A constante mudança na abertura de Once Upon a Time

 Se séries como Supernatural se gabam de ter, a cada temporada, uma abertura diferenciada que engloba o foco do que será apresentado (e foi discutida aqui), o que dizer de uma série que muda de abertura a cada episódio? É o que acontece em Once Upon a Time!

Continua após as recomendações

Claro, a abertura se resume a algumas notas, uma imagem indo rápida para a direita numa floresta escura e o título da série apresentado com um elemento aleatório. Esse elemento pode ser uma pessoa, coisa, item ou criatura mística que pode, ou não, estar representado no episódio. Algumas dessas coisas inclusive se repetem em alguns episódios, normalmente naqueles que fazem menção a ela. Um exemplo que se repetiu algumas vezes é a roda de tear de Rumpelstiltskin (Tá, eu olhei no Google para saber como escreve isso!).

 

Continua após a publicidade

OnceUponAtime RodaA roda de tear de RumplescrisvelyHebeCarmargoShoryukensuvacoWiskaSachê

 

Desenvolvida pela Loica, eles iniciaram com uma proposta que se tornou marca registrada do show, ao apresentar a maleabilidade de se trocar de elementos gráficos a cada episódio, adicionando dados que representam os episódios apresentados. De acordo com o próprio site da empresa, que passa a ficha técnica da confecção da abertura,  essa versatilidade numa abertura é algo sem precedentes nas séries de TV. A imagem inicial foi capturada em uma floresta no Chile, e novos elementos gráficos, inclusive da floresta, foram acrescentados posteriormente. O site da Loica, com dados sobre a abertura pode ser visto aqui.

No primeiro episódio essa sequência não aparece, mas a partir do episódio dois, somos apresentados a um unicórnio negro e a partir daí diversas outras criaturas frequentariam a logo da série.

 

OnceUpon Colagem dragãoO unicórnio negro , o dragão (ou Wyvern porque dragão tem 4 patas, né?), o navio do capitão Gancho e…. o cãozinho Pongo?!

 

A sequência mais marcante da primeira temporada aconteceu no episódio 1×22 – A Land Without Magic, o finale da temporada. Nele uma nuvem mágica desconstói parte do plot da temporada (#NoSpoilers) ao invadir a cidade de StoryBrook. Essa mesma fumaça tão importante para a trama é representada na cena inicial!

 

Once Upon a time A land without magicNa finale da primeira temporada: A névoa mística invadindo a apresentação e StoryBrooke (Quem inventou esse nome deve ter se sentido muito espertão, né? Story Book, Storybrooke… como eu sou inteligente!)

 

Algumas aberturas fogem um pouco mais do padrão, como uma abertura toda em preto e branco com relâmpagos no fundo (2×05- The Doctor),  outra toda preto e branco com Ruplest (…er, o cara que também é a Fera -da Bela- e o Crocodilo -do Peter Pan-) como único elemento colorido (2×11 – The Outsider) e uma versão alternativa do segundo episódio onde nenhum elemento é apresentado (1×02- The Thing you love Most).

 

Once Preto BrancoA abertura em preto e branco (2×05) e a com apenas o ~RUMPLESKIUNKI~ colorido (2×11).

 

Outros aspectos bem marcantes são as representações na abertura de Mulan, a princesa Aurora, os sete anões e uma fadinha!

Apesar de ser uma abertura rápida (dura 10 segundos) sem elementos musicais marcantes ou grandes pretenções artísticas, é de uma engenhosidade enorme apresentar elementos que se modifiquem para caracterízar os episódios, especialmente por se tratar de uma série com tantos personagens, muitos deles de fácil associação para o expectador. Já temos alguma ideia do que esperar do episódio nos primeiros 10 segundos dele!

Uma compilação com todas as aberturas das duas primeiras temporadas esta abaixo, boa parte das da terceira são facilmente encontradas em canais de vídeo. Para os fãs agora é esperar o que o estúdio Loica vai preparar com a chegada de Elza e o elenco de Frozen nas aberturas da 4 temporada da série! (Conforme reportado aqui e aqui)

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-0O0AScybwg[/youtube]

 

 

 

Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

2 comments

Add yours

Post a new comment