A elogiada abertura de True Detective

Criado por Nic Pizzolatto, a série True Detective da HBO, tem todas as características elevadas de qualidade dos programas do canal e gente do calibre de Woody Harrison e o oscarizado Mathew MacConaughey no elenco. Além disso, como todas as atrações do canal, uma abertura que por si só, é uma obra de arte.

Continua após publicidade

A primeira temporada se passa na Luisiania e envolve temas como assassinatos, religião, poluição e sacrifícios satânicos numa paisagem decadente e arrasada da Costa do Golfo. Para capturar a essência da série, e trazê-la para abertura, os estúdios Elástic criaram uma sequência que se baseia em outras aberturas, consideradas por seu diretor Patric Clair, como lendárias: True Blood e Six Feet Under (discutidas na nossa coluna semanal aqui e aqui). Como ambas, a proposta visual são imagens e filmagens duplas sobrepostas, de personagens do show, desaceleradas a 1/10 de sua velocidade normal, sobrepostas ao trabalho do fotógrafo Richard Misrach criando o clima onírico e sombrio proposto pela trama.

Continua após a publicidade

 

Continua após publicidade
True detective 1
Criação da abertura da série: a sobreposição de imagens.

 

Para evitar o aspecto artificial e computadorizado que a técnica poderia imprimir, e torna-las orgânicas, as imagens foram tratadas para lembrarem fotos antigas, e carregadas em tons amarelos e verdes dando  um semblante envelhecido, completando todo o aspecto de sujera, desolação e perdição que a música tema  Far From Any Road  da banda The Handsome Family pede.

Continua após publicidade

 

True detective 2
A indústria de petróleo na cabeça do protagonista! Um efeito sensacional na abertura.

 

Muitos dos temas tratados na série são retratados, seguindo a proposta da abertura, e embalados na música que se casam com perfeição, tornando ela uma das mais elogiadas da nova safra de séries.

 

True detective 7
Fanatismo religioso, óleo e mulheres, efeitos sensacionais e…opa! O que temos aqui?!

 

A abertura foi uma das indicadas ao Emmy (veja nossa matéria sobre os indicados aqui). Vamos torcer na premiação e analisá-la abaixo:

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZRPpCqXYoos[/youtube]

 

 

Referências:

www.fastcodesign.com

Artofthetitle.com