A contagiante abertura de Hawaii Five-0

Hawaii Five-0 é considerada por nós uma das melhores séries policiais da atualidade! Produzida pela CBS, o show é um remake do clássico nos anos 1970, e semanalmente traz a força-tarefa resolvendo casos em um dos lugares mais bonitos do mundo.

Por se tratar de um nova versão, algo que chamou atenção na época de seu lançamento foi manterem a abertura original, que se tornou um ícone para os fãs da primeira versão e para a grata surpresa, ela voltou intacta.

É impossível não aumentar o som com o barulho dos tambores anunciando que o show está começando. O tema composto por Morton Stevens – ganhou dois Emmys com a série – , se tornou tão famoso que é impossível ouvi-lo e não associa-lo à série policial logo.

 

Continua após a publicidade

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=AepyGm9Me6w[/youtube]

 

Em 2010 quando a regravação fez sua estreia, muitas referências a abertura original estavam presentes. A começar pelo tom azulado e praiano que compunham as imagens de fundo.

Os locais que aparecem na atual abertura fazem referência direta aos locais que também apareciam na versão original. Muitas paisagens aparecem em ambas: o Palácio Iolani, único palácio usado como residencial real nos EUA situado na cidade de Honolu – e que serve como quartel general da Five-0 na série; a estátua da Lady Columbia localizada em um campo memorial as forças armadas dos EUA; além claro da faixada do Illikai Hotel na qual Steve se encontra na abertura (que aliás, ele fica parado em uma sacada da mesma forma que Jack Lord ficava).

 

Hawaii Five 0 aberturaPalácio Iolani, Hotel Illikai e Estátua de Lady Columbia são alguns dos pontos turísticos do Havaí presente nas aberturas das duas versões das série.

 

Sol, calor, mar… todos estes são elementos que se tornaram marca registrada dessa abertura que é embalada pela musica Hawaii Five-0 Theme, composta pelo já citado Morton Stevens, e gravada pela banda The Ventures. O interessante é que a nova versão do tema para a série de 2010 inicialmente foi remodelada com guitarra, mas não agradou muito os críticos. Esta seria a abertura “original”:

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=rLKdYXyQa90[/youtube]

 

Depois da morna recepção, e antes do episódio piloto ir ao ar, a equipe de produção liderada por Alex Kurtzman resolveu voltar atrás, e o clássico tema foi apenas atualizado, mantendo praticamente as mesmas notas. Grande parte dos músicos que gravaram a primeira versão de 1968 retornaram para a nova versão sob a orquestra de Robert Elhai, e foram cuidadosos para que ela não sofresse drásticas alterações.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=H0trWnhWA2M[/youtube]

 

Os detalhes da parte gráfica incluem mapas, GPS, informações e fichas… Tudo conectado com as imagens e os nomes dos protagonistas, dando um ar atual para a série. Mas claro, um biquininho e uma praia não poderiam faltar!

 

Hawaii Five 0 abertura 2

 

Um outro elemento que foi remodelado dentro da abertura é o carro da polícia. Embora na nova versão, a força tarefa use caminhonetes e camaros, o clássico carro da polícia foi mantido.

 

Hawaii five abertura policia

 

Com a nova abertura pronta, a aprovação foi  positiva, estando presente na série até os dias de hoje. Aumenta o som, que a intro de H5-0 vai começar..

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=E3haZoHepUw[/youtube]

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

6 comments

Add yours
  1. Avatar
    Flavio Pacheco 6 agosto, 2014 at 10:52 Responder

    Estive em honolulu a dois meses e vi todos os pontos onde eles gravam……e qdo retornei assisti todas as 4 temporadas de novo…e foi muita saudade do paraiso e a serie é a melhor para mim

    • Anderson Narciso
      Anderson Narciso 7 agosto, 2014 at 10:54 Responder

      Que massa Flávio. Deve ser um lugar sensacional de se visitar em? São realmente paisagens lindas. Alias, que são muito bem exploradas na série 🙂

      Obrigado pelo comentário! 😀

  2. Avatar
    Yara Santana 7 agosto, 2014 at 12:04 Responder

    Série maravilhosa e abertura mais maravilhosa ainda!! Me alegro pelo reconhecimento que foi dado pelo site e pela tua coluna 🙂

Post a new comment