A Garota na Fita, 2ª temporada: tudo sobre
A Garota na Fita se tornou um grande sucesso na Netflix: saiba as possibilidades sobre a segunda temporada e tudo sobre.
A Garota na Fita é uma série que reúne várias histórias ao mesmo tempo. À princípio, ela era a adaptação do romance homônimo de Javier Castillo – mas ele acabou se revelando uma versão muito livre que nem se passa no mesmo palco e que transforma a essência de muitos dos protagonistas.
O próprio autor Javier Castillo já tinha adiantado em entrevista que participou ativamente com os roteiristas nessa tarefa de dar mais camadas de profundidade e mais essência à sua história, que brilhou sobretudo por sua surpreendente estrutura de suspense.
Em entrevista ao Esquire, ele também falou sobre O Jogo da Alma, livrou que publicou em 2021, e que poderia fortemente ter um papel fundamental na segunda temporada de A Garota na Fita. Então, o que poderá acontecer?
O Mix de Séries foi atrás de todas as informações disponíveis até agora.
A Garota na Fita vai ter uma 2ª temporada na Netflix?
A resposta, como sempre é uma: tudo depende do desempenho da série na plataforma, e consequente seu alcance de visualizações. A Garota na Fita é uma produção de orçamento médio, o que implicaria uma facilidade para que houvesse a justificativa para uma segunda temporada.
Leia também: A Garota na Fita: tudo sobre a nova série da Netflix
Vale ressaltar, ainda, que ela tem um potencial para alcançar o número 1 na Netflix Espanha, que é de onde a série teve sua produção. No Brasil, ela também vem se mostrando um grande sucesso, já estreando no Top 4.
As apostas neste momento é que tudo indica que poderá sim existir uma segunda temporada de A Garota na Fita.
Qual seria a previsão de estreia da 2ª temporada de A Garota na Fita?
Caso a Netflix confirme a renovação, esse seria um calendário lógico: roteiro e pré-produção no primeiro semestre de 2023, filmagens antes antes do final do ano e a estreia da segunda temporada em 2024. Dessa forma, tal cenário pareceria ideal, uma vez que esse tipo de série, embora cada temporada tenha um enredo fechado, não costuma favorecer longas pausas.
Elenco: quem voltaria?
Espere a maioria dos rostos de volta na segunda temporada de A Garota na Fita. Os fãs estão torcendo para encontrarem novamente estrelas como Milena Smit, José Coronado, Aixa Villagrán, Tristán Ulloa, Loreto Mauleón, Julián Villagrán, Raúl Prieto, bem como Cecilia Freire.
O que vem por aí? Quais histórias a série poderia contar na segunda temporada?
Tanto os leitores quanto o próprio Javier Castillo destacaram que o estilo literário evoluiu muito de um texto para outro. Já que nesta segunda parte das investigações de Miren ele aprofundou a psicologia do protagonista e a de outros personagens. O curioso aqui é que essa evolução já é evidente, indo ainda mais longe, na primeira temporada da série da Netflix.
O livro que inspirou A Garota na Fita é muito básico no layout dos personagens e seus universos. E na série, com mais ou menos sucesso, Miren recebe mais camadas de profundidade. Especialmente ao colocá-la como a possível líder de uma organização que aniquila por enquanto p*dófilos. Mas isso teria o potencial de prender também est*pradores e outros predadores de mulheres.
Agora, entramos em um território complexo. A primeira temporada de A Garota na Fita dá pistas claras de que Miren, após ouvir a história de David (Tristán Ulloa) na prisão, traça um plano que vai muito além da busca por uma garota desaparecida.
Parece que a resposta de Miren é puro fogo contra essa mensagem: se você for por nós, nós iremos por você. Se você estuprar, eu queimo você vivo.
Na internet já levantam suspeitas de que este será o coração do projeto, caso a Netflix torne A Garota na Fita uma saga noir de várias temporadas. Ou seja, cada parcela pode ser articulada sobre um caso diferente. Mas no fundo há algo muito maior que se desenvolveria passo a passo. Por exemplo, a luta fora da lei para que mulheres e crianças deixem de ser vítimas de “homens maus”, como dizia sua ‘mãe’ Iris para a menina Amaya (que grande atriz é Cecília Freire, com a dificuldade que era defender aquela personagem). E eles se tornam seus carrascos, como já avisa o Inspetor Millán. Não é a abordagem mais original do mundo, mas certamente tem força e sentido.
Leia também: A Lenda de Shahmaran: série tem motivo para sucesso na Netflix
Vamos cruzar essa hipótese com o enredo do livro O Jogo da Alama. Sem entrar em spoilers, o livro foca na investigação do jornalista sobre alguns casos de assassinatos rituais. Estes, que têm a ver com uma escola religiosa em Nova York. Mais uma vez, o exercício de transferir a ação para o Málaga teria que ser realizado, o que na primeira temporada é um enorme sucesso. Parênteses: tudo ‘de Málaga’ dá autenticidade à série. Um pacote no qual duas outras atrizes maravilhosas devem ser destacadas, Aixa Villagrán (agora sim) e Loreto Mauleón (mãe de Amaya).
Esse tema de assassinatos rituais ligados a instituições patriarcais se encaixa muito bem na trama de fundo da série, então nossa aposta é que a 2ª temporada de A Garota na Fita se baseará no esqueleto de O Jogo da Alma. Mas a série voará ainda mais alto, longe do primeiro livro.
Os fãs, além disso, já estão torcendo para que a Inspetora Millán também continue na trama. Pois seu passado traumático relacionado à maternidade também foi deixado em aberto.
De fato, e porque também a série terminou em um gancho criminoso, pressentimos que nestes novos capítulos poderá haver uma viragem radical em Eduardo, a personagem de José Coronado. No livro, ele é o fiel aliado de Miren que também conhecemos na série, mas… alguns fãs têm a sensação de que os roteiristas plantaram uma dúvida irreprimível sobre ele. E se ele fizesse parte dessa rede de “homens maus”? E se o rosto dela aparecesse no flashback de Miren na noite em que ela foi violentada?
Tudo pode acontecer!