O que se suspeitava sobre o cancelamento de Anne With an E é confirmado

Anne With an E ainda move muitos fãs mesmo depois de seu cancelamento, e algo que se suspeitava foi confirmado.

Anne With an E série cancelamento
Imagem: Divulgação.

As razões para o cancelamento de Anne With An E ainda são bastante escassas e, embora haja rumores por parte da Netflix e CBC sobre o ocorrido, ninguém nunca esclareceu a situação. Mas anos após essa decisão difícil, um indício da Netflix parece deixar claro o abandono que a série sofreu.

Apesar dos melhores esforços dos fãs, a 4ª temporada de Anne With An E não acontecerá em breve. Houve petições, campanhas de hashtags e até grandes estrelas que se juntaram à boa luta nas redes sociais, mas tudo foi em vão. Em 2019, a série original da Netflix foi oficialmente cancelada após a 3ª temporada. No entanto, estranhamente, algumas das circunstâncias por trás do cancelamento poderiam levar ao seu retorno final.

O fim de Anne With An E

Anne With an E série cancelamento
Imagem: Divulgação.

Uma declaração conjunta da Canadian Broadcast Company (CBC) e da Netflix dizia que “estavam muito contentes” com a história da série e as repercussões que tiveram sobre os fãs. Então, eles adoraram, mas cancelaram. Que frustrante. Embora o elenco tenha seguido em frente, ainda há muitas perguntas em torno de Anne With An E e por que realmente foi cancelada.

PUBLICIDADE

A progressiva adaptação obteve boas críticas. Então, o que aconteceu? A princípio, parecia que o programa foi cancelado porque não encontrou uma audiência grande o suficiente. Depois que os fãs se pronunciaram contra o cancelamento, os produtores do programa emitiram suas próprias declarações. Após várias especulações de que a série poderia migrar, nenhuma outra rede até o momento se mostrou interessada em investir em Anne.

A CBC cortou laços com a Netflix por completo. Catherine Tait, diretora executiva da CBC, disse em uma entrevista que sentia que produzir programas para o serviço de streaming estava prejudicando a indústria cinematográfica nacional no Canadá. Segundo relatos, até se chegou a comparar a Netflix com o imperialismo britânico em outra ocasião.

O Impacto do Cancelamento

Anne With an E drama destronou
Imagem: Divulgação.

Anne With An E foi cancelada após 3 temporadas, e a Netflix ainda não conseguiu explicar as razões. Os fãs da série ainda lutam para que ela tenha o final que merece.

Infelizmente, essa notícia chegou justamente quando a 3ª temporada estreou na Netflix. Então, talvez a verdadeira razão pela qual cancelaram a série não tenha nada a ver com demografia, classificações ou orçamento. Talvez simplesmente se perdeu na confusão, uma casualidade na ruptura. O problema com a Netflix é que ela restringe contratualmente que os programas busquem novas redes imediatamente após a plataforma cancela-los, o que, infelizmente, complica as coisas para a série.

Possibilidades Futuras

Embora os produtores tenham se despedido, sempre existe a possibilidade de que Anne With An E possa reviver ou retornar no futuro. Talvez a CBC a traga de volta para sua própria rede. Talvez aquele filme aconteça. Afinal, há muito material para adaptar, já que os livros de Lucy Maud Montgomery acompanham Anne Shirley até a idade adulta.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.