A histórica abertura de Carnivàle

O Aberturas dessa semana vai falar de uma série da HBO um tanto quanto polêmica, mas que teve uma boa aceitação do público e bons níveis de audiência: Carnivàle. que ao todo teve duas temporadas e foi exibida de 2003 a 2005.

Continua após as recomendações

Carnivàle  se passa durante a Grande Depressão e o Dust Bowl, uma tempestade de areia que durou quase 10 anos. Ao traçar as vidas de dois grupos diferentes de pessoas, sua história abrangente mostra a batalha entre o bem e o mal e a disputa entre o livre-arbítrio e destino; o enredo mistura a teologia cristã com conhecimentos gnósticos e maçônicos, particularmente os Cavaleiros Templários.

Como conhecemos, HBO é mestre em fazer aberturas fantásticas e com Carnivàle não seria diferente. A abertura é composta por uma sequência de fotos da época, alternadas com cartas de tarôs. A intenção desejada com essa sequência era a de localizar o público no cenário temporal dos anos 30, aonde se passa a série – por isso cenas da Grande Depressão e Ku Klux Klan foram incorporadas, por exemplo –, e ainda mostrar figuras que fossem representantes do bem e do mal através das cartas do tarô, elementos importantes que eram constantemente debatidos e mostrados na série e que traziam um certo misticismo e uma mitologia para uma trama que envolvia personagens que podiam prever o futuro e curar pessoas. Parece que a intenção deu certo e foi passada nessa bela abertura conduzida por uma ótima trilha sonora.

Continua após a publicidade

 

carni1

 

Você pode assistir a abertura completa aqui:

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=mqdkDwOY9fw[/youtube]