A abertura médica de E.R.

E.R. é um marco da TV. Um dos maiores dramas médicos de todos os tempos permaneceu 15 temporadas no ar, entre 1994 e 2005, arrematou inúmeros prêmios, uma consolidada audiência, assim como fãs fiéis.

Marca registrada da série, ficou conhecida pelos planos sequências que mostravam a intensidade de uma emergência do County General Hospital, fictício hospital da cidade de Chicago. Entre os dramas pessoais dos médicos, os casos dos pacientes recebiam a devida atenção do espectador, que a cada semana era surpreendido com eventos que mexiam na adrenalina de qualquer um.

Junto ao plano sequência, uma importante marca de E.R. foi sua abertura e sua canção tema. Elas permaneceram no ar por 12 das 15 temporadas e sem dúvidas marcou a memória de muitos espectadores.

Continua após a publicidade

 

[youtube]hhttps://www.youtube.com/watch?v=j8ATwnLDgfs[/youtube]

 

Embalada pela canção instrumental composta por James Newton Howard, a abertura utilizava de tons verdes e azuis, que criavam uma atmosfera a qual remetia ao cotidiano do verdadeiro protagonista da série: o hospital.

 

ER

 

Entre o crédito de um ator e outro, os reflexos, a rapidez e os traumas da agitada emergência serviam com plano de fundo. Vale ressaltar que ela era sempre encabeçada por um médico chefe, sendo eles Anthony Edwards (da 1ª à 8ª temporada), Noah Wyle (dá 9ª à 11ª) e por Goran Visnjic (11ª).

A partir da 12ª temporada, a emissora resolveu cortar a abertura, a fim de ganhar mais tempo de comercial, e então, a famosa intro foi substituída apenas pela logo. O fato revoltou os fãs que sempre reclamavam e pediam o retorno da abertura.

 

er openinh

 

Tal fato foi acontecer apenas na última temporada, quando no episódio final, o público foi surpreendido pela abertura com todos presentes no elenco do desfecho da série.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=NLtpHTGbfMo[/youtube]

 

Dá uma saudade, não é mesmo?

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, criador de conteúdo, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias e resenha séries semanalmente.

No comments

Add yours