Irving morre em Ruptura? Episódio 4 da 2ª temporada explicado

O destino do personagem Irving no episódio 4 da 2ª temporada de Ruptura. Texto com spoilers e mais detalhes da série.

irving morre em ruptura
Imagem: Divulgação.

A segunda temporada de Ruptura (Severance, Apple TV+) não está economizando em reviravoltas, e o episódio 4 entregou um dos momentos mais chocantes até agora.

Depois da grande revelação sobre Helly, Irving tomou uma atitude extrema — e pagou um preço alto por isso. Mas afinal, Irving realmente morreu? O que significa ser “demitido permanentemente” na Lumon?

Vamos destrinchar tudo o que aconteceu.

PUBLICIDADE

O que acontece com Irving em Ruptura episódio 4?

Ruptura episódio 4 da 2ª temporada já começa tenso com o ORTBO (Outdoor Retreat and Team-Building Occurrence), uma espécie de retiro organizado pela Lumon para os internos saírem do ambiente fechado do escritório. Mas, como era de se esperar, nada acontece sem um propósito oculto da empresa.

Irving, que sempre teve uma postura mais fiel às regras da Lumon, começa a desconfiar de Helly — e suas suspeitas se confirmam quando ele tem um sonho perturbador. Nele, as peças se encaixam e ele finalmente percebe a verdade: Helly, na verdade, é Helena Eagan.

No dia seguinte, sem pensar duas vezes, ele expõe a verdade na frente de todos. Só que a reação dele não para por aí. Ele ataca Helena e chega ao ponto de quase matá-la. Milchick intervém a tempo, mas a punição para Irving é imediata e implacável: demissão permanente.

Ser “demitido permanentemente” significa que Irving morreu?

Ruptura Irving
Imagem: Divulgação.

A essa altura, já sabemos que os internos (Innies) só existem quando estão trabalhando. Se eles são desligados, sua consciência simplesmente deixa de funcionar. Então, quando Milchick anuncia que Irving será “apagado”, isso significa que seu interno nunca mais será ativado.

Milchick deixa isso bem claro ao dizer:

“Seu espaço de trabalho será esvaziado e qualquer item pessoal será descartado. Seu arquivo, incluindo todas as interações profissionais e relações pessoais, será apagado e destruído. Será como se você, Irving B, nunca tivesse existido, nem respirado um único fôlego sobre esta Terra. Que a misericórdia de Kier o acompanhe na escuridão eterna.”

“Escuridão eterna” soa muito como morte, certo? Na prática, é isso mesmo. Irving pode ainda existir como Outie (Externo), mas sua versão interna foi condenada ao apagamento absoluto.

Irving vai voltar em Ruptura?

Embora seu interno tenha sido “destruído” pela Lumon, ainda há uma chance de que essa não seja a última vez que o veremos. O Outie de Irving continua existindo no mundo real, e ainda há cenas dele nos trailers que não apareceram na série até agora.

John Turturro, que interpreta o personagem, não revelou muito sobre o destino de Irving, mas deixou no ar que sua história pode tomar um rumo inesperado:

“Nós nunca soubemos por que Irving foi submetido à ruptura. Eu tenho minhas próprias teorias, mas isso só eu sei. Acho que esse mistério empurra ele para um caminho de rebeldia, ao invés de ser apenas um homem da empresa.”

Com o rumo que a temporada está tomando, é possível que o Outie de Irving descubra sobre sua “morte” e tente fazer algo a respeito. Se tem uma coisa que Ruptura já nos ensinou, é que a Lumon pode até tentar apagar alguém — mas nunca consegue se livrar completamente de seus segredos.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.