House of the Dragon: Quem é a Mulher que Visita Rhaenyra no Episódio 5 da 2ª Temporada?

House of the Dragon reintroduziu personagem chave que pode ser a arma secreta contra Aegon no Episódio 5 da 2ª temporada.

House of the Dragon Rhaenyra visita
Imagem: Divulgação.

A 2ª temporada de House of the Dragon tem se concentrado principalmente na família Targaryen e na guerra civil que os envolve, conhecida como Dança dos Dragões. No entanto, o Episódio 5 introduz uma trama maior, envolvendo um grupo menos visível: o povo comum de Westeros.

Enquanto os Targaryens e outras casas nobres lutam pelo poder, os pequenos cidadãos sofrem as consequências das disputas dos nobres.

A Posição dos Pequenos Cidadãos em House of the Dragon

Os episódios recentes mostraram o sofrimento dos pequenos cidadãos de King’s Landing. Com suas fazendas sendo pilhadas para alimentar os dragões dos Targaryens e um bloqueio de Velaryon impedindo a entrada de alimentos na cidade, a população enfrenta fome e miséria. Com Aemond (Ewan Mitchell) no trono como Rei Regente, a cidade está oficialmente trancada para impedir que os cidadãos comuniquem seu descontentamento.

PUBLICIDADE

O Papel de Mysaria

Mysaria (Sonoya Mizuno), uma mulher de origem humilde, entende como ninguém o sofrimento dos pequenos cidadãos. Apesar de os conselhos dos Verdes e dos pretos reconhecerem a importância do povo, é Mysaria quem realmente sente a sua dor. Então, no Episódio 5, ela pode se tornar a arma secreta de Rhaenyra (Emma D’Arcy).

Missão Especial de Elinda

Rhaenyra e Mysaria enviam a dama de companhia de Rhaenyra, Elinda (Jordan Stevens), para King’s Landing em uma missão especial. Elinda se encontra com uma mulher que já conhecemos da primeira temporada: Dyana (Maddie Evans), a serva que foi atacada por Aegon (Tom Glynn-Carney).

Quem é Dyana em House of the Dragon?

House of the Dragon Rhaenyra visita
Imagem: Divulgação.

Dyana apareceu pela primeira vez no Episódio 8 da 1ª temporada de House of the Dragon, “The Lord of the Tides”. Ela era uma jovem serva no Red Keep, encarregada de tarefas domésticas e de fornecer vinho ao então príncipe Aegon. Dyana, no entanto, relatou a Ser Erryk (Elliot Tittensor) que Aegon a atacou em seus aposentos privados. Quando a rainha Alicent (Olivia Cooke) soube do incidente, ela acreditou em Dyana, mas comprou seu silêncio com uma bolsa de ouro e uma xícara de chá contraceptivo.

Alicent, em sua maneira fria bem como calculista, assegurou que Dyana soubesse que, se outros soubessem do ocorrido, a culpariam. Dyana, traumatizada, foi deixada com cicatrizes profundas por essa experiência. Em Westeros, onde o sistema patriarcal garante que homens poderosos, como Aegon, escapem impunes, Dyana carrega a dor de sua experiência, sabendo que a família real a traiu.

O Retorno de Dyana

Na 2ª temporada de House of the Dragon, Dyana é vista brevemente como uma garçonete em uma taverna, servindo Ulf (Tom Bennett) e seus amigos, um dos quais a assedia. Ela também serve Aegon em outra cena, visivelmente desconfortável na presença do homem que a atacou. A reemergência de Dyana sugere que ela pode desempenhar um papel crucial na trama futura.

A Arma Secreta de Rhaenyra e Mysaria

Embora Dyana não possua título ou status, ela tem algo igualmente perigoso: informação. Em um momento em que o relacionamento de Aegon com os pequenos cidadãos está abalado, a história de Dyana pode minar a imagem que os seguidores de Aegon estão tentando criar para ele. A experiência de Dyana no Red Keep pode servir como um exemplo do desprezo casual de Aegon pelos pequenos cidadãos, transformando-os contra os Verdes.

O Potencial de Dyana

Dyana representa a face humana da crueldade casual de Aegon em House of the Dragon. Sua história pode ser a chave para mudar a maré da opinião pública contra os Verdes. Mysaria, conhecendo o poder dos rumores entre os descontentes, sabe que a história de Dyana pode alimentar a revolta dos pequenos cidadãos.

Conclusão

Com a cidade de King’s Landing fechada e os pequenos cidadãos sofrendo, a introdução de Dyana no Episódio 5 da 2ª temporada de House of the Dragon pode ser um ponto de virada crucial. Rhaenyra, com a ajuda de Mysaria, pode usar a história de Dyana para abalar o reinado de Aegon e fortalecer sua própria posição na guerra civil dos Targaryen. A presença de Dyana promete adicionar uma nova camada de complexidade e intriga à já intensa narrativa da série.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.