A história real do filme RRR na Netflix: a verdade por trás

A verdade sobre a história do filme RRR na Netflix.

RRR Netflix

Indo além do sucesso da franquia ‘Baahubali‘, o roteirita S. S. Rajamouli conjurou o drama de ação épico original ‘RRR‘ (Revolta, Rebelião, Revolução).

Continua após publicidade

A grande trama histórica destaca o Raj britânico na Índia através dos olhos da tribo Gond e seu guardião quase mítico. O policial Komaram Bheem se alia a Alluri Sitarama Raju, o herói da floresta que pode afiar o tigre. Situado no cenário de uma insurgência e repleto de acrobacias espetaculares, este filme tenta levar o cinema indiano a novos patamares.

O filme, além disso, recebeu elogios da crítica após seu lançamento nos cinemas, graças ao seu valor de produção arrogante e um elenco dinâmico. E agora, o longa desembarcou na Netflix, fazendo o mesmo sucesso.

Continua após publicidade

Então, RRR tem base em uma história real? Veja o que sabemos!

RRR Netflix
Imagem: Divulgação.

A verdade por trás da história de RRR

RRR tem sua trama inspirada, de forma parcial, em uma história real. O filme, no entanto, não pretende ser uma espécie de documentário, sentindo-se mais livre para se ater ao reino da ficção. Mas pode haver verdade em pedaços do pastiche, que o diretor e o roteirista reuniram para uma visão do movimento.

Leia também: Todas as séries canceladas pela Netflix em 2022

S. S. Rajamouli dirigiu o filme a partir de um roteiro escrito por K. V. Vijayendra. Quanto à inspiração, Vijayendra e Rajamouli tiraram o material das raízes tribais dos estados de Andhra Pradesh bem como Telangana, no sudeste da Índia.

Continua após publicidade

Então, o legado de Alluri Sitarama Raju ainda brilha no imaginário popular por sua contribuição na luta pela liberdade. Raju denunciou a vida aos 18 anos, tornou-se monge e liderou a Rebelião Rampa de 1922.

Raju, entretanto, era de fato um guardião da floresta, pois mobilizou a tribo Gond contra a Lei da Floresta Madras de 1882, que restringia o movimento das tribos nômades. As tribos contavam com o método agrícola tradicional Podu, que lhes permitia cultivar extensivamente queimando plantações e mudando para outros terrenos. Também conhecida como a Rebelião Manyam, a revolta de Sitarama Raju tomou de assalto a Agência Godavari da então Presidência de Madras. A revolta durou até 1924, mas Raju foi posteriormente capturado e julgado pela autoridade colonial, resultando em sua morte. Manyam veerudu, ou o “herói da floresta”, foi amarrado a uma árvore e executado.

RRR Netflix
Imagem: Divulgação.

O que mudou?

A história de Raju, no entanto, não tem ligação histórica com a de Komaram Bheem, que foi inspirado pela revolta de Raju durante seu exílio autoimposto em uma plantação de chá em Assam. Bheem foi outro revolucionário que escapou da prisão, pousando no mesmo caminho que Raju. Ele voltou às suas raízes e liderou uma revolta generalizada contra o último Nizam de Hyderabad e a classe latifundiária local, defendendo os direitos dos agricultores. O movimento ocorreu no início de 1900, quando Sitarama Raju também estava ativo. Não se sabe muito sobre os revolucionários além dos contos folclóricos que deixaram seus respectivos lares e martirizaram suas vidas pela nação.

Continua após publicidade

Portanto, Rajamouli achou que seria interessante que os caminhos desses dois revolucionários colidissem e se cruzassem, e o pensamento foi o início da trama. Além disso, RRR esconde uma alegoria do Ramayana – muito parecido com Sita no épico hindu Ramayana. O filme também começa com o sequestro de uma mulher tribal, que põe a história em movimento.

Também paralela a ‘Ramayana’ está a irmandade Ram-Laxman de Alluri Sitarama Raju e Komaram Bheem. Ao usar a estrutura milenar para contar uma história de luta pela liberdade, o filme se enraíza firmemente na tradição indiana, ao mesmo tempo em que consegue dar ao conto uma visão refrescante da história.

Ao misturar a realidade da luta do sul da Ásia pela liberdade com o mito do “Ramayana”, RRR deriva sua estrutura épica.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.