A envolvente abertura de The Sopranos

A Aberturas dessa semana vai falar de uma clássica série, obrigatória para qualquer seriador (corre lá pra adicionar na sua grade do Banco de Séries): The Sopranos.

Continua após publicidade

O drama acompanha a vida de Tony Soprano (James Gandolfini), um mafioso ítalo-americano de Nova Jersey que depois de um ataque de pânico, ele procura ajuda de uma psicóloga, a Dra. Jennifer Melfi (Lorraine Bracco), para conseguir lidar com a sua vida familiar e com os “negócios da família“. Depois de um piloto ser encomendado em 1997, e a série estreou na premiada emissora de TV a cabo HBO nos Estados Unidos em 10 de janeiro de 1999, e como anunciado em 2006 pela HBO, a série terminou em 10 de junho de 2007 com total de 6 temporadas e 86 episódios.

Continua após a publicidade

A abertura de The Sopranos é uma obra a parte. Embalado pela música “Woke up this morning” do grupo americano Alabama 3, a abertura nos mostra lugares de Nova Iorque, cidade central da série, enquanto pegamos uma carona com Tony Soprano em seu carro. Com um trecho totalmente adequado (“Woke up this morning/Got yourself a gun”), começamos nossa jornada com Tony Soprano conduzindo seu carro pela New Jersey Turnpike, uma famosa highway de New Jersey, pagando pedágio e passando pela Estátua da Liberdade.

Continua após publicidade

Nós vemos vislumbres nos olhos de Tony, que dirige sério, mas não sabemos para onde ele está dirigindo. Ele passa por vitrines humildes, como o Pizzaland, por casas modestas e depois de todas essas coisas cotidianas da cidade de New Jersey,chega até a porta de uma garage em uma casa no subúrbio. Tony sai do carro e percebemos que ele está em casa, assim como fala a música (“Got yourself a gun”). Não existiria música melhor para descrever as leis do mundo dos Sopranos.

 

Continua após publicidade

Title sequence copy

 

Veja a abertura aqui:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=–WjXrTAIY4[/youtube]