A nostálgica abertura de Rá Tim Bum

Senta que lá vem história!

Continua após as recomendações

O Aberturas dessa semana deixou de lado as séries americanas para dar lugar a uma série infantil brasileira que fez parte da minha e da sua infância: Rá Tim Bum.

Rá Tim Bum foi um programa infantil  produzido e exibido pela TV Cultura de  19901994. Foi um programa que inovou a forma de emitir aprendizado para as crianças, ganhando vários prêmios por conta disso. Dentro do programa existiam vários quadros, entre eles: o detetive Máscara e seu assistente Euclides, o professor Tibúrcio explicava várias coisas através de histórias, Nina e sua boneca Careca, que contava seu cotidiano em uma casa gigante, o Doutor Barbatana e o quadro “Sereias de Água Doce”, o Professor Biguilim, uma espécie de ave que vivia trancada em seu laboratório fazendo perguntas para ajudar em suas experiência,  e uma inteligente esfinge perguntava e ensinava as crianças, enquanto uma fadinha aprendia coisas interessantes com um poço falante.

Continua após a publicidade

A abertura de Rá Tim Bum é um tanto quanto intrigante. Temos uma clássica máquina de Rube Goldberg, ou seja, a máquina que executa uma tarefa simples de uma maneira extremamente complicada, geralmente utilizando uma reação em cadeia. Logo no inicio temos um ratinho que acaba encontrando um queijo e para poder alcança-lo ele utiliza uma esteira. A partir disso, temos uma sequência de ações, como a água caindo da garrafa e enchendo o copo que  liga o ventilador e movimenta o barco com um garfo na ponta que acaba estourando um balão e por ai vai, até chegarmos ao ápice da abertura, que é o bolo com o nome do programa sendo jogado na tela ao som do bordão “Rá  Tim Bum!”, que nos remete ao famoso bordão utilizado em festas de aniversários, na hora do parabéns.

 

Untitled2

 

Você pode conferir a abertura aqui:

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=TpcbIxLbDGk[/youtube]