A Mãe Perfeita, final explicado: Anya fica livre? Chocante desfecho

A Mãe Perfeita tem dado o que falar na Netflix. Com uma trama de mistério, série tem final surpreendente. Veja o que acontece e entenda.

Os pais acreditam que conhecem seus filhos. Eles acreditam em sua bondade e inocência. Mas as crianças, muitas vezes, guardam segredos dos pais. Eles têm dois lados, um que eles gostam de manter escondido. E se um pai descobrisse o lado sombrio de seu filho? O que acontece quando eles descobrem do que seus filhos são realmente capazes? A Mãe Perfeita da Netflix explora esse tema, questionando até que ponto uma mãe pode proteger sua filha. O show nos dá uma história de relacionamentos tumultuados e termina com uma nota arrepiante. Aqui está o que esse final chocante significa para os personagens. 

Continua após publicidade

Sinopse de A Mãe Perfeita

Helene vive com o marido e o filho em Berlim. Sua filha Anya, de 20 anos, é uma estudante universitária em Paris. Um dia, Anya liga para ela para dizer que houve um assassinato e os policiais estão olhando para ela como suspeita. Helene imediatamente voa para Paris e descobre que o caso está empilhado contra sua filha. Mas ela sabe que Anya não poderia ter cometido tal crime. Para salvar Anya, Helene se reconecta com Vincent, uma antiga paixão de quem ela se separou há 25 anos.

Leia também: Uma Mãe Perfeita: história, elenco e tudo sobre a série Netflix

Vincent concorda em ajudá-la. Sendo um ex-policial, ele sabe que, uma vez que os policiais põem os olhos em um único suspeito, eles realmente não olham para nenhum outro lugar. Então, cabe a ele e Helene descobrir o que realmente aconteceu com Damien e salvar Anya. Enquanto Helene embarca na investigação com muita esperança para sua filha, ela descobre segredos perturbadores que a fazem se perguntar o quanto ela conhece sua própria carne e sangue.

Continua após publicidade

O final de A Mãe Perfeita: Anya matou Damien?

A Mãe Perfeita começa com o assassinato de Damien, tendo Anya como a única suspeita no caso. Ao longo da investigação, ela sustenta que outra pessoa estava lá também. Ela diz que foi o traficante de Damien que invadiu a casa e o matou. No começo, o público acha mais fácil se inclinar para a versão dos eventos de Anya. No entanto, quanto mais sua mãe investiga o caso, mais as histórias de Anya mudam. Toda vez que uma nova evidência vem à tona, Anya entrega uma nova iteração do que aconteceu na noite do assassinato de Damien.

No final, a verdade é revelada quando a amiga de Anya, Sophie, conta tudo. Após a morte de Kamal, ela se aproxima de Vincent e conta como Sophie orquestrou um plano para chantagear Damien. Enquanto trabalhava no abrigo para mulheres, Anya conheceu muitas mulheres que sofreram nas mãos dos homens, mas não conseguiram justiça, principalmente porque esses homens estavam em uma posição de poder. Alguns meses atrás, ela e Sophie encurralaram um professor universitário e o chantagearam. Anya queria usar esse dinheiro para ajudar financeiramente o centro.

O que acontece?

Damien Carnau era herdeiro de uma família rica e poderosa. Ele estava acostumado a conseguir o que quisesse, e tinha uma tendência a agredir mulheres. Anya sabia que não havia como mandá-lo para a prisão, mas havia uma maneira de fazê-lo pagar, literalmente. Então, uma noite, ela o seduz e, uma vez que estão sozinhos em sua casa, ela se revela. Ela ameaça ir à polícia e acredita que isso vai assustar Damien. Mas logo fica claro que ela o subestimou. Damien não aceita chantagem e se torna violento. Ele a estupra e, na luta para se salvar, Anya o apunhala com uma faca.

Continua após publicidade

Anya em pânico liga para Kamal, que não sabe que ela assassinou Damien. Ele entra no prédio pelo telhado e atende aos ferimentos dela, mas quando percebe o que aconteceu, fica com medo. Ele não quer fazer parte disso, pois pode colocá-lo em ainda mais problemas, considerando que ele já é um imigrante indocumentado com uma família para cuidar. Anya lhe dá a carteira e o relógio de Damien, tentando tirar algum dinheiro da situação, e o manda embora. Ela sabe que a polícia vai acreditar nela quando descobrir que ela foi estuprada. A jovem tenta seguir a teoria do traficante, mas as imagens do circuito interno de TV do prédio vizinho desfazem seu plano. Quando os policiais descobrem sobre Kamal, ela diz para ele fugir. Ela tenta colocar a culpa nele e lavar as mãos da coisa toda. No final, ela consegue.

Uma Mãe Perfeita
Imagem: Divulgação.

Anya fica livre no final?

Ao longo dos quatro episódios, A Mãe Perfeita mantém o público adivinhando a inocência de Anya. Vemos o caso se desenrolar a partir da perspectiva de Helene, que se recusa a acreditar que sua filha possa cometer um crime tão brutal. Tendemos a favorecer o amor e a fé de uma mãe em seu filho. A dedicação de Helene à filha durante todo o caso, mesmo quando as mentiras de Anya são reveladas, uma a uma, mostra que ela está pronta para fazer o que for preciso para salvar sua filha.

Quando Vincent lhe conta a verdade, ele espera que ela leve à polícia e faça Anya assumir a responsabilidade por suas ações. Mas Helene sabe que isso destruirá sua família. Ela não pode ver Anya indo para a prisão, especialmente depois de descobrir que ela também havia sido abusada anteriormente. Ela diz a Vincent para defendê-la, não importa o que aconteça, e fazer com que o juiz retire as acusações contra ela. Vincent vê que Helene está cega por seu amor. Então, ele faz o que qualquer bom advogado faria. Ele consegue que seu cliente fique livre.

Continua após publicidade
Uma Mãe Perfeita

Série tem final chocante

A culpa pela morte de Damien é colocada em Kamal, que não está mais lá para se defender. Este tinha sido o plano de Anya o tempo todo, mas ela não esperava que Kamal caísse para a morte enquanto fugia da polícia. Ela também se enfurece com o fato de ele esconder o fato de já ser casado e ter um filho. Ela pensou que eles estavam apaixonados um pelo outro, e é por isso que ela queria proteger Kamal, mesmo quando ele foi forçado a fugir. Mas agora, ela não faz nenhuma tentativa de salvar sua imagem. As coisas se tornam ainda mais convenientes para ela, e ela ficalivre.

Enquanto Helene não deixa a verdade vir à tona, ela não pode refutar o fato de que sua filha não é mais a mesma garota inocente e perfeita. Há um lado vingativo e manipulador de Anya sobre o qual ela não sabia nada. E agora, ela tem que viver com o fato de que sua filha é uma mentirosa e assassina, e que ela é cúmplice de seu crime porque escondeu a verdade de todos os outros.

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.