A enigmática abertura de BoJack Horseman

BoJack Horseman é uma das animações do Netflix. Lançada em 2014, o seriado é um dos sucessos do canal de streaming, que resolveu apostar no ramo das animações e acertou em cheio.

A série é ambientada em um mundo onde os seres humanos e animais antropomórficos vivem lado a lado, enfocando especificamente a vida decadente da estrela do seriado dos anos 90, BoJack Horseman (Will Arnet), enquanto ele planeja realizar um triunfal retorno à relevância de celebridade com uma biografia, que conta tudo que ele dita para sua escritora, Diane Nguyen. Além disso, BoJack ainda tem que lidar com a sua agente-ex-namorada Princesa Carolyne, o colega folgado, Todd (Aaron Paul),  e o Sr. Peanutbutter, um cão de uma sitcom dos anos 90 com uma premissa semelhante ao seriado que BoJack participou.

A abertura de BoJack Horseman é um tanto enigmática. Vemos uma sequência resumida em 1 minuto a totalidade dos personagens centrais. Temos uma sequência de um dia de BoJack, onde temos o protagonista sempre em primeiro plano, enquanto várias coisas acontecem ao seu redor. A música criada por Patrick Carney, baterista da banda Black Keys, dita toda a melancolia da abertura. Temos uma música quase beirando ao dub, com batidas de saxofone, cordas e arranjos, que embalam a vazia vida do personagem principal.

 

Continua após a publicidade

Untitled

 

Um diferencial do seriado é o fato de que existe uma música nos créditos finais. Composta pelo grupo Grouplove, a música que encerra cada episódio conta, em uma música meio indie e cheia de gracinhas, a vida de BoJack Horseman. A música fala “Lá no anos 90, eu tinha um programa muito famoso. Eu sou o BoJack Horseman, não finja que você não me conhece”.

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=xc96GfmtBB0[/youtube]

 

Essa é a abertura de BoJack Horseman:

 

[youtube] https://www.youtube.com/watch?v=rQvIR1oL1vE [/youtube]

 

Há quem diga que a sequência de abertura de BoJack Horseman tem semelhanças com a abertura de Mad Men. E aí? O que vocês acham?

 

Avatar

3 comments

Add yours
  1. Avatar
    Kyshme 18 agosto, 2016 at 16:46 Responder

    Comecei a assistir a seriado recentemente, atualmente estou finalizando a
    terceira temporada e nunca pulei a abertura. A trilha sonora é ótima e a
    sequência de cenas chega a ser muito profundo. A abertura em geral é muito parecida de um episódio para outro, mas tem um pequeno detalhes, os ocorridos na série vão sendo incluídos (como personagens ou cenários), assim demonstrando que se trata do dia a dia do BoJack, porém, independente do episódio, ele sempre é o mesmo cara vazio por dentro, que se afoga em bebidas para tentar sumir com o seu sofrimento e por mais que no fundo esteja lotado de pessoas que convivem com ele, a distância do protagonista sobrecarrega o sentimento que ele sente, “Um dia vai estar lotado de pessoas que o ama, mas nenhuma realmente gosta de você”, frase dita pelo próprio BoJack em um episódio. E, na minha opinião, a melhor cena é quando se deixa afogar na água, sendo mais um dos fatores que demonstra a série não ser sobre um ator que deseja ser famoso novamente, mas sim sobre depressão.

Post a new comment