A misteriosa abertura de Arquivo X

Arquivo X foi um sucesso na década de 90. O seriado, que contava a história de dois agentes do FBI que solucionavam (ou pelos menos tentavam) casos relacionados a ufologia e misticismo, deixou muita gente de cabelo em pé e morrendo de medo. Fox Mulder e Dana Scully, interpretados por David Duchovny e Gillian Anderson respectivamente, traziam para TV uma série de acontecimentos e dúvidas sobre a existência de vida extraterrestre. O sucesso foi tanto que a atração durou longos nove anos, e rendeu 2 filmes relacionados ao universo do seriado.

Continua após as recomendações

Com a música composta por Mark Snow, a abertura de Arquivo X traz imagens em tons azulado e granulada. Além disso, a sequência de imagens aleatórias são relacionadas ao tema principal da série, como por exemplo, a imagem de uma pessoa apontando para um disco voador ou a ide um corredor vazio onde vemos a frase “O Governo nega conhecimento”, que acaba sendo algo bastante comum no universo da série. Além dessa imagens, vemos também uma foto das “badges” de Mulder e Scully, e vemos uma cena dos dois agentes entrando em um local, portando uma arma e uma lanterna, que acabaram virando símbolo principal dos dois.

O mais curioso da abertura é que ela foi feita com um baixíssimo orçamento, pois a série estava no inicio e eles precisavam de uma abertura que prendesse o público. O pouco dinheiro e a pressa em ter logo uma abertura, levou os produtores a fazerem uma abertura “caseira”. Segundo o responsável pela criação, todas as imagens foram feitas por eles, incluindo as que envolvem pessoas (que na verdade são os produtores).

Continua após a publicidade

Em alguns episódios, a clássica frase “The truth is out there” (ou “A verdade está lá fora”), que virou o lema da série, muda. Dependendo da temática do episódio e da história nele contada, a frase dá lugar a outra. Por exemplo, no episódio 24 da primeira temporada, Erlenmeyer Flask, o mote colocado no final da abertura é “Trust no one”, ou “Confie em ninguém”. Você pode conferir um compilado com todas as frases aqui.

 

Untitled

A imagem não identificada, as credenciais, um rosto em pânico e um desenho sem explicação fazem parte do tom misterioso da abertura

 

Untitled2
O governo nega conhecimento, um olho assustado, a marca de uma mão e a frase “Atividade Paranormal”

 

x-files-the-truth-is-out-there-8x6

A verdade está lá fora

 

Com a saída de David Duchovny na oitava temporada, a série passou por uma mudança drástica, tanto na história principal, como em sua abertura. Com a introdução de um novo agente, a abertura ganhou uma forma mais moderna, contrariando alguns fãs.

Você pode conferir a abertura original, aqui:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=rbBX6aEzEz8[/youtube]

E a última abertura da série, que durou duas temporadas, aqui:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=HdeJuQKgqD4[/youtube]

Avatar

No comments

Add yours