A tenebrosa abertura de The Walking Dead

Há quatro anos The Walking Dead atrai milhares de fãs no canal AMC, além de ser hoje uma das séries mais assistidas da TV a cabo. Desenvolvida por Frank Darabont e baseada na série de quadrinhos de mesmo nome por Robert Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard, conta a história de um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis, e um grupo liderado por Rick Grimes (Andrew Lincoln) que faz de tudo para sobreviver em meio a este pânico.

Uma de suas grandes características, além claro dos seus nojentos zumbis é sua já marcante abertura. Embalada pelo tema instrumental composto por Bear McCreary, os créditos iniciais da série sempre tiveram como plano de fundo o ar do apocalipse que tanto caracteriza a série.

 

walking
 

Continua após a publicidade

Nas duas primeiras temporadas, a abertura se manteve quase inalterada. O tom azulado é utilizado para mostrar diversos pontos de Atlanta – local onde se passa a maior ação da trama. Os nomes de Andrew Lincoln, John Bernthal e Sarah Wayne Callies aparecem aqui junto com os retratos de seus personagens, dando um destaque para o trio que encabeçou a maioria das histórias nestas respectivas temporadas. De fundo, para os outros nomes creditados, vemos o trailer de Dale, as ruas desertas de Atlanta, o hospital onde Rick acorda na primeira temporada, além do famoso caminho que seu personagem passa no piloto a cavalo.

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=O8W9qr7DB-o[/youtube]

 

Já na terceira temporada, há uma completa mudança na abertura. Apesar de o tema continuar o mesmo, a mudança de cenário dos personagens, leva a abertura a se enquadrar nas histórias contadas a partir daquela temporada. Portanto, locais por onde os personagens passaram ou passarão se tornam plano de fundo para os nomes creditados, em um tom mais cinza e amarronzado. A famosa prisão do governador também é introduzida na abertura, uma das ambientações mais usadas em The Walking Dead nesta temporada.

 

The Walking Dead 3
 

Muitos dizem que na abertura da terceira temporada há várias mensagens subliminares, que entregavam os destinos de alguns personagens como o nome de Sarah Wayne Callies e Laurie Holden perto de uma bala remetendo a morte, o nome de Norman Reedus entre duas flechas que simbolizaria o reencontro com seu irmão, mas claro que há nomes apresentados com imagens aleatórias…

 

The Walking Dead 2

 

Na quarta e atual temporada, a abertura se manteve intacta em relação a terceira, tendo apenas alteração dos nomes creditados.

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bk-kuq_lNzY[/youtube]

 

Há quem goste tanto da abertura, que consegue imaginar outras séries tendo aberturas no mesmo estilo. Uma que se tornou bem famosa, graças a uma matéria do Zap2it foi a abertura de um fã feita para Community. Apesar de as temáticas serem completamente opostas, ficou engraçado de ver a abertura da comédia igual a de The Walking Dead. Vale a pena conferir:

 
[youtube]http://youtu.be/DS-FeabjEyw[/youtube]

 

E você gosta da abertura de The Walking Dead? Tem alguma sugestão de tema para a nossa coluna. Não deixe de comentar.

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, criador de conteúdo, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias e resenha séries semanalmente.

4 comments

Add yours
  1. Avatar
    Camila Savioli 18 junho, 2014 at 20:38 Responder

    Gostei do texto! Acho interessante a gente saber a história que existe por trás das séries, como a abertura, bastidores, etc. Muito legal!

  2. Avatar
    Camila Savioli 18 junho, 2014 at 20:38 Responder

    Gostei do texto! Acho interessante a gente saber a história que existe por trás das séries, como a abertura, bastidores, etc. Muito legal!

Post a new comment