A abertura nerd de Silicon Valley

Nessa semana estamos celebrando a semana Nerd no Mix de Séries, e o Aberturas não poderia ficar de fora! Na coluna dessa semana vamos falar de uma série realmente nerd: Silicon Valley.

Silicon Valley é a nova comédia da HBO. A série, no ar desde 2014, conta a história de seis programadores nerds que tentam construir uma carreira bem sucedida no Vale do Silício, recanto das empresas de tecnologia bem sucedidas do mundo, localizado na Califórnia. Tudo acontece quando Richard e mais 3 amigos criam um aplicativo capaz de comprimir um arquivo sem que tenha perda na qualidade do mesmo. A partir disso, eles tentam começar uma start up, tipo de empresa que deu o ponta pé inicial para várias grandes empresas como Apple, Facebook, entre outras. Mas, como tudo no Vale do Silicio vale ouro, construir uma start up inédita não é assim tão fácil… É aí que entra os grandes empresários e toda a burocracia. Atualmente, Silicon Valley está na segunda temporada e só melhora a cada episódio.

Além da trama nerd, a abertura da série também não desonra a categoria. Em uma abertura que mais parece um gif, vemos a construção (e queda) de várias empresas e marcas famosas ao longo dos 30 segundos. Na primeira temporada, temos a construção bem intimista da Apple, Yahoo, Android, um grande pássaro representando o Twitter e a queda do Napster, representado pelo balão inflável. O mais engraçado é que conseguimos identificar boa parte dos ícones, por mais rápido que eles passem. Na segunda temporada, há uma pequena mudança na abertura. Vemos a grande placa do Facebook onde antes tínhamos uma pequena logo do Whatsapp. Além disso, temos um pequeno easter egg, onde vemos a construção da sede do Yahoo e logo em seguida a substituição da logo (que ficou minuscula) por uma placa em mandarim. Isso deve-se à recente compra de uma parcela das ações da empresa “Alibaba Group” pelo Yahoo (você pode ver esse detalhe nesse gif).  Toda essa queda e ascensão de logos significa a instabilidade da indústria tecnológica no Vale do Silício, que pela primeira vez é retratada profundamente em uma série.

 

Continua após a publicidade

sv_c-0-660-0-0

 

Você pode conferir a abertura aqui:

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=DNp1ullIXP4[/youtube]

Avatar

No comments

Add yours