A Queda da Casa de Usher: por que Mike Flanagan saiu da Netflix?

A Queda da Casa de Usher assinala o encerramento da colaboração entre o renomado cineasta Mike Flanagan e a plataforma de streaming Netflix.

A queda da casa de usher

Nada de bom dura para sempre” parece ser o tipo de tema comovente que você esperaria encontrar em um projeto de horror de Mike Flanagan. E assim também acontece na vida real, com a última série de Flanagan, A Queda da Casa de Usher, sua última parceria com a Netflix.

Desde o seu grande sucesso no filme de terror “Oculus“, Flanagan se tornou sinônimo da produção de terror da plataforma de streaming. Além de dirigir “Jogo Perigoso” da Netflix, ele criou a aclamada série antológica A Maldição, bem como a controversa, Missa da Meia-Noite.

Então, por que Flanagan está encerrando sua colaboração com a Netflix? A resposta curta é que ele e seu parceiro de produção, Trevor Macy, fecharam um novo acordo com a Amazon Studios. A resposta mais longa? A parceria de Flanagan com a Netflix parece ter passado por dificuldades há algum tempo.

PUBLICIDADE

De fato, um possível indicativo das rusgas entre Flanagan com o streaming, foi o cancelamento da série de horror para jovens adultos O Clube da Meia-Noite, criada pelo cineasta, que aconteceu na mesma época em que o acordo de Flanagan com a Amazon foi divulgado.

Além disso, Flanagan deu uma razão para A Queda da Casa de Usher não fazer parte de A Maldição. Apesar de compartilhar vários elementos de história. No entanto, é difícil resistir à tentação de especular que a Netflix sabia que poderia economizar ao financiar uma minissérie em vez de uma terceira temporada.

Problemas no paraíso

A Queda da Casa de Usher: por que é o adeus de Mike Flanagan da Netflix
Imagem: Divulgação A Queda da Casa Usher/Netflix

Não faz muito tempo que Flanagan recorreu ao BluSky para desabafar sobre os feedbacks mais irritantes que recebeu dos executivos da Netflix, enquanto desenvolvia Missa da Meia-Noite, culminando com o que chamou de “a cena mais estúpida que já filmei“.

Provando ainda mais que não há muito amor perdido entre eles após a separação, Flanagan também postou no Tumblr sobre o momento em que a Netflix aparentemente disse que lançaria todas as suas séries em Blu-ray como um conjunto de caixa, apenas para voltar atrás em sua promessa sem uma explicação mais específica do que: “A mídia física simplesmente não é uma prioridade para a empresa“.

Leia também: A Queda da Casa de Usher: quem é o informante e a verdade sobre?

A saída de Flanagan é inquestionavelmente uma perda para a Netflix. Praticamente todos os projetos que ele desenvolveu para a empresa foram bem recebidos pela crítica. Mesmo O Clube da Meia-Noite, que alguns críticos consideraram bastante decepcionante, conquistou uma base de fãs considerável entre os espectadores mais jovens.

A presença de Flanagan na internet e sua disposição para se manifestar livremente nas redes sociais também o tornaram querido pelo público. Nada os impede de seguir Flanagan para a Amazon em busca de sua dose de horror no futuro, em vez de aderir a qualquer substituição que a Netflix venha a criar para o “Flana-verse”.

A Queda da Casa de Usher está disponível na Netflix.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.