A meteórica abertura de Smallville

Smallville foi uma série que surgiu na extinta The WB, e que durou ao todo dez temporadas. A atração foi produzida metade do seu tempo de vida no saudoso canal, enquanto a outra em sua sucessora, a atual CW. A saga do jovem Clark Kent em sua trajetória até se tornar o Superman, dividiu diversas opiniões. Por conta disso, muitos dos fãs das HQs não gostavam tanto assim da atração, alegando que ela não seguia fielmente à mitologia dos quadrinhos.

Continua após publicidade

Entre altos e baixos, a série contou com personagens simbólicos e tramas que querendo souberam ser bem trabalhadas, e muitas outras não tanto assim. Apesar disso tudo, um dos momentos mais esperado pelos fãs era quando abertura entrava no ar. Ao som da música “Save Me” da banda Remy Zero, que nunca mais decolo nenhum outro hit, a produção era marcada com a apresentação do elenco regular da série, mostrando cenas da temporada anterior e algumas da atual.

Continua após a publicidade

 

Continua após publicidade

Smallville_opening

Nas quatro primeiras temporadas o letreiro da série era apresentado de forma simples, com a cidade de fundo

Continua após publicidade

 

Nas quatro primeiras temporadas a abertura como um todo tinha uma arte mais simples. Eram utilizados elementos mais leves e nos créditos com o nome dos atores mostravam os mesmos com seus respectivos nomes ao lado, com um dos cenários da série de fundo. Na primeira temporada estavam presentes: Tom Welling (Clark Kent), Kristin Kreuk (Lana Lang), Michael Rosenbaum (Lex Luthor), Eric Johnson (Whitney Fordman), Sam Jones III (Pete Ross), Allison Mack (Chloe Sullivan), Annette O’Toole (Martha Kent) e John Schneider (Jonathan Kent). Já no segundo ano, o então namorado de Lana na história, o Whitney, sai de cena e Lionel Luthor que fez algumas participações especiais, acabou entrando para o elenco fixo.

A abertura só foi sofrer uma leve mudança na quarta temporada, quando Sam Jones III saiu da série, e no seu lugar foi introduzido Jensen Ackles, que na época interpretou o então namorado de Lana, Jason Teague. Um fato curioso é que Allison Mack não foi creditada nos dois primeiros episódios, pois Chloe estava supostamente morta na história.

 

Smallville-abertura-s01-04

A prova clara de como era tão “humilde” a arte da abertura de Smallville nos primeiros anos

season finale da brilhante quarta temporada da série foi um divisor de águas na história, por conta da nova chuva de meteoros na cidade de Smallville. Por causa disso, a abertura a partir do quinto ano sofreu uma drástica mudança, ganhando uma nova arte. A música Save Me permaneceu, porém a produção era muito mais bem trabalhada. O esquema do elenco regular estar nos créditos continuou, assim como o ator em questão com seu nome ao lado. Porém agora o diferencial também era que, ao invés do cenário, mostrava alguma cena do personagem de fundo.

 

smallville-abertura

Olha que diferença já logo no letreiro principal da série

 

Outra mudança que teve a partir daquela temporada foi a entrada de Erica Durance nos créditos. A atriz que inicialmente faria uma participação de apenas 4 episódios na quarta temporada como a jovem Lois Lane, teve a mesma estendida para treze, e logo houve o anúncio de que ela entraria no próximo para o elenco fixo.

 

Smallville-abertura-s05

Olha a diferença da qualidade da abertura a partir de quinta temporada. Liberaram mais o orçamento para isso

 

A partir da quinta temporada as mudanças se tornaram mais constantes. A de maior destaque foi na sétima, quando sai de cena Annette O’Toole, e entram no lugar Aaron Ashmore (Jimmy Olsen) e Laura Vandervoort (Kara Kent). Além dessas mudanças, pela primeira vez o nome de Michael Rosenbaum aparece após o de Tom Welling, o qual durante muito o lugar pertenceu a Kristin Kreuk que então começou a aparecer após o do interprete de Lex Luthor.

Na oitava temporada, com uma reformulada no elenco, entraram nos créditos Justin Hartley (Oliver Queen), Cassidy Freeman (Tess Mercer) e Sam Witwer (Davis Bloome). Os nomes de Allison Mack e Erica Durance começam a aparecer logo após do protagonista.

Durante grande parte da última temporada , apenas os nomes de Tom, Erica, Cassidy e Justin – exatamente nessa ordem – apareceram nos créditos. Allison Mack apareceu em apenas uma parte do décimo ano, assim o nome dela aparecendo apenas nos episódios em que participa.

 

smallville_season_10

Em grande parte dos episódios da temporada final, apenas os nomes deles apareceram nos créditos

 

Amando ou odiando Smallville, todo mundo amava quando a abertura entrava no ar. Que tal matar a saudade conferindo todas na sequência?

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=Iuqtz_9JMfc[/youtube]