A Roda do Tempo: 2ª temporada divide fãs com feito
A Roda do Tempo tem origem em uma saga literária épica em acontecimentos e tamanho. Como levar esta complexidade às telas?
Qualquer pessoa que esteja remotamente familiarizada com a série A Roda do Tempo de Robert Jordan sabe que há muito material para ler. A história do prolífico autor se estende por 14 volumes massivos, dos quais três tiveram que ser concluídos pelo colega escritor de fantasia Brandon Sanderson, quando Jordan faleceu antes de completar essa tarefa gigantesca.
Com tanto material de origem disponível – muitos dos livros têm cerca de mil páginas -, então, a equipe da Amazon Studios tem um grande desafio pela frente. Será difícil adaptar toda a história para uma narrativa na tela que provavelmente abrangerá muito menos do que 14 temporadas. Até agora, por exemplo, cada uma das duas primeiras temporadas ofereceu oito episódios, dando aos escritores uma estreita janela dentro da qual encaixar tanto conteúdo.
Os melhores momentos
Em uma recente entrevista exclusiva, durante a preparação para a estreia da segunda temporada, três produtores abordaram o tema. Durante a conversa, observamos que a primeira temporada seguiu bastante o Livro 1 (no que diz respeito aos principais arcos da história) e perguntamos como pretendiam encaixar tantos livros em seu número limitado de temporadas no futuro.
Leia também: A Roda do Tempo estreia 2ª temporada e muda tudo
O produtor Holger Reibiger, por exemplo, deu uma resposta direta: “A segunda temporada é baseada no Livro 2 e parte do Livro 3.“. Ele complementou, enfim, com um comentário sobre o processo de encaixar tanto material de origem em um espaço tão curto, acrescentando: “Se você pensar na quantidade de material de origem para encaixar em oito episódios, é um desafio considerável. Você tenta escolher os melhores momentos e criar da melhor forma possível.”
Sem espaço para tudo e todos
Além de uma enorme quantidade de conteúdo, os romances de Robert Jordan também contêm mais de 2.700 personagens nomeados. E a história é contada por quase 150 pontos de vista diferentes.
Quando perguntamos ao produtor executivo Mike Weber como planejavam destilar isso para um número gerenciável em uma adaptação na tela, sua resposta ecoou a de Reibiger. “É como Holger estava dizendo: você escolhe seus favoritos e se concentra neles“, disse Weber.
“Isso é o que Rafe [Judkins, o showrunner] e os escritores fizeram. Você se concentra nos pontos de vista mais dramáticos, mais emocionais, mais orientados para a ação. E conta a história através dos olhos deles, em grande parte. Isso é mais fácil para o público se envolver.”
Leia também: A Roda do Tempo: data dos episódios da 2ª temporada
A produtora executiva Marigo Kehoe também comentou sobre a questão do “muito conteúdo para pouco tempo“, observando que “Rafe falou com Brandon Sanderson sobre isso. O Livro 2 e o Livro 3 têm um arco bastante semelhante… Então foi relativamente fácil unir os dois até certo ponto.“
Cada livro de A Roda do Tempo segue seu próprio ritmo. No entanto, existem algumas semelhanças no ritmo e na história que ocorrem nos segundo e terceiro livros, o que facilita a união dos dois em uma única temporada.
A questão é: esse tipo de ritmo se repetirá nas futuras temporadas? Senão, estamos diante de uma série de 14 temporadas, ou começaremos a ver grandes partes da história sendo cortadas à medida que avançamos? Enfim, só o tempo dirá! Por enquanto, o público está no meio da versão condensada dos Livros 2 e 3, enquanto a segunda temporada corre em direção ao seu épico final.