A Queda da Casa de Usher: por que Mike Flanagan saiu da Netflix?
A Queda da Casa de Usher assinala o encerramento da colaboração entre o renomado cineasta Mike Flanagan e a plataforma de streaming Netflix.
“Nada de bom dura para sempre” parece ser o tipo de tema comovente que você esperaria encontrar em um projeto de horror de Mike Flanagan. E assim também acontece na vida real, com a última série de Flanagan, A Queda da Casa de Usher, sua última parceria com a Netflix.
Desde o seu grande sucesso no filme de terror “Oculus“, Flanagan se tornou sinônimo da produção de terror da plataforma de streaming. Além de dirigir “Jogo Perigoso” da Netflix, ele criou a aclamada série antológica A Maldição, bem como a controversa, Missa da Meia-Noite.
Então, por que Flanagan está encerrando sua colaboração com a Netflix? A resposta curta é que ele e seu parceiro de produção, Trevor Macy, fecharam um novo acordo com a Amazon Studios. A resposta mais longa? A parceria de Flanagan com a Netflix parece ter passado por dificuldades há algum tempo.
De fato, um possível indicativo das rusgas entre Flanagan com o streaming, foi o cancelamento da série de horror para jovens adultos O Clube da Meia-Noite, criada pelo cineasta, que aconteceu na mesma época em que o acordo de Flanagan com a Amazon foi divulgado.
Além disso, Flanagan deu uma razão para A Queda da Casa de Usher não fazer parte de A Maldição. Apesar de compartilhar vários elementos de história. No entanto, é difícil resistir à tentação de especular que a Netflix sabia que poderia economizar ao financiar uma minissérie em vez de uma terceira temporada.
Problemas no paraíso
Não faz muito tempo que Flanagan recorreu ao BluSky para desabafar sobre os feedbacks mais irritantes que recebeu dos executivos da Netflix, enquanto desenvolvia Missa da Meia-Noite, culminando com o que chamou de “a cena mais estúpida que já filmei“.
Provando ainda mais que não há muito amor perdido entre eles após a separação, Flanagan também postou no Tumblr sobre o momento em que a Netflix aparentemente disse que lançaria todas as suas séries em Blu-ray como um conjunto de caixa, apenas para voltar atrás em sua promessa sem uma explicação mais específica do que: “A mídia física simplesmente não é uma prioridade para a empresa“.
Leia também: A Queda da Casa de Usher: quem é o informante e a verdade sobre?
A saída de Flanagan é inquestionavelmente uma perda para a Netflix. Praticamente todos os projetos que ele desenvolveu para a empresa foram bem recebidos pela crítica. Mesmo O Clube da Meia-Noite, que alguns críticos consideraram bastante decepcionante, conquistou uma base de fãs considerável entre os espectadores mais jovens.
A presença de Flanagan na internet e sua disposição para se manifestar livremente nas redes sociais também o tornaram querido pelo público. Nada os impede de seguir Flanagan para a Amazon em busca de sua dose de horror no futuro, em vez de aderir a qualquer substituição que a Netflix venha a criar para o “Flana-verse”.
A Queda da Casa de Usher está disponível na Netflix.