acontecem – incluindo a própria vitória de Jonathan nas eleições legislativas estaduais, e um confronto com Lionel Luthor.
Com isso, o episódio tem um turbilhão de emoções, com grandes reviravoltas, que acabam ofuscando outras. O que, para muitos espectadores, minimizou o impacto da morte de Jonathan.
Por Que a Morte de Ryan é a Mais Trágica
Ao contrário da morte de Jonathan, no entanto, a morte de Ryan recebe o espaço narrativo que merece, resultando em um momento muito mais trágico e impactante. Ryan é apenas uma criança, cujo futuro ainda era desconhecido quando a série começou, e ele enfrenta desafios que nenhuma criança deveria enfrentar. Quando ele morre, Clark precisa enterrar um menino que havia se tornado um irmão para ele, uma perda profundamente pessoal e devastadora.
A morte de Jonathan Kent é genuinamente emocional, mas a morte de Ryan James é, inesperadamente, a mais trágica de “Smallville”. Além disso, ela aborda uma dinâmica não apenas familiar, mas profundamente humana, ressoando em um nível emocional que poucas outras histórias da série conseguiram alcançar.