A Inundação do Milênio: Netflix contou a verdade sobre a história?

A história da série A Inundação do Milênio é real? E a Netflix foi fiel ao que aconteceu de verdade? Saiba detalhes.

A Inundação do Milênio

Com direção de Jan Holoubek e Bartłomiej Ignaciuk, A Inundação do Milênio da Netflix é uma série dramática que se passa em 1997, na Polônia. A hidróloga Jaśmina Tremer chega a Wrocław, uma cidade no alto do rio Oder, para estudar o aumento alarmante dos níveis de água que indica uma potencial inundação. Ela trabalha ao lado do governo local para avaliar a situação e logo alerta a todos que os danos podem ser mais perigosos do que o esperado. No entanto, os moradores não levam muito a sério os avisos de Jaśmina, resultando em destruição generalizada quando a enchente ocorre.

Logo, o governo é forçado a tomar decisões cruciais que determinariam o destino de centenas de pessoas. Com seu enredo envolvente e performances convincentes de atores como Agnieszka Żulewska, Tomasz Schuchardt, Ireneusz Czop e Damian Krajczyk, o show mantém o público antecipando o que acontece a seguir. Além disso, o cenário realista dos anos 90 e o retrato detalhado do desastre natural obrigam a ponderar se ‘High Water’ retrata eventos reais. Então, se você está no mesmo barco, deixe-nos acabar com sua curiosidade!

A Inundação do Milênio é uma história verdadeira?

A Inundação do Milênio
Imagem: Divulgação.

Sim, A Inundação do Milênio tem base em uma história real. A série narra a trágica inundação da Europa Central de 1997, também conhecida como a inundação do Oder de 1997. Assim, tal fato afetou a Polônia, a Alemanha e a República Tcheca em julho de 1997. Depois que o sudoeste da Polônia e o nordeste da República Tcheca sofreram dois períodos de alta pluviosidade naquele mês, as bacias dos rios Oder e Mava inundaram extensivamente e devastaram os dois países, com danos adicionais na Alemanha.

PUBLICIDADE

Leia também: A Imperatriz é uma história real? A verdade por trás

Os altos níveis de chuva aconteceram ​​pela pressão que um Genoa Low criou. Este, um ciclone formado a partir de um ciclone pré-existente ao sul dos Alpes sobre o Golfo de Gênova, Mar da Ligúria, Vale do Pó e norte do Adriático. O referido ciclone, então, se deslocou do norte da Itália e permaneceu no sul da Polônia por um longo tempo. Resultando em chuvas médias de vários meses ocorrendo em apenas uma semana. As inundações começaram na República Tcheca em 5 de julho de 1997. E, portanto, se espalharam para a Polônia no dia seguinte por meio de rápidas inundações.

Gradualmente, atingiu várias cidades através do aumento dos níveis de água, incluindo vilas e cidades como Prudnik e Głuchołazy, Chałupki a Racibórz e Krapkowice. Além disso, vários edifícios históricos em Kłodzko foram severamente danificados devido à inundação. Na segunda etapa, as ondas da enchente atravessaram o rio Oder e várias cidades vizinhas ficaram submersas na água. Em 12 de julho de 1997, as águas chegaram a Wrocław, o local central da série Netflix.

A inundação afetou muitas outras cidades como Opole, Rybnik e Głogów antes de diminuir gradualmente ao atingir a fronteira polaco-alemã. A velocidade reduzida da água deu algum tempo para a implementação de medidas preventivas para evitar mais danos. Infelizmente, as inundações causaram perdas significativas à República Checa e à Polónia, com prejuízos financeiros estimados em 3,8 mil milhões de euros.

Por outro lado, a Alemanha teve perdas relativamente menores, de 330 milhões de euros. Infelizmente, o evento catastrófico também custou 144 vidas nos três países, com 56 baixas na própria Wrocław. Em relação a outras perdas na Polônia, cerca de 7.000 pessoas perderam todos os seus bens e 680.000 casas foram destruídas ou danificadas. Não apenas isso, inúmeras empresas privadas, escolas e transporte público sofreram severamente.

Série da Netflix foi fiel a história?

A Inundação do Milênio
Imagem: Divulgação.

Dada a magnitude dos efeitos do desastre na Polônia, 18 de julho de 1997, foi declarado Dia Nacional de Luto pelo presidente, e a inundação foi batizada de Inundação Milenar. Voltando a A Inundação do Milênio, a série detalha intrinsecamente os eventos que levaram ao desastre natural em Wrocław e como as pessoas lidaram com a adversidade. Embora a protagonista, Jaśmina Tremer, seja uma personagem fictícia e simbolize todos aqueles cientistas e funcionários do governo que trabalharam duro para minimizar os efeitos do Dilúvio Milenar na cidade.

Leia também: A verdade sobre Dahmer Um Canibal Americano: a chocante história real

Em uma entrevista de outubro de 2022, a produtora do programa, Anna Kepinska, elaborou os temas explorados no programa. Ela disse: “Queríamos retornar a esse clima e emoções, mas em essência criar uma história universal sobre tomar decisões difíceis, um conflito entre gerações, indivíduos com a maioria, campo e cidade. Sobre o fato de você ter que enfrentar seus negócios inacabados, você não pode fugir disso.”

“Mas também sobre um movimento comum extraordinário, a vontade de ajudar, a solidariedade e a necessidade de agir. Foi especial. Da noite para o dia, a vida cotidiana comum foi substituída pela luta com o elemento, e líderes confiáveis ​​emergiram da multidão. A inundação é para nós apenas o pano de fundo desta história e o catalisador dos eventos”, continuou Kepinska.

Mais do que uma repetição dramatizada do incidente e suas vítimas, A Inundação do Milênio na Netflix se concentra na ira da natureza e envia uma mensagem comovente no atual momento de crise ambiental. Assim, embora vários elementos e personagens fictícios apareçam ao longo da narrativa, a série é amplamente autêntica.

Sobre o autor

Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.